Blogagem coletiva: Dia Mundial sem Tabaco!


O Nando Damázio, proprietário e plenipotenciário do blog: A melhor novela de todos os tempos do último verão, propos a blogagem coletiva: Dia Mundial sem Tabaco!

fumar-mata

Foi hoje.

Não é de hoje que participo de movimentos e campanhas anti-tabagismo. A primeira vez que participei de uma campanha assim, foi no ano de 1989.

Fomos enviados para a grande BH e lá distribuimos para as pessoas panfletos e livros explicativos dos maleficios de se utilizar o tabaco. Li o livro: O fumo no banco dos réus.

Meu pai é fumante. Jà passou por dois Acidente Vascular Cerebral, e no entanto diz que morrerá com o cigarro. Já viveu até hoje fumando, não será por isto que deixará.

Para quem fuma é díficil abandonar. Então, encaro esta blogagem como um meio de auxiliar quem quer que seja a não entrar.

Quando em campanha em BH, encontrei diversas pessoas que desejavam abandonar o uso do tabaco, entretanto diziam-se incapazes de realizar.

Aqui na cidade tenho amigos fumantes. Felizmente, é uma minoria. Na blogosfera, tenho amigos e amigas que também usam. O radialista, já parou de fumar umas vinte vezes. O máximo que conseguiu ficar sem fumar foi dois anos e voltou.

Meu sogro era fumante. E, certa noite, fumou o último cigarro. Amassou a carteira e jogou fora. Há dois anos que não fuma.

Outro dia, chegou na oficina um senhor com uma carteira de cigarro no bolso. Nunca vi uma carteira naquela situação. Velha. Suja. Amassada.

– O que aconteceu com esta carteira de cigarros – Quis saber meu sogro.

– É que eu decidi parar de fumar. Comprei a carteira e disse que não fumaria mais. Ela me acompanha desde então!

– Tem quanto tempo que você parou de fumar?

– Três anos!

O tio de Kátia também parou assim, de um momento para outro. Há quem consiga fazê-lo. Outros não! E não adianta dizer que é falta de vergonha. Que é fraqueza. Que a vida é mais saudável sem o tabaco. Que o tabaco morre!

Não dianta encontrar desculpas para o fato de não conseguir. Também não deve tentar justificar porque se fuma. Muito menos esperar uma ação do governo para aumentar os tributos, dificultar o acesso. 

  • O fumante deve querer parar;
  • O fumante deve procurar seus meios de parar;
  • O fumante deve procurar ajuda se necessário, certamente encontrará.

Eu não fumo, ainda que quando menino, acendia os cigarros para meu pai. Nunca fumei, e nunca tentei fumar depois de jovem e adulto por um trauma de infância. Assim aconteceu:

– Vi meu pai fumando, e fui fazer o meu cigarrão de papel. Coloquei fogo e então aconteceu o inesperado, o fogo veio rápido e queimou-me os dedos.

Esta foi minha experiência como fumante.

Espero que Beth, Tita, Rayol, e outros blogueiros e blogueiras tenham tido conhecimento do dia de hoje, e tenham se esforçado por este dia sem tabaco.

10 comentários em “Blogagem coletiva: Dia Mundial sem Tabaco!

  1. Minha mãe tentou parar mas hoje fuma “escondida”.
    Meu pai fumou três maços por dia até ir pra UTI onde é proibido. Em outubro faz 20 anos que ele faleceu.

  2. Belo depoimento. Ótimo exemplos.
    Minha mãe é fumante, quer parar, mas falta-lhe o principal: a decisão.
    Seu pai parece mais difícil…
    Obrigado por sua participação na Blogagem.
    beijos

  3. Fumante ha quase 20 anos, me sinto muito mal em ainda faze-lo.
    Antes dos 40 eu paro…..

    Eca… que frase horrivel!!!!!

    Quando o folego começa a faltar é porque a auto destruição ja se encontra em estado avançado.

  4. Muito bom o texto, Adão .. Acho que o fundamental para superar o vício é mesmo a força de vontade .. Ajuda médica não é suficiente se a pessoa não se convencer que de quer mesmo parar ..
    Por isso que o ideal é nem começar !!

    Muito obrigado pela sua valiosa contribuição na Campanha, cumprimos a missão !!
    Abração, até logo !!

  5. Vixi passei o dia com dengo, dengosa, preguiçosa e lendo, estudando. Mas fiquei antenada na campanha do Ministério da Saúde.
    Mas, pode deixar por aqui estamos em campanha para pararmos de fumar, no máximo, não fumarmos mais dentro de casa.
    Cigarro faz mal, mata….
    Alcool também mata
    Drogas também matam
    Preconceito mata muito mais…

    Beijos fufocho
    Bom domingo para ti !!!!

Comentar este texto!