O ladrão de livros da Biblioteca Escolar


Nunca sabemos como, quando, porque, e se acontecerá entrelaçamento de histórias e vidas. Não temos influência sobre nossas histórias, vidas e entrelaçamentos. Por exemplo: um cliente chegou à minha casa num certo dia de sábado do ano de 2015 e me chamou ao portão. Abriu a porta malas do carro e me disse:

– Negão! Estou indo jogar estes livros no lixo. Passei aqui para ver se você não gostaria de separar alguns livros, pois sei, que você é chegado a leitura.

Eram muitos! Entre apostilas de cursos de ensino médio, coleções de livros didáticos, e uma porção de livros da literatura nacional, internacional e best sellers. Eu não titubeei. Aceitei todos. Não fiz separações. Não fiz escolhas. Não selecionei. Carreguei todos para o meu cafofo. Muitos dos livros que eu já havia lido, repassei para alguns amigos. Um livro novíssimo, dei de presente para um amigo no dia de seu natalício. E os demais, estou lendo um a um.

No início desta semana peguei o livro “Histórias Extraordinárias. Edgar Allan Poe”. Já o li todo! Este livro tem em sua contracapa um carimbo que o identifica como parte do acervo da biblioteca municipal de uma escola daqui da cidade de Irecê. Eu não havia percebido que havia uma página faltando. Anteontem, dia 09/01/2019, ao voltar à leitura caiu aos meus pés a página. Estava dobrada. Abri. Uma dedicatória escrita a caneta em azul diz:

“Roubado é mais gostoso” assim como é mais gostoso a vida ao seu lado. Lu…. Que este contos de Poe lhe arrepie tanto quanto os momentos em que estou ao seu lado. Mil beijos de quem te ama muito. M.D. 19/01/13 (sic).

Sem querer, descobrir que um velho conhecido e amigo da família roubou um livro numa biblioteca escolar.

Um comentário em “O ladrão de livros da Biblioteca Escolar

  1. Muito bom este conto cronica amigo.
    São tantos livros que tem destino ignorado por ações do tipo e que fazem falta numa biblioteca.
    Seu amigo por certo merece um puxão de orelhas.
    Abraços

Comentar este texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s