Opinitivo e Pessoal

Adão Braga: o meu credo e o credo de cada um!


 

Desde a minha infância que o ‘meu credo’ está sendo escrito. E, também, pelo que me lembro, já escrevi sobre este tema no blog.

É! Eu tenho um credo e o sigo. Quase todos temos um credo e o seguimos.

Um credo é uma lista de coisas que se crê, que se pratica; que se estabelece como regra de bom viver, tal qual os antigos recitavam o credo religioso.

Entre os mais famosos, simples e conhecidos entre nós seja o credo cristão ou apostólico que é formado por frases simples, que tem o exato significado do que se crê. Cada frase representa uma ou mais crença.

Ei-la abaixo:

  • Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra.
  • Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.
  • Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.

No credo acima, percebe-se que cada uma das afirmações começa com o verbo crer no presente do subjuntivo: Eu creio como sendo uma afirmativa.

Ao longo da nossa vida, vamos criando nossa lista de crença, acrescentando itens ao mesmo. Depois de outubro de 2013 muito de meu credo tem sido modificado; no último mês, véspera do aniversário de morte de minha sogra, a regra adicionada ao credo foi:

– Eu não devo mais assistir futebol na televisão da sala;

Devo procurar outros meios ou lugares para assistir o futebol. Esta nova crença nasce da frase que ouvi semanas passadas que foi: “amanhã, você vai querer assistir ao jogo, aí, eu quero ver se vai estar tudo funcionando, eu quero ver? ”

Creio que meus familiares devem ter uma frase no credo deles a meu respeito que deveria ser assim:

– Eu creio que viver, conviver com Adão Braga é complicadíssimo!!

Comentar este texto!

