Opinitivo e Pessoal

O direito à preferência na fila, não é passaporte para a má educação


Tem muita coisa no país Brasil que necessitamos por fim. Algumas, são influências; outras são leis; outras são do senso comum; muitas já fazem parte da cultura de nosso povo. Tem uns direitos, que, para mim, ferem o direito de outros; e alguns direitos, permitem que aproveitadores usem a seu favor. Por exemplo, é o caso dos “direitos especiais” para aqueles que, diz a lei, deve ter preferência especial nas filas, acesso especial, e, cuidado especial.

Nada contra haver leis para beneficiar pessoas em situações tais. Mas, tudo contra os aproveitadores. Tanto quanto reconheço, que, se houve a necessidade de legislar a questão, é por que, pessoas em estados especiais, não gozavam das gentilezas e educação de nós outros, a ponto, de ao reconhecer uma pessoa nestas condições oferecer-lhe o lugar, proporcionar-lhe um alívio; evitar que tenha sua saúde ou condição piorada!

Hoje! De novo, e mais uma vez, no instante em que chega a minha vez de ser atendido na loteria, me chega uma senhora. Logo, que a vi, percebi que tem uma perna menor do que a outra, e, por isto, diz a lei, tem direito à preferência. Nesta loteria, pela segunda vez, tenho atrito com as pessoas por este motivo.

A vez anterior chegou um senhor, e, sem nada dizer, atravessou a minha frente. Protestei! Ele GRITOU que tinha idade para ser atendido como preferencial e que estava dentro dos direitos dele, que não devia nada a ninguém!

Indaguei-o se o direito que lhe fora concedido também lhe permitia ser mal-educado, e, ir tomando a frente sem nada dizer. Sem ao menos dizer “boa tarde! “, “dá licença! “, “Gente vou entrar aqui na frente de vocês”. Ir chegando e entrando na frente das pessoas que estavam a muito tempo a esperar!

Ficou constrangido e nada mais!

 

Hoje a mesma coisa aconteceu com senhora “perna curta! “.

Ela foi chegando e entrou na minha frente. Ela, primeiro deu o “migué” de perguntar: “Aqui paga isto? “. Quis saber do limite para saque. Não demorou 20 segundos chegou um senhor e entregou-lhe papeis a serem pagos; entregou cartões para sacar dinheiro e outra coisa a ser feita.

Era minha vez na fila. Fui para o caixa. A mulher do caixa se recusou me atender!

– Eu tenho que atender a ela que é preferencial!

– Concordo não! Ela chega e vai entrando na frente; sem falar nada; sem pedir licença; sem dizer que tem preferência.

Para mim, ser preferencial não dá direito a ninguém ser mal-educado. E se a loteria não tem um caixa preferencial, que coloque alguém para gerenciar as preferências.

O homem, que para mim, é o que aproveita da condição física daquela senhora, disse a ela para deixar eu passar na frente, que eu, que era mal-educado, e, que não respeitava os direitos dos outros.

– Ela tem a preferencial e o senhor? O que é que tem para entrar na minha frente? – Perguntei a ele! Que ela fique em casa e o senhor venha fazer o que tem que ser feito. E de forma irônica e sarcástica disse mais:

– Ah! Entendi qual é as preferências do senhor! De uma próxima vez, trarei minha esposa grávida ou vou trazer minha vovó que é aleijada!

As pessoas que estavam na fila se dividiram. Parte deles, apesar de não terem a coragem de protestarem, concordaram com a minha reclamação. Outros ficaram contrários e me recriminaram: “ela tem deficiência”.

E eu respondi:

– Ela tem deficiência. Por que ele, que não tem deficiência alguma usa a deficiência dela para entrar na frente de todos nós? Estas espertezas para cima de mim não cola não!

Direitos à preferência e leis existem, mas, devemos nos insurgir contra estes aproveitadores.

Reclamo mesmo!

O direito à preferência, não é passaporte para a má educação, tão pouco, nos entorpece a ponto de não reclamarmos destes aproveitadores das deficiências e preferências que a lei concede a quem de direito.

Comentar este texto!

