Opinitivo e Pessoal

Reações diante da morte


Muitas pessoas dizem que já estiveram frente a frente com a morte; outras dizem “escapei da morte” por um milagre! Alguns dizem que vi a morte de perto. Etc e tal! Fato é, que, invariavelmente, todos que estamos vivos, em algum momento, por alguns instantes, talvez vivenciaremos algo parecido com o que outras pessoas já passaram e estão ai, vivas contando a história.

Semana passada, vi minha esposa em situação adversa. Uma reação alérgica. Por alguns minutos orei e rezei para que ela não morresse.

Uma pessoa perto, disse que eu era muito tranquilo; outra pessoa disse: “os homens são assim mesmo, frios”; e, um jovem até duvidou do amor entre nós: “é falta de amor”.

A realidade em mim, é que, não posso contribuir com o agravamento da situação. Qual a valia de um esposo ou esposa em que nestes instantes, em que acompanha o cônjuge, entra em desespero e até atrapalha a equipe médica e de enfermagem?

Estou ali para estar junto dela e ajudar; fazer coisas que ela tem maior liberdade e familiaridade, como por exemplo dizer: “Pega água para mim”; “me leva no sanitário”; ou dizer coisa mais pessoais e intimas como já aconteceu!

Diante de um quadro, momentos, em que se percebe estar diante da morte, ajuda muito, quem pouco atrapalha!

Um comentário em “Reações diante da morte

  1. Perfeita Adão a sua reflexão e analise destes momentos.
    Quando tudo parece ruir, é preciso que alguém esteja calmo para providenciar as escoras.
    O desespero em nada coopera com quem está numa delicada posição. Isto me faz lembrar aquela historia do homem que foge de um leão e cai numa ribanceira e se agarra a um galho e vê uns morangos maduros, na iminência do leão o agarrar ou cair no precipício e fatalmente morrer, ele prefere saborear os morangos aos olhos do leão. Não sei o final da historia.
    Um abração e boa semana onde haja paz na família e na vida.

Comentar este texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s