Opinitivo e Pessoal

Você sofreu lavagem cerebral da maioria nas redes sociais? Será que não?


  • Quando se lê.
  • Quando se ouve.
  • Quando se diz.

Quando se sabe que “há lavagem cerebral”, por óbvio que pensamos: “Eu não! “; “Eu não sofri nenhum tipo de lavagem cerebral”. “Eu sou livre destas tramoias e sou imune às tentativas de manipulação”.

Assim, nesta tônica, a coisa é mais perigosa, densa, ampla e disseminada do que pensamos. Pois, a pessoa sofreu lavagem cerebral, mas, pensa que não!

O que, por outro lado, é o grande objetivo do projeto. Fazer, e não deixar vestígios. Afinal, qual seria a vantagem de fazer algo assim, e deixar claro e evidente que foi feito, e a pessoa que sofreu, ter a certeza de que passou pelo processo?

Discordar do pensamento vigente. Ter opinião discordante. Pensar e agir de forma diferente do que é “permitido e aceitável” é visto como falta de humildade; é “ter ódio no coração”. Conforme o comentário de Maria Luíza*. Que suponho ser um pseudônimo de alguém que “pensa ser meu amigo ou amiga”, mas, que não tem coragem suficiente de atrelar sua opinião à pessoa que é.

Isto para mim é covardia. Como é que se pensa que é minha amiga; como é que pensa viver em uma sociedade democrática; como é que pensa que é livre sendo que se oculta em pseudônimos e se nega a discordar de pessoa que diz ser amiga de forma aberta, clara, honesta, direta?

Vivo em uma sociedade imiscuída em redes sociais, em que, criticar a opinião, seja de amigos, familiares, e de conhecido; seja de conteúdo política, religiosa, de conhecimento pragmático, do senso comum, futebolística, esportiva é um desrespeito; é uma deselegância discordar, contestar, revidar, fala contra. Se assim acontecer é procurar atrito, é ser descortês, é ser e estar infeliz, é ter ódio no coração, como me comentou Maria Luíza, Susucoster, Ricardo e outros nomes, que, suponho, serem nomes fictícios.

Meus amigos têm carta branca para se aproximar, criticar, xingar, reclamar, contestar. E mais! Penso, que se um homem, na minha idade não tiver amigos para corrigir os defeitos, erros e equívocos, devo ao menos ter a sensatez de levar em consideração o que inimigos e adversários tem a dizer a meu respeito.

Na sociedade pós Facebook, não se pode discordar da opinião “dos amigos”. No máximo se pode inquirir em tom de incredulidade: “O que é fulano? “; “O que é que está acontecendo com você? “; “Eu sei que você não é assim! “. Ou no máximo em tom jocoso: “Surtou, foi? Isto passa”.

Ou seja, sempre tem havido a lavagem cerebral para que pensemos e ajamos de forma semelhante; temos que estar felizes; amar a todos e a tudo; observar o pô do sol; viver em harmonia com a natureza, ser amante do belo, sofisticado, comer de acordo com as regras da alimentação saudável; ser responsável para não ter o colesterol ruim, os triglicerídeos dos infernos; ter uma vida saudável e correr atrás da felicidade, do amor, da paixão, do que é belo …, etc!

CASO CONTRÁRIO, temos, ou, talvez, tenho eu, algum tipo de problema com o resto de todos que assim pensa ser o normal, e o comportamento aceitável. Isto é lavagem cerebral, ou, no mínimo desrespeito. Quiçá, desconhecimento dos princípios básicos do como viver em sociedades democráticas.

Quanto a mim, bem! Discordar é um bem que a democracia me concede! Você não concorda com minhas ideias? Isto é uma conquista da democracia oxente! E que, infelizmente muitas mentes, até com certos conhecimentos, no entanto, não educadas para esta realidade, não conseguem compreender, entender e respeitar! O que não deixa de ser trágico, mas, como democrático, respeito e aceito, bem como contesto tais comportamento.

* algumas ideias do texto, tem como base, comentários no texto anterior: Em conflito com os amigos do Facebook. De novo!

Comentar este texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s