Opinitivo e Pessoal

Porque eu não consigo ajuntar dinheiro?


Eu juro: já tentei mais de uma meia dúzia de vezes. Eu já fiz conta poupança. Eu já escondi dinheiro em livros e outros lugares. Eu já segui os conselhos de livros, como por exemplo: “O homem mais rico da babilônia”; já tentei segui os conselhos de programas de renda, receitas, despesas e organização financeira… tenho alguns clientes; tenho uma, duas, ou até três atividades que me permite obter renda por meios dos serviços prestados… no entanto, sou um duro; sou mais um, entre os “90” da população mundial sem dinheiro.

Esta semana um amigo, o Santana, olhando a planilha de Caixa diário, semanal e mensal, comentou:

– Caramba! Você tem renda maior do que eu, e minha esposa juntos.

Ele é funcionário público. Ela é professora em escolas particulares aqui da cidade. No entanto, ainda que isto seja a verdade, eu não tenho nem 10 reais guardado. Já fiz esforços diversos para economizar, guardar o dinheiro, “esconder” da esposa e dos filhos, porém, chega um determinado evento, um determinado item, uma coisa acontece que tenho que lançar mão dos recursos e gastá-lo.

– Ah! Mas, ai é fraqueza sua! – Me disse um amigo.

Mas, como é, que, eu como pai, tenho um filho sofrendo dores, com dinheiro guardado, preferiria a manter a grana guardada e não mitigar a dor e o sofrimento de meu filho? – Eu não consigo!

Uma outra vez, tinha cerca de meio salário mínimo guardado! Fiz uns serviços durante o mês, e, fui separando em partes. Um terço para a família; um terço para a manutenção da atividade econômica; um terço para a poupança. Ajuntei este dinheiro. Passado, alguns dias, minha esposa teve a necessidade de ir para o ortopedista; No final, gastei o que tinha guardado, e ainda, tive que pegar empréstimo para pagar o excedente.

A moral, ainda que torta, é que, por mais pessimista que seja, é isto: não consigo guardar e manter dinheiro guardado, e, ou: todas as vezes que consigo ajuntar um pouco, algo acontece, para que eu gaste tudo que ajuntei. Na visão positivista: Ah! Isto foi a providência divina em te preparar para eventos funestos.

3 comentários em “Porque eu não consigo ajuntar dinheiro?

  1. Interessante e serve como reflexão amigo.
    Ajuntar é mesmo complicado, mas quando se ajunta e vem uma destas coisas não programadas este ajuntamento quebra um galho e um arvore toda, que nos perdoe os ecologistas.

    Muito boa.

Comentar este texto!

