Opinitivo e Pessoal

O que complica o convívio, não são os atributos físicos, e sim, as particularidades da personalidade


Você, jovem, que pretende casar em breve, saiba de uma coisa! – Disse o conselheiro especializado em casamento e família – Você quer escolher bem sua esposa, observe a mãe de sua pretendente. Do jeito que ela é, do jeito que ela for, assim será a filha.

Eu ouvir este conselho algumas vezes na década de oitenta. Parecia uma instrução comum, padrão e obrigatório para todos os conselheiros pré-matrimoniais daquela época e de todas as épocas e eras. Haviam algumas estórias que sempre acompanhavam este conselho, como por exemplo, observar como a mãe fazia o alimento, como cuidava da casa, como lavava a roupa, como administrava os conflitos, e coisas assim correlatas e afins.

Os jovens, parece-me, e, é constatável sempre tem uma maneira diferente de entender, encarar, compreender a vida. Muitos amigos, colega, conhecidos, entendiam estes conselhos com o viés físicos e de aparência.

– Olha ai, Valzão! Se a mãe dela é gordona e desengonçada, ela também será!

– Braguinha, olha bem quem você tá escolhendo, a mãe dela é doida varrida!

– Nego Fil, veja bem a tua escolha! A mãe dela é esquentada e desaforada! Você vai querer isto para tua vida.

Lembro-me do que comentávamos após algumas palestras ministradas naquela década em que, jovens, famílias e sociedade queriam ser, e eram conservadoras, sem termos a vergonhas de sermos o que erámos! Era uma época em que todos tínhamos e mantinham princípios, valores e meios de vida sem ter alguma vergonha de assumir as posições e revelar desejos comuns da existência humana.

Eu sempre digo a amigos e conhecidos: eu estudei e me preparei para casar, ter esposa, filhos e famílias, no entanto, nunca me sentir preparado para o que me acontece no dia a dia.

Minha sogra morreu no dia 08 e 09 de outubro de 2013, já relatei os problemas da morte dela aqui: Minha sogra me causa mais morta, do que quando viva! Minha sogra é um fantasma que, os vivos, insistem em manter próximo para viverem controlados por seu espírito controlador, preconceituoso, discriminador e ditador. Essa face de minha sogra é perceptível em suas filhas. E a caçula, com a qual vivo não é diferente. Quer ter um dia angustiante? Desagrade-a logo cedo. Quer uma noite tumultuada? Desagrade-a ao entardecer.

É fato, que, os conselhos daquela época, talvez, estavam implícitos, mas não claro, que nós deveríamos fazer análise psicológica e psiquiátrica das mães de nossas pretendentes. Minha esposa não é gorda! Minha esposa não tem estrias nas pernas, coxas, bunda e barriga; minha esposa não tem celulite; minha esposa não tem os peitos caídos; fisicamente, ela não tem do que reclamar. Porém, todos e quaisquer problemas da personalidade da mãe a acompanha. Desde os mais complexo e intrigado problemas dos muitos e diversos problemas da personalidade. Ah! Isto ela herdou!

É complicado, complexo, e as vezes chato, ter que lidar com certas picuinhas e peculiaridades dos transtornos da personalidade. Mas, tenho que honrar a palavra empenhada. Prometo amar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença…

E, a semelhança de meus amigos, quando eu ouvia os conselheiros matrimoniais, eu sempre olhava a mãe, e pensava, se ela, uma senhora, uma mulher com esta idade, ainda tem a aparência de gostosona, simpática, bonita, atraente… bem a filha também será. De fato ainda é, mas, o que complica o convívio, não são os atributos físicos, e sim, as particularidades da personalidade.

Um comentário em “O que complica o convívio, não são os atributos físicos, e sim, as particularidades da personalidade

Comentar este texto!

