Opinitivo e Pessoal

9ª Edição do BookCrossing Blogueiro


Faz muito tempo que rola na internet o projeto BookCrossing. A ideia é simples: pegue os livros que você já leu, que já não vai mais reler, e deixe-o em algum lugar para ser resgatado por alguém que o lerá. Deixe um bilhete ou carta explicando o projeto. Abaixo tem as explicações.


O que é que eu faço?

Não sei se o que faço se encaixa no projeto, mas, é o que faço sempre! Distribuo os livros que tenho para quem gosta de ler, e quer ler. Este ano, já foram liberados mais de oito livros e quando me perguntam quando é que deverão devolver, eu explico, que os livros devem ser passados adiante para outras pessoas. Sem retorno.

Uma moça que trabalha numa empresa de empréstimos consignados me pediu livros: Adão, você tem mais livros que possa me dar. Aqueles três que você me deu, eu já li, e já passei para minhas amigas. Quero mais. Entreguei-lhe mais dois. Estes últimos foram: Inteligência Emocional e o Mestre dos Mestres de Augusto Cury.

Uma outra que trabalha na empresa de Internet e Comunicação me quis comprar Livros de concursos públicos. Dei-lhe um livro: Solução: Concurso da Caixa Econômica. E o preço solicitado foi a mesma proposta. Passe adiante um livro que você já leu e que esteja em sua estante. Se este estiver te servindo para os estudos, pegue outro livro que você tenha e passe para outra pessoa. É o que peço. Na semana seguinte ela me informou: Já doei o livro que você pediu para eu doar. Doeu, viu? Dar um livro meu assim dói. Mas, combinado é combinado!

Normalmente se espantam com a proposta de receber um livro, e passar um livro adiante. É assim que tenho praticado o BookCrossing Blogueiro. E não tenho adotado a prática de deixar em praças, jardins, por alguns motivos particulares em especial, a desconfiança de que o livro possa ser encontrado por alguém, que ao invés de lê-lo, ignore ou destrua. Ainda não sou tão desapegado ao ponto de deixá-los e não saber o seu destino certo.

Explicando o que é o BookCrossing Blogueiro:

  • Para participar do BookCrossing Blogueiro basta ter um livro que queira libertar. 
  • Escrever uma dedicatória ou bilhete, avisando que o livro não está perdido e convidando quem o encontrou a ler e depois libertá-lo novamente. 
  • Escolher um lugar público e protegido para libertá-lo.
  • Você pode fazer uma postagem em seu blogue contando qual livro libertou e, se quiser aprofundar na participação, faça uma resenha ou conte o que achou do livro – Muitos participantes gostam de fotografar o momento da libertação, mas você pode fazê-lo ou não. Fica ao seu critério.
  • Quem não tiver blogue poderá participar através das redes sociais, publicando na página do evento ou em sua própria página.

Página do evento da 9ª Edição do BookCrossing Blogueiro no Facebook.

  • Você pode usar as imagens dessa postagem e também de outras postagens da label “BookCrossing Blogueiro“, assim como os banners que disponibilizo em “Banners BookCrossing Blogueiro“. 
  • Fique à vontade para confeccionar o seu próprio banner, se os que disponibilizo não lhe agrade. 
  • Não se esqueça, o BookCrossing Blogueiro é um evento público e você pode convidar quem você quiser – eu sou apenas uma organizadora. Me ajude a divulgar o movimento chamando seus amigos blogueiros, leitores do blogue ou das redes sociais. 
  • Se não entendeu como participar mesmo clicando na label “BookCrossing Blogueiro”, pode fazer perguntas no sistema de comentários. 

Estou muito feliz em ainda poder organizar o BookCrossing Blogueiro, um evento que não tinha a pretensão de passar da 1ª Edição. O sucesso é de todos vocês que participam!

Na ocasião da 9ª Edição do BookCrossing Blogueiro; – do dia 08 a 16 de Novembro – estarei listando os participantes em uma postagem. Até!! Junto ao BookCrossing Blogueiro, também acontece o BookCrossing Blogueiro Kids, já em sua 3ª edição organizado pela Trícia Ferreira.
Página do evento do III Booking Crossing Blogueiro KIDS no Facebook

Um comentário em “9ª Edição do BookCrossing Blogueiro

Comentar este texto!

