Opinitivo e Pessoal

Eu sei diferenciar “não posso”, de, “não quero”


Lá pelo final da década de oitenta me ocorreu um fato interessante. Uma colega me abordou quando passava pelo corredor da escola e me pediu para escrever numa folha tamanho A4 palavras explicativas para impedir as pessoas de entrarem em determinada sala. Eu perguntei sobre os motivos, os quês e os porquês da proibição. Tudo compreendido, expliquei-lhe que não era preciso escrever muito, nem muitas explicações.

No entanto, ela queria que numa única folha, estivesse escrito a explicação da proibição. Depois de alguns minutos conversando, tentando fazer com que ela entendesse da “não necessidade” da explicação, chegou a diretora da escola. Deu boa tarde, entrou, sentou-se e ouviu mais de uma vez a recusa dela em aceitar minhas sugestões com argumentação do tipo: “Quero algo mais bonito”; “Não! Tá muito longo”; “Assim as pessoas não vão entender!”, etc. A diretora então, perguntou qual era o problema. Foi-lhe explicado. Ela pegou um pincel azul, pegou uma folha e escreveu:

Proibido entrar!

Às vezes, é só isto mesmo! Não tem a necessidade de listar “ene” motivos para algo simples. O que ela buscava era uma maneira de não ser tão direta, e de, deixar claro os motivos da proibição. Não é necessário dá tantas explicações para muitas coisas e para certas circunstâncias. Aqui em casa, sou taxado de grosso por esta natureza. Hoje, por exemplo, pedi um amigo para trocar um cheque; ele disse: “não posso!”. Eu agradeci e sair da sala. Ele me chamou e quis explicar os motivos por que não podia trocar o cheque. Eu disse-lhe: “preocupa não! Eu sei diferenciar “não posso”, de, “não quero”

Um comentário em “Eu sei diferenciar “não posso”, de, “não quero”

  1. É preciso saber o sim ao sim e o não ao não e pronto!
    As vezes o explicar é que complica e dá espaço para especulações, isto me lembra uma criança nos seus exaustivos por quês.

Comentar este texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s