Opinitivo e Pessoal

As mulheres, as cores, os cheiros, o ambiente e a família: tudo a ver!


Minha esposa chegou ontem da capital. Depois de quatro anos voltou para passar uns dias com a senhora Neuza. Esta senhora foi a mesma que, por outros tantos anos, acolheu Kátia e Kaio enquanto Kaio estava em tratamento do Linfoma.

Fazia tempo que lá não ia, e muito tempo sem ver esta senhora. Recebeu o convite para passar uns dias lá, e foi para passar os dias de carnaval. Não que tivesse ido para a festa, mas, para passar estes dias com ela.

Foi nestes dias que as coisas desta casa passaram a ficarem complicada. A começar pelas cores. Como tem coisa colorida nesta casa, e como cada cor tem um significado e um apontamento.

Tive que lavar umas roupas neste período de folga da dona da casa. A regra para lavar roupas? Separar as peças por cores. E tem mais, tem a sequência correta de lavar as roupas. Primeiro as brancas, depois, as cores mais claras e por último as cores fortes.

Os produtos de limpeza, todos, ou a maioria também podem ser identificados por suas respectivas cores. E, quando ela me ligou para saber como é que estávamos, ela queria também saber como é que estava a casa. Se estávamos cuidando bem do lugar que ela havia deixado limpo e cheiroso. E, desde já, já misturado com a saudade, havia a preocupação com o ambiente, e como é que estaria quando ela retornasse. Aproveitei e perguntei

– Como é que usa aqueles produtos amarelos, verde, azul e vermelho debaixo da pia? Como é que eles funcionam? É só despejar e esperar a ação? Tenho que esperar algum tempo para surtir efeito?

Recebi as devidas orientações para estes produtos.

No banheiro, há os produtos de higiene pessoal. Os shampoos tem cores iguais com os condicionadores. Pois, segundo ela, formam um par, um casal, e, ambos em união é que beneficia o cabelo e couro cabeludo.

Na cozinha há os produtos coloridos para que a comida seja colorido. Há molhos para macarrão, arroz, feijão, legumes, hortaliças, cereais. E, há molhos brancos, vermelhos, esverdeados, amarelados… e cada cor um sabor diferentes.

O que se descobre numa casa depois que a dona do pedaço se ausenta, é que, ela tem que saber todas as cores, e, saber muito mais do que saber as cores. Cada mulher é uma química. Cada mulher é uma especialista em sabores. Cada mulher é uma expert em saber relações de sabores, cheiros com suas respectivas cores, e além, as cores, os cheiros, os sabores, tem relação com eventos, com épocas, situações, e até, coisas especificas de cada membro da família: a cor que mais combina com o marido, a cor que fica mais vibrante com o filho, qual é a cor do produto a ser usado na camisa branca, na calça jeans, no sapato de couro.

Foi muito longo os treze dias que ela passou longe deste lugar. Chegou na quinta-feira. Hoje é o fim do domingo, e ainda não conseguiu deixar o lugar como antes: cheiroso e com tudo no lugar.

 

3 comentários em “As mulheres, as cores, os cheiros, o ambiente e a família: tudo a ver!

  1. Muito bem, Adão! Esqueceu de dizer como se saiu😀 Acho que toda mulher deveria se ausentar de casa para que aquilo que ela faz todo dia, seja “visto” e sentido como dá trabalho manter. Muitas vezes encontramos as tarefas prontas e esquecemos que por detrás existiu tempo, dedicação para dar conforto à família.
    Quanto as cores, vou reparar! Tenho uma queda para o branco😉
    Beijus,

    1. Entreguei a casa não pronta, afinal, e senão, não teria o que fazer durante os dias, não é! Senão, perde a vontade.

      Na média, ajudo muito. Lavo pratos, varro casa e quintal, tiro roupa do varal, faço compras, ajudo no controle do ambiente.

Comentar este texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s