Sem categoria

As cores do mês de novembro!


A coisa vai ficar complicada daqui a alguns dias. A moda de pintar os meses pegou. Não sei de quem foi a ideia, mas, sei que agora temos cores para os meses em campanhas diversos.

Este mês, que em poucas horas acabará, o de novembro, é Azul para chamar a atenção para o Câncer de Próstata. O novembro é azul por que o mês de outubro foi Rosa. O mês de novembro também é azul para a campanha da informação e conscientização sobre o diabéte. Faz dois anos que a "herança diabética de mamãe" chegou! E como descobri que tinha diabetes é que é interessante. 

A imagem abaixo representa dois períodos distinto em menos de 45 dias. Na imagem à esquerda eu pesava 79 quilos. Na imagem à direita eu já havia emagrecido 6.8 quilos. Estava com 72.2 quilos.

Eu estranhei ter emagrecido tanto sem ter feito nenhum regime. E observei também mais, veja a lista comum a outros diabéticos:

Sede: eu continuo a beber mais de dois litros d’água durante o dia; Mijar muito é também característica, afinal, tanta água que se bebe, não se evapora em exposição ao sol. Os rins trabalham em demasia, e assim, temos que observar o mesmo.

Dores e formigamento nas pernas e visão embaçada. Essa foi percebida. Eu pensei que era coisa da idade, comecei a baixar a resolução do monitor, e finalmente, usava a Lupa do Windows e por fim tive que usar óculos.

Entre tantos sintomas, estes foram suficientes para eu desconfiar, e, quando pesquisei na Internet, encontrei o diagnóstico.

Quando fiz o primeiro exame apresentou 304. O segundo exame, já fazendo regime e tomando outros cuidados: 179 e o terceiro exame: 89. A médica elogiou e fez exigências tais como: cuidar dos pés e dos dentes. Passou regime e exigiu mudanças radicais. Desde então tenho vivido assim.

Não fui o primeiro diabético. Não serei o último. E não sou um coitado, mas, reconheço que tenho "necessidades especiais". A endocrinologista para me alertar dos perigos da diabete, disse-me:

“os homens são mais teimosos a seguir tratamentos. Mas saiba você que, a diabetes é cruel nos homens em dois pontos sensiveis: você pode ficar cego, e também, ficar impotente”. 

Um amigo diabetico me alentou dizendo: “calma, quando embaça a visão, é raro vir a impotência!”

Não posso ficar muito tempo sem comer. Não posso comer tudo que existe. Não posso beber tudo que existe, e nem tenho vontade de beber e comer tudo isto.  Este é o novembro azul que me pertence. O novembro azul referente à próstata começa ano que vem.

O ponto negativo é o Novembro Negro que é a Campanha anti-racista do Governo da Bahia. Só merece estas linhas e em NEGRITO, que certamente, alguém, algum dia irá dizer que usar CTRL+N para negritar, é expressão da industria racista de software.

Minha amiga Sarah Rubia (eu, meu filho e a diabetes)  enviou uma linda blusa para minha esposa Kátia. Linda a cor e com a frase: Eu visto Azul por alguém que s2. Kátia irá usar no sábado na comemoração do 17º aniversário de Kaio nosso filho primogênito. 

Um comentário em “As cores do mês de novembro!

  1. Espero que ela tenha gostado, assim que as camisas chegaram pensei logo na Katia, pois tenho certeza, que ela vestiu a cor azul desde o primeiro momento!!!

    Os homens tem uma preocupação além… mas diante do que ja escrevi sobre o assunto tenho certeza que não tem com que se preocupar!!!

    Os anos estão se tornando verdadeiros arco iris, hahahahaha

    Beijos!

Comentar este texto!

