Sem categoria

Lembranças de Dona Maria


As vezes, nem sempre me lembro os motivos, fico a devanear por memórias de minha infância. Agora a pouco, enquanto minha esposa ouvia Roberto Carlos, e a música Lady Laura tocava, minha máquina do tempo me levou ao passado e recordei de uma noite em que chorei copiosamente por minha mãe.

Quando criança muitas vezes fui com meu pai fazer pesca. Era pesca noturna e eu acompanhava meu pai por vários motivos, entre eles, carregar a sacola para o peixe, mergulhar para desengastaiar e o motivo superior: eu não o direito de NÃO IR com meu pai. Ele dizer algo a ser feito, criava-se uma obrigação de se fazer por quem ele indicava.

Pois bem! Numa destas noites, meu pai me deixou no lajedo, pois, a parte de cima do Ribeirão das Pedras estava muito acima da margem e eu não conseguiria acompanhá-lo. E, naquela noite de céu limpo e estrelado, me chegou aos pensamentos, o dia em que eu morreria, e isto, segundo minhas ideias, seria muito mais dolorido para minha mãe, do que, se eu, o filho chorasse pela morte de minha mãe.

Então naquela noite eu chorei, e rezei pedindo que não se permitisse a minha mãe chorar minha morte. Eu gritei alto e chorei alto o suficiente para que certos homens que passavam acolá, viessem a meu encontro. Roderam-me. Queriam saber o que havia acontecido. Perguntaram se eu estava com medo. Se eu estava perdido. Se era covardia. Mas, eu demonstrei ter coragem e determinação. Quis desfazer toda aquele mal entendido.

O motivo foi este. E, hoje me peguei pensando em quantas vezes Dona Maria me consolou. Quantas vezes fiz Dona Maria chorar. Quantas vezes vi Dona Maria chorar sua sorte. Quantas vezes vi Dona Maria ficar com fome para que os filhos da outra não ficassem famitos.

E todos estes pensamentos enquanto Roberto Carlos cantava Lady Laura. As lembranças continuam ali em seu canto, e num canto qualquer, elas se afloram.

Um comentário em “Lembranças de Dona Maria

Comentar este texto!

