Ações da alma Humana · Comportamento de homens · Comportamento Social · Opinitivo e Pessoal · Vidas

Para eles, formatar o computador é mais dolorido do que apanhar.


Ano passado, uma vez mais, meu pai se disse vingado pelos netos em relação ao que lhe fiz quando na mesma idade. Tudo dentro da gozação que meu pai faz de mim. Na visita ele quis saber como estava a criação dos netos:

– Como é que você está criando meus netos? Tá cuidando bem deles?

E eu o respondi:

– Dentro do que posso estou trabalhando para eles serem homens sérios, honestos e íntegros, no entanto, eles dão muito trabalho, argumentam muito, divergem, tem ideia novas a todo momento, não aceita as regras facilmente. … por ai

Meu pai deu uma super gargalhada e disse: Bem feito! Isto é pra você saber o quanto de trabalho você deu pra mim e pra sua mãe.

Meu pai se sentiu “vingado” pelos netos. A justa paga! Ou seja, é o tal: aqui se faz, aqui se paga!

E não é só isto! Hoje tive que ir à escola conversar com a supervisora pedagógica, pois, o caçula, ainda que tenha tirado ótimas notas, tem sido destaque na turma, foi classificado como o segundo melhor aluno nas olímpiadas do conhecimento, recebi uma lista de atividades ilegais. Desde está no meio de outros meninos que a escola vê com reservas quanto ao comportamento e atitudes, passando por ter chegado à sala de aula sem ter feito as tarefas, e por fim, ter insultado um professor.

A gota d´água! Tive que aplicar sanções extremas ao rebelde sem causa. A regra aqui em casa é séria. Eles sabem, que se a diplomacia e o diálogo não levar os países a um acordo, certamente, o mais poderoso, o mais potente, declara guerra e usa a força. Aqui eu repito sempre a frase: se dialogo e diplomacia resolvesse tudo, não havia guerras! Eles já sabem o que isto significa.

Pois bem! Tive que, pela primeira reclamação da escola, tomar a decisão de formatar o computador  e apagar tudo que ele tem. Evidente que os documentos da escola será preservados, mas, os jogos, as músicas, os vídeos, as séries baixadas… tudo será excluído.

Mas, me bateu uma pena de fazer isto! E eu comentava com minha esposa isto, quando ouvi lá do quarto do mais velho:

– É! no meu tempo, não tinha este negócio de pena não!

Eu poderia dormir sem esta na cara! Segundo especialistas, somos assim. Os primeiros filhos, dizem eles, passam por uma educação mais rígida, mais severa, e os caçulas, por uma educação mais branda, menos exigentes.

Tenho que seguir a regra: o pau que dá em chico, também dá em Francisco. Logo mais o PC será formatado. Quando avisei que a penalidade seria a formatação e a exclusão de tudo, ele chorou, e prometeu evitar as faltas e corrigir o comportamento faltoso.

Nós pais, temos que está sempre atualizados. Aqui em casa formatar o PC é mais dolorido do que apanhar. Não existe castigo mais doído para eles, do que ter que refazer tudo, ajuntar todas as músicas, todos os vídeos, jogar e salvar todos os games.

E, meus filhos sabem, que castigo é castigo, e terem que pagar por seus erros, é inevitável!  Precisam saber que a vida tem suas regras sociais, e devemos seguir, obedecer, estar incluídos. Me dói vê-lós tristes. Mas, não tenho como evitar, senão, crescem sem respeito, inconsequentes, irresponsáveis. E, ai, será pior vê-lós respondendo processos, sendo foragidos da justiça. Isto é pior! Além de vidas estragadas, será um atestado para nós, os pais!

Anúncios

Comentar este texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s