Sem categoria

Aqui eu sou o rei e o primeiro vassalo.


Esta semana em conversa com uma amiga, ela estranhou a frase que lhe disse:

– A diferença entre eu e muitos outros homens, é que, eu me programei para casar, e viver em família.

Não que seja fácil manter a decisão! Eu me esforço para viver na linha tênue do relacionamento, da racionalidade, e a constante e insistente, e tenaz decisão de não sucumbir às querelas, as questiúnculas do dia a dia, fofocas, os rancores, as mágoas.

Isto mesmo! Tudo isto existe nos melhores relacionamentos. Eu me programei para suportar e encontrar meios de superar tais obstáculos no relacionamento. Eu sempre digo, que o que eu sinto, eu sei e me garanto. Mas, não posso dar garantia pelos sentimentos, e pelas decisões racionais alheias; nem de minha esposa, nem de meus filhos, nem de cunhados, sogra e sogro. Isto também conta.

Neste tempo de relacionamento, casamento, contrato, convivência muitas coisas já não são como no inicio, e não tem como permancer inalterado. Mas, mesmo sofrendo mudanças, penso que existe sempre algo a nos unir, sempre há o que nos aglutinar. O amor que nasceu em mim por ela, ainda é o mesmo, mas, ela já não é a mesma menina, ela já não tem a juventude, não tem a mesma tesão, o mesmo corpo […] e esta pessoa que comigo convive, ainda que seja outra mais velha, mais cheia de regras, mantém a essência daquela pessoa que despertou em mim: desejo, amor, carinho, erotismo … e que eu pensei: eu consigo viver com ela;

Não é fácil. As TPMs com os anos pioram. Os periodos de enfezamentos, (prisão de ventre) e muitas mulheres tem humores alterados com este problema que afetam milhões, é outro período de TPM, e que, muitas vezes é simplemente ignorado. Eu tenho suportado cada um destes eventos com a serenidade, que cada um deles me exigem.

Não sou santo! Nem sou 100% zen. E tenho meu lado mau, ruim, péssimo, estranho e humano. Eu também explodo em coléras, iras, revoltas, cobranças, exigências, e algo herdado de meu velho pai: se é para ser ruim, eu sou muito bom nisto. Se é para demonstrar antipatia, eu tive um bom mestre; se é para pirraçar, eu mato na unha; se é para ignorar, eu sei ser frio ao ponto de ser estranho, esquisito.

Nossa última última rusga foi por causa de um mouse. Disseram que eu havia perdido o mouse. Faz algum tempo que mudei de atitude quanto a alguns aspectos. Se antes eu defendia minhas posição de inocência e de certeza, agora, prefiro esperar o momento certo de exibir minha inocência. E o faço como um integrante de um circo: com espetáculo e show. Hoje fui à forra com todas as acusações, por exemplo: só você que tem a mania de esquecer as coisas e não saber onde!

E por que mudei? Porque esqueci as chaves daqui de casa em algum lugar este ano e não sei onde; as vezes disse ter deixado algo em cima da mesa, e havia deixado em outro lugar;  Por isto, mudei de atitude. Eles tem razão nalguns aspectos, mas, não em todos. Não é por isto, que, quer dizer que tudo fora do lugar, tudo esquecido fui eu quem o fez.

Viver em família é gostoso, e aqui em casa, minha família vive assim: com amor, rusgas, confraternizações, algumas intrigas, algumas astúcias, união, amor, desentimento, alegria, tristeza, conselho, apoio, criticas, exigências, atenção, olhares atravessados,… etc; mas estamos sempre juntos. Estamos sempre buscando meios de resolver nossas querelas, e participar de nossas muvucas.

Orando sempre para ter as urucubacas longes, os maus agouros. Lutando contra doenças, tristezas, agonias, sofrimentos, dores. Eu amo viver e estar nesta minha família. Pois é aqui que eu me sinto o rei, e também sou o primeiro vassalo.

2 comentários em “Aqui eu sou o rei e o primeiro vassalo.

  1. Adão, por acaso entrei no seu blog e gostei dos textos que você postou. “Deus, não me mande um recado, vem conversar comigo” foi do tipo “há coisas que precisam ser ditas”. E você disse. Parabéns.

Comentar este texto!

