Sem categoria

Estou com DEPRESSÃO. Depressão virtual.


Há autores, doutores, e especialistas diversos nas áreas de psicologia, psiquiatria e assemelhados que insistem em dizer que nosso mundo está muito doente. E a doença que afeta a maioria de todos nós é a depressão. O outro doutor especialista foi categórico em afirmar que Depressão não tem um item apenas, transtorno depressivos tem relação com um conjunto. Não é só um elemento o causador, o desencadeador. Pode haver, pode ser que um apenas seja o gatilho, não o elemento central.

E o que é depressão? É uma doença que se caracteriza por afetar nossos humores, deixando-nos em um estado anormal de tristeza, pensamentos negativos, e em vários humanos acompanhados de sintomas físicos tais como enjoo, náuseas e dores. A depressão pode estar relacionado a perda de energia, perda de energia, falta de concentração, e sentimento de pesar ou fracasso.

Imagem 006

Fazendo uma analise de minha pessoa, eu mesmo, me consultando, examinando-me a mim mesmo, me auto diagnostiquei com DEPRESSÃO VIRTUAL. E estou assim com estes sintomas em relação aos blogs que tenho, as redes sociais, aos e-mail, ao conteúdo da web em geral está me deixando assim neste estado depressivo.

Semana passada excluir minha conta do Facebook. Excluir outras contas espalhadas pela internet. Cancelei também feeds de muitos blogs que não mais me interessam, sites de noticias, pessoas no twitter, newsletters… eu fiz uma faxina geral nas minhas listas. Não tenho uma explicação a não ser esta: estou com depressão. No entanto, é somente depressão virtual.

Minha vida aqui em Irecê continua normal. Continuo trabalhando. Continuo estudando. Continuo fazendo várias atividades que gosto e que me dá garantias de que a depressão não me atingiu por completo, apenas na vida virtual. Esta sensação de depressão virtual, esta anemia, esta falta de força, os pensamentos negativos, e as mudanças de humores me atingiu da segunda quinzena de janeiro para cá.

Não tenho mais prazer em certas atividades ligadas a web. Não tenho mais a curiosidade de ler as poesias, as novidades, as entrevistas dos muitos sites que eu costumava seguir. Não tenho mais tanto interesse em comentar nos blogs, enviar e-mail, tuitar, bem como não desejo mais fazer tantas outras atividades que, faz tão pouco tempo, me trazia alegria.

Motivos? Não sei ainda. Não soube diagnosticar se o problema é interno ou externo. Talvez seja o fato de ler tantas informações repetidas, tantas noticias massificadas, tantas imagens enviadas para os e-mail, compartilhadas no Facebook, no twitter. Tudo muito, em excesso. Tudo e muito do mesmo e sempre muito repetido. Me saturou. Tem me levado a esta situação de tristeza. Talvez a pesquisa esteja correta: tudo isto está nos deixando tristes e infelizes.

Mas, não se preocupem. Esta situação, até o momento só está no ambiente virtual. Estou estudando normalmente as matérias do curso Técnico de Informática do IFBA, estou trabalhando normalmente, acompanhado as crianças, os amigos, as amigas, os conhecidos, os próximos, os distantes. No entanto, estou sem tesão para as coisas da internet. É tanto que hoje preferi assistir dois filmes a tarde a estar na web. Preferir ficar fazendo outras atividades nos horários em que normalmente eu dedicava à web.

Isto passa. Logo mais, em duas ou três semanas tudo volta ao normal. E a sua depressão, já chegou em sua dimensão virtual? Como você reagiu?

Anúncios

6 comentários em “Estou com DEPRESSÃO. Depressão virtual.

  1. Estive repensando sobre este tema,
    e me convenci da seguinte teoria:
    a depressão virtual, ou cansaço da internet, FB e etc,
    é apenas reflexo de uma depressão já em andamento,
    na verdade estes meios apenas retardam o efeito,
    mais evidente antes desta distração virtual,
    mas que uma hora satura e a depressão real se manifesta.
    A depressão, em maior ou menor grau,
    é um mal que atinge grande parte da população urbana,
    e que não se dão conta disto
    (muitas vezes, só quando é tarde demais).

  2. Vi a Iara falando disso e acho que estou entrando nessa também.
    O maior motivo de continuar online tem sido conversar com a namorada, fora isso, ando cansado de Facebook, Twitter, blog. Continuo presente em todos, postando, mas não tenho mais tesão nisso.

  3. DEPRESSÃO
    Sou terapeuta em REFLEXOLOGIA,
    pelo I.O.R., 75 anos de idade com 44 anos dedicados ao estudo e pesquisa do comportamento humano. Tenho atendido vários clientes que sofrem de DEPRESSÃO
    Recebendo as técnicas da REFLEXOLOGIA, o Paciente consegue obter ótimos resultados; que proporcionarão assim uma excelente melhora em sua qualidade de vida.
    A REFLEXOLOGIA consiste em ativar pontos específicos nos pés, desbloqueando canais
    de comunicação com o cérebro, para que este
    possa agir, corrigindo assim o problema.
    Não tem contra indicação para este
    caso e não usa medicamentos
    O próprio corpo, equilibrado, promove a cura.
    http://www.djalma.com.br
    Bairro Santana – Metrô Santana – Zona norte
    São Paulo – SP – BRASIL. (BRAZIL)

  4. Eu acho isso uma benção !!!
    Fora minha eterna diversão com as redes sociais – até que me canse -: msn não entro mais, orkut rarissimas vezes, facebook e twitter ainda fazem parte. No celular, adoro dizer onde estou no foursquare….mas geral, estou preferindo livros e revistas aos blogs. Não que não haja mais blogs interessantes, mas eu que estou mais desinteressada de tantos links virtuais – procuro não me prender. Mas antes de entrar nas redes sociais sempre dou uma olhada no noticiário vinculado na rede ou naqueles divulgados pelos colegas nas redes sociais – se algo me chama atenção postado pela imprensa ou por alguém, sempre leio. Ao final, sempre há uma novidade que não aguarda a edição do dia seguinte que vai as bancas !!!
    Bem, como vc saiu das redes sociais…então de vez em quando passo por aqui para saber como vc está … hahahahaha !!!!

    beijos

Comentar este texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s