Ações da alma Humana · Alma e vida feminina · Assuntos da Alma · Comportamento de homens · Geral, amplo e irrestrito · Mulheres, Fêmeas, Feminino · Opinitivo e Pessoal

Eu gosto de olhar e encarar as pessoas!


Hoje foi um dia mais ou menos. Este dia só foi mais ou menos, por que ontem, o dia foi daqueles dias, em que estava mais para menos. Assim sendo, bem, o dia de hoje saí no lucro. As noticias de ontem, e de anteontem não foram animadoras, mas, dobrei os joelhos, ajeitei as costas e balancei a carga. Depois de ajeitada, bem! Conseguir erguer!

Eu gosto e faço várias piadas ao longo do dia. É uma característica. As vezes estava nalgum lugar chorando, no entanto, logo a seguir já estou contanto uma piada, fazendo um trocadilho, encarando alguém, conversando com alguém, e em seguida o momento de tristeza passa. O momento tenso fica para trás.

Hoje, ao passar pela recepção de uma das clínicas em que presto serviço, uma mulher me olhou de alto a baixo. Eu também a olhei. Como dona Kátia sempre diz:

– “se você não estivesse olhando para ela, ela não estaria olhando para você. E se você soube que ela estava olhando para você, é por que você estava também olhando para ela.”

Um amigo certa vez me questionou se eu nunca havia entrado em encrenca por tal comportamento. E, a resposta é sim! Já passei por uns dois ou três constrangimento. Mas, é também muito agradável olhar as pessoas. Encarar. Olhar insistentemente. Olhar para elas, e tentar entender o que passa naquela mente. Querer saber o que é que pensa. O que está sentindo naquele instante, em que por alguns segundos me teve olhando insistentemente. É mesmo de propósito faço isto e vai além de um flerte. É muito mais do que uma paquera. É uma provocação ao gênero.

Voltando ao assunto. Aquela mulher me olhou e fixou o olhar em mim e eu não baixei as vistas. Ela era forte no olhar. E fui olhando-a de alto a baixo, e ela também me olhava até que passei por ela e subi  as escadas.

E o que tem isto demais? Talvez nada! Mas, me faz pensar no que aquela pessoa pensa e sente no momento destes olhares cruzados! Fico pensando nas diversas linhas. Nos diversos  caminhos que estes olhares podem levar as nossas mentes. Perguntas do tipo:

  • Será que ela tá curiosa?
  • Quem é esta pessoa?
  • O que pensa agora?
  • O que sente agora que estou olhando?
  • Ficou curiosa e está perguntando: quem é este?
  • Por que está me olhando?
  • O que é que tá olhando palhaço?

Imagem 045

São muitas as variáveis. São muitas as perguntas e só fazendo, só agindo assim é que se tem uma dimensão da situação.

Sai da clinica e fui para outra clínica. E no meio do caminho, lá pelas bandas do hospital regional estava uma mulher sentada na sombra de uma árvore. Atravessei a rua olhando-a. Ela ao perceber baixou a cabeça e ficou olhando para o chão. Eu comecei a contar. Na minha mente, eu havia determinado que eu não contaria até vinte até ela levantar as vistas e me olhar. Eu errei. Ela não olhou até que eu passei bem próximo dela. Ai, ela me olhou com aqueles olhos castanhos e de baixo para cima. Foi muito rápido o olhar. Mas, sim, nossos olhares se cruzaram. Deste ponto em diante, minha mente muda de pensamento. Antes calculava. Agora faz perguntas: o que pensou agora? Ficou curiosa? Quer saber quem sou? Ficou irritada por ter sido olhada? Se irritou? Depois que passei olhou-me pelas costas?

Ah! o ser humano é tão interessante! Talvez seja por isto que Deus nos ame tanto! Se você quiser saber como é gostoso olhar para outro semelhante e ficar curioso(a) sobre seus semelhantes, encare-o na rua, nos lugares, nas praças, na igreja, no ônibus, no metrô, no elevador… em qualquer lugar. Algumas pessoas não conseguem manter o olhar fixo um no outro, mas, baixa as vistas e em seguida olha, e fica neste baixa-e-levanta. Parece estar procurando resposta para os olhares do outro lado. Eu não gosto de constranger as pessoas. Se elas baixam as vistas e não levantam mais, é por que ficaram constrangidas. São pessoas tímidas. Por outro lado, gosto de olhar as pessoas que gostam de olhar. Que desafiam: vamos ver quem consegue olhar mais um para o outro? Isto me desafia!

Certamente existe algum tipo de pesquisa sobre o assunto.

 

2 comentários em “Eu gosto de olhar e encarar as pessoas!

  1. Se descobrir alguma pesquisa me conte, também encaro as pessoas e nem todo mundo entende porque faço isso… simplesmente gosto de trocar olhares profundos…

Comentar este texto!

