Ações da alma Humana · Alma e vida feminina · Alma masculina · Amizade, Paz e Amor · Assuntos da Alma · Comportamento de homens · Inteligência e Espirito · Mulheres, Fêmeas, Feminino · Opinitivo e Pessoal · Relacionamentos, casamentos e contratos

Por que os casais brigam?


Algumas pessoas próximas se admiram quando sabem que eu e minha esposa brigamos. Até se surpreendem. Algumas amigas em extrema admiração dizem:

– Eu não acredito que vocês brigam. Vocês estão sempre juntos, sempre brincando, rindo, alegres.

Mas, o fato é que todos os casais brigam. E os motivos por que os casais brigam vão de um extremo a outro:

  • De uma extremidade: POR UM NADA;
  • Na outra extremidade: Por tudo!

Não é que não brigamos. Apenas temos reação diferente da maioria dos casais quando brigam. Não somos inimigos. Somos parceiros, e é comum haver pontos discordantes, dissonantes entre as pessoas, entre nós. Somos duas almas heterogêneas quanto ao tudo, e homogêneas quanto as especificidades.

O que pode ser prejudicial  a todos os casais é como se encara, e o que se faz após cada briga, seja ela por um nada, ou por um motivo mais sério. Digo isto, por que as vezes se briga por causa de um peido, e não se briga por uma ação de afronta moral, ética, ou qualquer outra atitude que demanda vergonha, ação de reparação e assemelhados.

Certa vez me irritei com um amigo que 15 depois de uma discursão com a esposa, ele ainda se recusava a dirigir-lhe a palavra, e no entanto, todas as manhãs e todos os anoiteceres estavam juntos orando e estudando os textos sagrados da religião deles.  Neste ponto, prefiro seguir o conselho do apóstolo Paulo: “não se ponha o sol sobre a vossa ira” – Em outra palavras: não anoiteça sentido raiva de algo que aconteceu durante o dia.

Sei que não é fácil para a maioria de nós. Mas, é muito bom você ter um mecanismo, um disposição em querer sempre a paz, querer sempre o bem-querer.  Por isto temos algumas regras. E as seguimos. Uma em especifico que é as brigas devem nos ajudar a corrigir falhas e a evitar comportamentos.

Hoje, brigamos menos. E também, depois destes anos todos juntos, as vezes o alvo das brigas nem é o que se faz, e sim, por que se fez. E a frase que ouço é:

– Você sabe que isto me provoca e você fez assim mesmo!

Observe que deixa de ser alvo de debate o ato em si, e o “você sabia que…”, e também, “você deveria ter evitado por saber de…” torna-se o centro. Ou seja, você agiu assim sem pensar em como eu iria me sentir depois.

O centro é, o meu eu em você, e você em mim.

Nossas regras são simples. Brigas não interfere em palavra empenhada. Isto quer dizer que ainda que briguemos por um assunto, isto não nos habilita a, em vingança por, não fazer o combinado antes. Exemplificando!  Se eu disse que iria no mercado ou em outro lugar qualquer para ela, ou que faria qualquer coisa, por exemplo, levar as crianças no parque, o fato de brigamos não me dá o direito de não cumprir a palavra e a promessa feita, pois, palavra empenhada é honra a ser cumprida.

Brigar não quer dizer também: vá dormir no sofá. Pelo contrário. Eu posso em qualquer tempo e época dormir no sofá. Basta querer ou estar muito calor. Mas, se acontecer brigas entre nós, é regra, neste período, neste dia, dormir na cama. Faça calor ou não.

Um outro detalhe sobre nossas brigas, é que elas não nos impede de agir como antes das mesmas. Simples assim. Tanto eu quanto ela fazemos café. Quando ela faz, traz para mim um copo do café feito. Se estamos em período de briga, este fato, não é motivo suficiente para ao ter passado um café, não trazer o café como sempre fez. Eu também ajo assim. Além disso, ainda que brigados, todas as noites, vou ao quarto, verifico se tem muriçocas, se tem insetos, pego as cobertas, coloco os travesseiros e a levo para a cama.

Brigar é comum e até normal. Digo até que, é inevitável não haver brigas entre casais. Mas, porém, contudo, todavia e no entanto, não se deve brigar sem motivos, e se com motivos, resolver, chegar a um consenso, falar o que tem que falar sem ferir, sem machucar, em jogar na cara erros, e ficar lembrando de erros do passado. As brigas devem servir para ajustar e colocar pingos nos is. Mas, deve-se evitar, como diz o apóstolo Paulo: não deixe o sol se por sobre nossas iras!

E você, como reage às brigas?

2 comentários em “Por que os casais brigam?

  1. O lema de Paulo também é levado em pratica aki em ksa.
    Duas coisas que o Fabio faz questão aki é não deixar o sol se por sobre nossa ira e dormir fora da cama em dia de briga. Já brigamos muito tb, hj ja estamos melhor. 10 anos de casamento nos deixou mais maduros em relação a alguns assuntos que antes era para briga.
    Mas a esquentadinha aki sou eu. Grças a Deus que ele é o contrário.
    Parabéns pela atitude de vcs. Demonstra respeito e amor mútuo!

Comentar este texto!

