Ações da alma Humana · Amizade, Paz e Amor · Assuntos da Alma · Comportamento de homens · Geral, amplo e irrestrito · Inteligência e Espirito · Mulheres, Fêmeas, Feminino

Sentimentos versus valores


Desde de a geração que somos forjados ao arrepio das emoções e dos sentimentos. É fato que ainda não é cientificamente possível provar ou comprovar que o espermatozoide seja orientado, mais emotivamente do que por instinto ou por elementos racionais. Assim, prefiro optar que, vindo de onde veem, do corpo masculino, e sendo eles ejaculados mediante emoção e reação hormonal, prefiro aceitar a ideia de que desde o inicio, nós humanos somos gerados para as emoções.

Os valores nascem depois. Os valores fazem parte da educação, do meio, do lugar, e de como se é orientado a ser. Mas, todos somos gerados baseados em fortes emoções.

Nossas crises, as de fórum íntimo, são geradas em especial quando há choque entre o que sentimos, e o que nossos valores nos contraditam. Não somos como a maioria dos animais, em especial, as raças em que as fêmeas tem o período do cio, e não há envolvimento emocionais extras.

Quantas famílias vejo em conflito por que se descobre que certas pessoas de idade se diz apaixonada, e as vezes decide no calor das emoções por um novo relacionamento? Várias! E por que isto? Por que nosso sentimentos, nossas emoções não obedecem nossos valores. Só isto! Nada além disso, valores sociais, valores morais, éticos, religiosos. Preceitos. Regras. … todos estes valores externos podem sucumbir ante, e quando, fortes emoções brotam nossos corações. Em situações assim, nem a razão, nem os valores tem força suficiente para impedir duas pessoas apaixonadas.

Já houve um tempo em que eu pensava que sentimentos só nasciam mediante o convivo, a conversa, visitação, dialogo e outros elementos do convívio e do contato. Mas, se isto algum dia foi verdade, já não é mais. Já conheço e tenho elementos e exemplos suficiente para saber e ter certeza de que é possível existir, é possível nascer em pessoas quaisquer, em lugares distantes um do outro sentimentos tais como: paixão, empatia e também amor!

A internet, as telecomunicações, as redes sociais diversas, o compartilhamento de ideias, imagens, vídeos, e uma série de outros elementos possibilitam uma série de novos meios para se ativar em outras pessoas os mesmos mecanismos que antes só era possível com o convívio, com o contato. É fato! Hoje, o contato, ainda que por meios tão diversos, são capazes de acionar em nós os mesmos sentimentos, e ativar os hormônios tal qual , somente se tornava possível com o contato e o convívio.

Assim, mais um capítulo da guerra entre valores e sentimentos tem também inicio. Afinal, esta nova realidade nos deixa a perguntar se os nossos valores são superiores aos nossos sentimentos, e se, os nossos sentimentos tem base e alicerces suficientemente fortes para derrubar todos os nossos preceitos, conceitos, princípios e valores herdados, construídos, edificados ao longo da vida.

Tenho por certo, que estamos diante de uma nova realidade. Esta realidade, gera em muitos conflitos morais, éticos, religiosos entre outros, com muita intensidade. Até o momento, tenho optado pelo que se canta por ai: que seja eterno enquanto durar.

6 comentários em “Sentimentos versus valores

  1. Viu aí em cima? Comentário incompleto e concordancia errada. rsrs Mas oque iria falar e não consegui terminar por causa do Arthur, era que me lembrei d vcs uns dias atrás inclusive do Kaio. Passei por uns apertos com meu filho e me lembrei de um texto seu falando do Kaio. Espero que todos estejam bem.

    1. Eu, estou maravilhosamente bem. Nova fase. Estou amando estes novos eventos que me tem acontecido. A existência é cheia de dificuldades, mas, como ninguém quer morrer por causa disso, eu não serei o primeiro. Só saio daqui no último dia, morto, e carregado. Mas que se registre: contra minha vontade.

      Kaio está bem. Fará um ano em agosto que tá de alta médica em definitivo. PH está muito melhor. Kátia reclamando as reclamações de sempre. Mas, estamos ai! Vivos e lutando!

  2. Adão vc veio aki?????? Caramba! Eu estava no interior nessa época e meu marido no Haiti, mas isso não nos impediria de nos encontar. Meu filho ainda não esta na escola seu bobo, ele tem 1 ano e 4 meses e se chama Arthur, quanto a meu aniversário, ta quase na hora de novo … rsrs E vc coko está? E os meninos? E kátia? Nunca me esq

    1. Exatamente no dia 31 de janeiro de 2011 estive em Vitória. Tenho uma irmã que mora em S. Mateus. É até fácil de encontrar. Basta ir no setor de saúde: TFD ela é quem organiza o transporte para Vitória. A outra mora em Guriri. Logo ai por perto. Meus pais continuam morando em Nanuque. E uma sobrinha mora em Vitória. Mas, não sei o endereço dela não!

      Eu também me lembro sempre de você. E você é minha cantoria góspel preferida. Depois quero receber noticias de sesus projetos e campanhas. E, também o trabalho de FD… beijos querida. Beijos também em Artur.

  3. Rapaz as coisas mudaram por aki heim??
    Baseado nesse texto que vc escreveu te pergunto: Eu perdi alguma coisa? rsrs
    E os meninos como estão?
    De notícias! Abraços.

    1. Faz mesmo muito tempo Pri – ES! Penso que sua criança já deva estar na escola não é? Me lembro de tudo Pri. No último trimestre de 2008 foi nosso último contato. Depois escrevi um texto para você no seu aniversário: O dia da cantora Góspel. E agora você voltou! Grato!

      Como tá sua família? Ainda mora no Espirito Santo. Em janeiro deste ano, fui em Vitória e lembrei-me de você, mas, cadê os contatos? Só na internet! Beijos querida!

Comentar este texto!

