Sem categoria

Desejar é pecado?


Desejar, diz o dicionário é V.t. E diz também que quando munda o sentido, desejar deixa de ser transitivo, e passa a ser intransitivo. No entanto, eu que, pouco aprendi sobre as regras dos verbos, dos substantivos, e pouco sei da transitividade do verbo, e de sua intransitividade, sinto e sei como DESEJAR de forma transitiva e intransitiva.

flores

desejar

v. tr. 1. Ter desejo de. 2. Querer; apetecer; cobiçar; pretender; aspirar a.

v. intr. 3. Sentir desejos; ter ambições.

A questão é:  qual das duas correntes se é possível desejar sempre sem sentir-se culpado? Culpada? Cobrado por preceitos religiosos, morais, familiais, sociais, educacionais, ético… ?

Analisar a palavra desejo, em todos os aspectos possíveis não é tarefa fácil, nem rápida. Sei que teve, tem, e sempre haverá grupos que irão condenar, execrar, maldizer, criminalizar seja quem for, por andar, por querer, por desejar, por querer e seguir o que deseja, mesmo contrariando tais regras.

Humanistas certamente defende os desejos como parte da essência humana. Naturalistas defendem que é parte integrante da natureza. Há, sempre que possível, quem queria confundir as ideias filosóficas de Epicuro de Samos, com o hedonismo. Pelo sentido de um e de outro, nestes últimos dias, estou com uma forte tendência da adoção do hedonismo em deferência ao epicurismo.

Os desejos carnais, tão rebaixado com a moral  e ética cristã, não nos abandonou nestes dois milênios de predominância cristã. Nestes últimos dias estou seguindo a tendência e as orientações da filosofia moderna hedonista: “o ser humano sempre procura aumentar o seu prazer e diminuir seu sofrimento e que, assim, a busca do prazer é a única força motivadora da ação humana”Wikipédia.

Sentir. Desejar. Querer. Sempre foi, e é uma tendência humana. Cercear. Controlar. Inibir. É uma tendência de movimentos, uma vontade de grupos.  Mas, nós queremos, nós buscamos,  nós desejamos mesmo assim. Mesmo quando há empecilhos, barreiras, distâncias, grandezas diversas (tempo e espaço), os desejos insistem, não desistem, e sempre existem em nós, como que, contrariando certas leis naturais, sobrenaturais, humanas e inumanas. Vai querer saber ou vai se entregar ao desejo?

Pra finalizar estes versos:

“Alegria do pecado às vezes toma conta de mim
E é tão bom não ser divina
Me cobrir de humanidade me fascina
E me aproxima do céu”

carros

Anúncios

5 comentários em “Desejar é pecado?

  1. PRECEITOS ABSURDOS: Dentre vários, pertinente às religiões o que eu acho mais estúpido são relacionados aos desejos: “… Aquele que vê uma mulher e a deseja, já cometeu adultério; não desejar a mulher do próximo…”. Como se desejo fosse uma opção. Ora, desejo é um apetite! Seria muito fácil fazer regime se fosse possível optar: “a partir de agora, não terei mais fome”. O camarada pode até não desejar a mulher alheia, mas é porque ele não tem apetite por ela, que pode ser por várias razões naturais; mas, nunca por uma determinação doutrinaria. O autor bíblico ou o tradutor desses trechos acima, errou feio. O desejo é inerente ao ser humano. A tenra e ingênua criancinha, já vem ao mundo cheia de desejos. Se Deus proibisse isso, não estaria sendo lógico consigo mesmo. É claro que não podemos confundir desejo com direito: Podem impedir o homem do direito de fazê-lo; porém impedir de desejá-lo? Nunca. É impossível!

  2. Desejar, desejar…eu consigo sentir o perfume, mesmo que o fixador seja natural…Desejar é ter, depende do plano das ideias.
    Beijos saudosos e carinho por voces.

  3. É por isso que eu gosto de coisas que não falam e de meu mundo alternativo, neles não há porens e nem outros, neles existe somente o meu eu.
    Agora se for tentar encontrar lógica quando unir filosofia, religião e ciencia, meu nobre amigo vai embraquecer os cabelos ou o que sobrou deles rsrsrs.

    Boa sorte.

Comentar este texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s