Ações da alma Humana · Alma e vida feminina · Alma masculina · Assuntos da Alma · Comportamento de homens · Inteligência e Espirito · Mulheres, Fêmeas, Feminino · Opinitivo e Pessoal · Reconhecimento · Relacionamentos, casamentos e contratos

há uma grande quantidade de itens para elogiar alguém


Alguns colega me rotulam de cínico, pra frente, ousado. Outros vão além do normal e me adjetivam de outras maneiras, mas, alguns com o objetivo de critica e não de admiração ou reconhecimento.

Já declarei aqui meu vicio ao elogio. Sou de fato viciado em elogiar. Não só minha esposa recebe elogios, mas, todas que estão em minha área de atuação e raio de observação.

Ontem uma colega admirou eu ter reparado seus brincos azuis, e mais admirada ficou ao saber que anteontem ela foi com um brinco artesanal, e hoje foi de vestido tipo bata azulado, e na parte da tarde de calça jeans.

– uai! e você me repara assim?

– Não só você. Todas as pessoas que estão a minha volta. Ontem Kátia dormiu com um pijama escarlate, e hoje passou parte do dia de calça jeans azul escuro e camiseta branca de alças. Não usou brinco. E passou o dia usando alparcatas comuns.

– Olha! Ele observa a esposa também.

– Não ela também, querida! Ela primeiro!

Este vicio me facilita e também me causa constrangimento, uma vez que nem todas as mulheres e também homens aceitam, e vou além ao dizer, que nem todas estão aptas a receberem elogios  apenas por ela merecer o elogio, sem pensar que, por trás, exista uma intenção ou uma tentativa de cantada. Não é o caso.

Para certos constrangimentos, também tenho o hábito sinistro de jamais elogiar uma pessoa (mulher ou homem) que tenha recebido com desconfiança um elogio sincero e sem pretensões ocultas. Sou implacável ao ponto, de mesmo quando solicitado, não comentar e também elogiar tais pessoas posteriormente.

Na internet costumo também elogiar. Elogio palavras, cores, frases, jeitos, argumentações e outros. Algumas pessoas já gozam de minha simpatia. Estas pessoas, algumas, já estão na minha lista de blogs. Outras na minha lista de feeds. O fato é que há elementos, há situações, há coisas, há posições, há maneiras, há uma grande quantidade de itens  para elogiar alguém.

As mulheres, os homens, as crianças, os de meia idade, os de idade avançadas, GLSBT, religiosos, ateus, amigos, adversários… seja lá quem for, considere a possibilidade de enviar um elogio, um afago.

Quando jovem, ouvi uma pequena história de uma senhora que sempre elogiava as pessoas, e alguém conversando com ela, disse:

– A senhora é tão viciada em elogiar as pessoas, os seres, e tudo que existe, que é capaz de encontrar o que elogiar até no diabo.

Ela então disse:

– De fato, meu filho, algo que todos podemos aprender com o diabo é que, mesmo ele sabendo seu fim, luta até o dia de hoje, e lutará sempre para que o seu fim seja diferente. Ou seja, ele é perseverante, insistente e otimista, mesmo na pior das situações.

Olhe para as pessoas a sua volta e encontre qualidade, beleza, otimismo, atitude, palavras, costumes, … qualquer coisa para elogiar. Para você que deseja mudar o mundo, comece por mudar você!

5 comentários em “há uma grande quantidade de itens para elogiar alguém

  1. Eu tenho fases.
    No meu ambiente de trabalho, no estágio na procuradoria, sou cercada de gente vaidosa ao extremo e, pelo menos, nesse ambiente especifico não distribuo elogios que visem inflar egos e que gerem competitividade. Já no turismo, é um exercio lidar com o público diretamente e estou sempre aberta a receber e fazer elogios e criticas.
    Normalmente, na minha vida privada, intima, com marido, familia e amigos…os elogios são espontâneos.

    bjs

  2. Sou completamente desligada de alguns itens mencionados…Tambem é pecado…nao lembro nunca o que usei no dia anterior, nem sou capaz de lembrar o que comi a mais de seis horas atras…Falta fosforo no cerebro.
    Mas enfim…eu adoro elogios e saber que me observam. Apesar de hj uma amiga me dizer que sou tao misteriosa que ela nem me imagina como mae, profissional, somente como o momento…?????…

    Cada um com seu elogio. Mas o importante é que te amo. Tambem é um elogio?

  3. Elogiar é incentivar! Acredito nele como uma forma de estímulo quando nos deparamos com qualidades, mas persevero com relação aos elogios “gratuitos”, aqueles que possam ser encarados como falsidade ou comumente dito “puxa-saquismo”. Além do elogio, o valor que damos à ele advém de quem o faz! 😀
    Sim, o elogio pode ser uma forma de melhorar as pessoas!!
    Bom fim de semana! Beijus,

  4. Esta sua característica de elogiar é muito bacana e pode realmente melhorar o mundo. São as nossas pequenas ações que podem fazer toda a diferença.

    P.s Na verdade a maioria dos homens não tem esta qualidade de observação, sinta-se no grupo raro das exceções!

Comentar este texto!

