Ações da alma Humana · Alma e vida feminina · Alma masculina · Comportamento de homens · Opinitivo e Pessoal · Reconhecimento · Vidas

Ser homem e ser pai são coisas diferentes.


Deus é pai! E não padrasto!

Esta é uma frase que muito ouço por aqui na região de Irecê. Uma cunhada tem esta frase como referência. Foi dela que ouvir a primeira vez esta frase, que aqui é usada como uma exclamação, uma maneira de dizer: Deus não é ruim! Deus tem amor por mim! Deus cuida das pessoas. Deus tem cuidado!

O fato é que esta frase implica numa comparação e também baseado na certeza de que os pais são pessoas que cuidam dos filhos. Até no evangelho, Jesus ensinava assim:

… qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra?  Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem? – Mateus 7:9-11

Esta é a base da expressão: Deus é pai e não padrasto. A antítese entre pai/bondade e padrasto/maldade não é verdadeira. Há casos e casos.

Hoje, dia dos pais, não me foi um dia bom. Houve uma dissensão entre os homens desta casa, e a única mulher ficou zangada.

No fim, o que acontece? Mãe e filhos se unem contra o vilão. Se unem contra aquele que não entende o que acontece na casa. Se unem contra aquele que está nesta casa em alguns momentos da semana, e nas tardes de sábado e aos domingos.

É antiga a minha reclamação de que os pais necessitam de uma nova legislação. É fato mais do que comprovado de que, uma grande parte dos pais merecem uma legislação que nos cubra de direitos.

Desde que lançaram a campanha: Não basta ser pai! Tem que participar! Que a situação masculina, quanto a paternidade teve, e ainda é perceptível as mudanças. Hoje, todos querem participar. Todos querem passear. Todos querem ter o direito de ser pai.

Pai! Foi a grande invenção moderna para as famílias. Hoje o pai, não é mais apenas aquele que trabalha e mantêm a família. Até há aqueles que apenas fazem isto, e nada mais. Ser pai é mais do que isto. É mais do que suprir necessidades básicas tais como alimento, roupa, remédio, caderno, sandálias, sapatos.

  • Ser pai é levar na escola;
  • Ser pai é ir nos campeonatos inter-classes;
  • Ser pai é ir à igreja;
  • Ser pai é participar das reuniões de pais e mestres;
  • Ser pai é cuidar das feridas nas canelas;
  • Ser pai é conhecer e assistir os desenhos animados preferidos;
  • Ser pai é ouvir uma banda nova e aprender a gostar da novidade;
  • Ser pai é ficar de plantão; o filho saiu e não ligou para avisar;
  • Ser pai é sofrer e velar quando o filho está doente;
  • Ser pai é …

As campanhas de marketing aproveitam cada momento para mostrar como DEVEM SER os  novos pais. As vezes é frustrante saber que certos padrões são elevados demais para todos nós. E, como é que os filhos demonstram e ou como retribuem tamanha dedicação por nós homens que transformamos-nos em pais?

Eu, ganho certos mimos. As vezes ela, a mãe fica enciumada. Eles confiam em mim. Quando é para ir a hospitais, fazer exames, ter que furar a veia, limpar perebas, coisas do gênero… é a mim que eles recorrem.  Quando é noite e querem comer algo, é a mim que chamam. Quando querem algo diferente, é a mim que perguntam. Mas, tudo isto tem um preço. E eu exijo os devidos pagamentos.

Eu sou pai! Não sou padrasto!

Para cada especialista que se lê, que se ouve, as recomendações são as mesmas:  “Os homens necessitam criar vinculo com seus filhos.”  Esta orientação deixa claro duas coisas: Ser homem e ser pai são coisas diferentes.

Faz duas semanas que isto foi dito para mim nas seguintes palavras:

– Olha Adão, você conhece minha história com ele.  E você, mais do que ninguém sabe que me esforcei para que nossa história fosse diferente. Mas, ele como HOMEM, não tenho o que reclamar. Ele é carinhoso, é atencioso, e, demonstra gostar muito de mim. Mas, ele passa o dia inteiro comigo e não pergunta pelos filhos que tem comigo. Isto, me mata!

Esta é a diferença entre ser homem e ser pai! Uma outra história até mais antiga. Um conhecido queria namorar uma conhecida, no entanto ela sempre se esquivava. Foi quando ele me conheceu e perguntou o que havia de errado com ele em relação a ela. E foi isto que respondi:

– Esta mulher nunca amará um homem que não demonstre amor e carinho pelos três filhos dela.

Mais recentemente, ela me disse:

– Ele é um traste como homem, Adão. Mas, ele defende meus filhos até de mim! E isto, me faz gostar cada vez mais dele. E, eu sei que foi você quem disse pra ele amar meus filhos!

Ser homem é fácil. Complicado é ser homem e pai ao mesmo tempo!


Anúncios

5 comentários em “Ser homem e ser pai são coisas diferentes.

  1. gosto da maneira que tu escreves algumas coisas que eu nem acredito.
    Obrigada pelas visitas

    Não a de quê! Você visita e é visitada. Você comenta, e é comentada!

  2. Oi adão até que enfim achei vc!! Olha quanto ao dia dos pais aqui tb foi meio “punk”. O Celso é filho único, sua mãe é viuva há mais de 15 anos e ele é o UNICO que conheço de nossa geração que vai TODOS os dias na casa da mãe e, ai dele se não for.
    Isso tudo deu muito trabalho em nossa vida conjugal. Tive sempre que por o amor que sinto por ele na frente de tudo, senão já teria desistido a muito tempo.
    Pela primeira vez fomos almoçar fora SEM a mãe dele. No sabado ele estava meio estressado e qd eu disse o que vamos fazer amanhã no almoço?.. sim por que tem que ser o que ELA gosta de comer.
    Ele se levantou do sofá e disse: Não tô a fim de fazer social, não quero almoço nenhum aqui em casa.
    Eu e as GGs ficamos pasmas!!! Resolvemos então levá-lo num restaurante que fica na grande são paulo, um lugar muito legal. Ele ficou satisfeito e assim passamos um dia muito bom, eu, ele, GGs, LindaZ e Oli sua filha.
    Mas preciso te confessar, fazer tudo pelos filhos eu estou muito, mas muito cansada mesmo. Ontem a noite tive um surto que até minha cachorra chorou de medo de mim.
    Tenho duas filhas como vc sabe, uma delas resolveu ha 02 e meio, sair de uma empresa francesa por que disse que estava ficando burra lá (?). Ela tinha acabado de receber um premio de melhor funcionária entre 200, foi então para Europa e passou lá 30 dias com acompanhante chato né! Eu queira ficar burra assim. Muito bem pediu as contas , mesmo eu e seu pai implorando para que ela ficasse por mais um tempo pois além do premio tinha acabado de ser promovida… não adiantou saiu. Abriu então um salão de beleza em sociedade com a filha de agora minha arqui inimiga. Coloquei lá muito $ e o meu marido tb. As coisas não vão bem, elas não sabem tocar um negocio próprio… já tivemos muitas discussões aqui em casa por este motivo.
    Já conversamos sobre que existem pessoas empreendedoras e outras que são execelentes funcionários em empresas… não adiantou. Ontem tive mais um grave crise de total desespero por conta de $. Tá na hora de cada um cuidar de sua vida… Mais ser pai e mãe não basta eles querem ainda mais.
    Desculpe o desabafo amigo, mais hoje estou passada a ferro!!
    Grande abraço

  3. Adão, parabéns pelo teu dia! Existem padrastos que tratam os enteados como se fossem seus filhos e isto é maravilhoso de ver.
    Creio que o pai e a mãe devem dividir os cuidados com os filhos, principalmente nos dias de hoje que os dois trabalham fora.
    Beijos.

Comentar este texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s