Sem categoria

O que é EMPATIA?


Depois de muitos anos, desde que havia saído de Nanuque em 1988, voltei para morar por lá. Encontrei dois amigos que me convidaram para uma jornada. Eu os avisara de que aquela jornada era desnecessária, uma vez, que mesmo não havendo percorrido tal caminho, eu sabia que era perda de tempo.  Ao fim de algumas reuniões, resolvi que era eles não desistiriam, a menos que experimentassem a tal frustração de querer salvar o mundo.

Neste período entre os muitos convidados a reunirem-se conosco um deles, saiu da reunião criticando especialmente a mim. Porém, não teve a honradez de declarar nada na reunião, bem como, não teve a coragem de dizer-me. Saiu a falar para outras pessoas, que minhas ideias, posições e questionamentos eram frutos de feridas, rancores e amarguras. Solicitaram de mim uma posição quanto as críticas e lembro-me que respondi:

Há certas acusações, criticas e palavras que o silêncio agora e o tempo depois, revelará quem está no caminho correto.

Não muito tempo depois, este moço, voltou a nós para pedir apoio e ajuda. E, neste momento, na reunião, perguntei-lhe:

– Antes você disse que minhas ideias, opiniões e questionamentos eram frutos de feridas, rancores e amarguras. Agora você vem nos pedir auxilio o que é que mudou?

– É que agora sei, que muitas coisas da vida, só se consegue ver depois de ferido, depois de amargurado. Só depois de ferido é que consigo ver o que vocês enxergam.

Depois de alguns minutos com os colegas, eu votei contra a presença dele nas reuniões. Não guardei rancor contra ele. Não tinha amarguras contra ele. O fato é que quando se é motivado a agir nestas condições, somos movidos por conceitos e ideias erradas. Busca-se vingança, não justiça. Era o que ele queria. Ele queria vingança.

O que é que motiva as pessoas a agirem? Muitas coisas. Muitos eventos. Muitos momentos. Mas há pessoas especiais, que agem por uma energia interna, um poder imanente e até transcendentes.

Abaixo cito pessoas que estão neste contexto de serem pessoas que parecem ter os poderes da imanência e da transcendência. Elas não necessitaram estarem feridas para agirem. Não tiveram que esperar os eventos para saírem de onde estavam. Elas já agiam e viviam antes assim. Porém os eventos nos atingem. As tragédias nos visitam. Amarguras nos chegam. E só restam a nós a fé, a esperança e o amor.

Minha solidariedade a Grace Olsson, que perdeu um amado ente: Banalizaram a Vida. Ela desabafa. Ela exprime seus sentimentos. Ela expressa sua dor. Sua angústia. Desafoga. Não é só no Brasil que a Saúde pública necessita de apoio e amparo. É a saúde do mundo.

Outra mulher que listo como imanente e transcendente, é Maria do Rosário. Ela há algum tempo luta contra um câncer. Ela não parar. Não se entrega. Não esmorece. Agora, depois, de longos dias, o Bendizer já inicia as atividades de atender e ajudar pacientes com câncer. Valeu Rosário.

Igor é o filho de Sarah. Há pouco tempo descobriu-se que ele é portador de um tipo de diabetes. Desde então a vida de toda a família se alterou. Além da luta cotidiana, hoje li no blog: Eu e meu filho com diabetes, os comentários e os pedidos de ajuda de outra mãe, que se encontra em situação semelhante.

Algumas pessoas é como disse aquele outro citado lá em cima: só depois de ferido, entendemos os outros. Eu afirmo que agem assim, quem não sabe o que é EMPATIA que é uma palavra que tem sua origem no grego empátheia. – Isto quer dizer: Tendência de se colocar no lugar do outro, buscando sentir como se estivesse na mesma situação e circunstância experimentada pela outra pessoa. Isto falta para muitas pessoas. E sobra noutras.

5 comentários em “O que é EMPATIA?

  1. Cada um carrega a sua cruz e esta fica mais leve quando encontramos pelo caminho “compreensão” que nos estimula positivamente a ir em frente!
    Se colocar no lugar do outro é algo bem difícil se também não estivermos em sintonia e esta sintonia vem de onde? Existe algo transcendental que ao fitar os olhos de alguém sabemos de antemão que essa pessoa é ‘simpática’ à nós?
    Empatia é uma afinidade maior que apenas sentir simpatia e uma amiga terapeuta, diz que empatia é ver com o os olhos do outro, mas nunca deixar nosso olhar de lado e “deixar o nosso assento vazio”.
    Temos de nos posicionar de uma maneira que a confiança depositada não seja traída.
    Esse lance de “falar pelas costas”, coisa de alcoviteiros, já demonstra o caráter e falta de caráter sempre fazem essas pessoas encurtarem caminhos que nem sempre são os mais fáceis.
    Ser é honesto é algo que nascemos ou não com essa qualidade. Incrível!!
    Bom fim de semana! Beijus,

  2. Adorei teu texto. Na maioria das vezes só nos damos conta de alguns fatos , quando eles batem a nossa porta, e nessa hora é pegar ou largar, ou se tem empatia ou foge. Admiro quem tem coragem e determinação para enfrentar as adversidades.
    Adão adorei o novo visual, muito bonito.

  3. Eu acredito que voce so consegue ver e sentir exatamente o que a outra pessoa sente quando algum dia se sentiu igual.
    Mas isso nao te faz ser frio em relação as crueldades do mundo.

    eu ja convivo com a diabetes altissima que sara fala há 20 anos e eu tenho 30 anos.
    MInha mamis e minha irma sobrevivem com isso.
    Ainda bem que meus exames sao normalissimos.

    ….
    seu filhote como estas??

  4. ADAO, nao conseguimos entender uma coisa dessas, sabe?Um homem de 70 anos…Parada cardíaca…Os médicos chamam a familia e diz que: UMA MASSA ESTAVA INVADINDO O CORACAO DELE…OS RINS NAO FUNCIONAVAM DIREITO, O PULMAO ESTAVA DANIFICADO.
    Operaram-no. E 4 dias depois, ele foi para casa.
    Até um adolescente, Adao, sabe que, um paciente daqueles nao poderia se submeter a emocoes fortes.
    POis bem…assistir a um jogo de futebol, Adao?E ainda se submeter à falta de seguranca que assola o Mundo?
    Um bandido entrou no apartamento dele..à espreita…
    e deu noq ue deu…
    bjs e saude para o Kaio

    1. Há pouco tempo aconteceu com a mãe de um colega de trabalho. Eles resolveram abrir o tórax dela. Depois de aberto, olharam e costuraram. Apenas afirmaram:

      – Não tem jeito não! Leva pra casa para morrer.

      Depois disto, deram alta médica para ela. Nâo permiritam que ele ficassem no hospital. Ela morreu dois dias depois de dores intensas e convulsões. Cena triste e incompreensiveis como é que agem assim.

      Entendo, mas, não compreendo, nem aceito este comportamento.

Comentar este texto!

