Ações da alma Humana · Alma e vida feminina · Alma masculina · Assuntos da Alma · Comportamento de homens · Mulheres, Fêmeas, Feminino · Relacionamentos, casamentos e contratos · Vidas

É preciso saber viver?


É preciso saber viver…  Há muito tempo que se cantam estas palavras. É fato de que a vida nos vem de improviso. Quando nos descobrimos estamos aqui. Sem lembranças passadas. De onde viemos, nem porque aqui chegamos, e ou se estamos indo para algum lugar. Há poucos elementos previsíveis no viver.  Temos condições de planejar certos eventos, mas, jamais poderemos controlar toda a situação.

Podemos planejar o casamento, mas, jamais conseguiremos planejar o que sucederá adiante. Podemos planejar a gravidez e a chegada de um bebe, nada mais adiante. Não sabemos o que nos sucederá depois. O viver é dia de hoje, espremido entre o ontem e o suspense do amanhã. Isto é o viver. Certo do viver é o que passou, e o que nos acontecerá no último momento: morrer. Ademais, é o que pudermos experimentar, e aproveitar.

São estes elementos da vida que nos fascinam e que nos impulsiona a viver cada dia como sendo o último ou que nos impulsiona a procurar a eternidade.  Saber que “é preciso saber viver”, todos sabemos. No entanto, isto não significa dizer que o meu “saber viver” serve para você. O “meu saber viver”, é diferente e as vezes, na sua opinião é um NÃO VIVER.

O que gosto e o que busco no meu SABER VIVER é tão somente aquilo que é transitório. Hoje, ao estar na casa de minha sogra a ouvir dizer:

– Ó meu Deus, que vida é esta. É só pagar gás, pagar água, pagar telefone, pagar luz e nada mais do que isto! Que vida é esta?

Quando a ouvir, arranquei-lhe uma gargalhada ao dizer:

– Mesmo tendo esta vida que você não pediu, que você não planejou, que você não quer, se no final, não aceitar o Jesus que algum crente te pregou, vais pro inferno.

É preciso saber viver! Mas o que é preciso saber para viver? Viver exige algum tipo de saber? Se é, quem ensina? Tem como adquirir este saber?

As medidas são diferentes para cada um. Há quem pensa que saber viver é ter dinheiro. Há quem pense que saber viver é ter uma boa casa. Há quem diga que saber viver é beber todas.

Saber viver para alguns é a adrenalina de um esporte radical. Para outros isto é loucura. Uns o saber viver é ir para a igreja e se preparar não para esta vida, mas para a vida eterna no paraíso com Deus.

Meu pai sabia viver? Não! Ele não sabia. Ele estava, a minha semelhança aprendendo. Mas, mesmo assim, ele partilhou comigo o que já havia aprendido. Quando jovem, ele me aconselhou a ir ao banco criar uma conta poupança. Disse-me:

– Você não tem gasto com família. Você pode economizar uma parte do que ganha para você viver mais folgado quando tiver a minha idade.

O que respondi a meu pai, hoje, e tão somente hoje, me deixa triste:

– Eu quero é viver pai. Posso não estar no futuro. Vou curtir a vida e o que ela me oferece. O amanhã não existe!

Meu pai estava correto!

Se naquela época, eu houvesse aprendido a economizar, certamente, eu teria aprendido um pouco do que É PRECISO SABER VIVER! Eu não soube, e esnobei o conselho de alguém que sabia mais do que eu. Isto é necessário, e útil na lista do que É PRECISO SABER VIVER. Um pouco de dinheiro. Humildade em receber um conselho. Alegria em partilhar conhecimento.

Saber viver não é ter resposta para tudo. Saber vive não é ter dinheiro para tudo que queremos consumir. Saber viver não é um monte de coisas que poderíamos elencar.  O que é preciso para viver? Dinheiro? Alimento? Família? Religião? Não! a frase diz: É preciso SABER viver. Porém:

  • O Saber exige no mínimo experiência, e a vida não oferece estágio;
  • O Saber exige conhecimento, e a vida não oferece manuais;
  • O Saber é ser instruído, mas, ninguém nos instrui, alguns pais aconselham;

O que sabemos, é que “saber viver” é mais complicado do que viver, porque tem muita gente opinando em como devemos viver.

Saber viver? Não sei… Se a vida é curta ou longa demais pra nós. Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser:  colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre,  olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.  É o que faz com que ela  não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura… Enquanto durar – Cora Coralina

Anúncios

4 comentários em “É preciso saber viver?

  1. “Quando a cabeça não pensa, o corpo padece” – já dizia a minha querida avó! Meu querido para cada canto que vou descubro um sentido diferente desse tal “saber viver”. E esse sentido está dentro das pessoas que passam por nossa vida, pois cada um te transmite algo diferente. E te digo: “Não trocaria Caruaru pela mais linda praia cristalina de Porto de Galinhas”. Compreendesse?

    Beijos
    Depois me atualizo nos outros textos e parabéns por tão linda poesia de vida em que transformastes esse.

    Quem pensa com o coração, bate com a cabeça

  2. A vida seria muito melhor vivida se ouvissemos os conselhos de quem soube viver. Nunca esqueci uma frase que a minha vó disse: Nunca deixe teus armários vazios, pois pobreza atrai pobreza. Não é só os armários que devemos manter cheios, devemos preencher todos os espaços de nossas vidas com coisas que nos fazem bem e com isto conseguimos realizar a felicidade dos outros.
    É preciso saber viver e às vezes é difícil.
    Beijos no teu coração.

  3. Adão,
    Outro dia ouvi reclamações parecidas com a de sua sogra, o reclamante me olhou assustado quando o lembrei que ele podia fazer escolhas, comer comida crua que ele mesmo cultivasse, viver sem energia eletrica e sem telefone, caminhar até todos os seus destinos, etc…, a ter que pagar todas aquelas contas.

    “A VIDA COMO LUCRO DA VIDA – Por mais que o homem se estenda em seu conhecimento, por mais objetivo que pareça a si mesmo, enfim nada tirará disso, a não ser sua propria biografia”. Nietzsche em “Humano, demasiado humano”

    Ninguém sabe como vai terminar a propria historia, até porque ninguém assiste o final dela.

    Bjs

  4. Adão, adorei teu texto.

    Cada um tem o seu viver e muitas vezes eles parecem sem sentido para mim, mas o que é bom para mim pode não ser para o outro.

    O que sei é que cada dia aprendo mais , principalmente sobre pessoas e como elas reagem diante de novas situações e novos desafios, muitas vezes eu própria não me reconheço , quando me vejo fazendo coisas que nunca pensei que faria e se alguém me dissesse que faria há algum tempo atrás eu diria que estava louca…, mas isso é viver, sempre com a certeza de que somos aprendizes sempre.

    Mas uma coisa é certa, sempre busco tocar as pessoas ao meu redor …isso é fundamental.

    Beijos

Comentar este texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s