Ações da alma Humana · Comportamento de homens · Geral, amplo e irrestrito · Opinitivo e Pessoal · Participação, informação, comunicação · Reconhecimento · Relacionamentos, casamentos e contratos · Vidas

Castelo dos Desejos – Cármen Neves


Esta semana terminei a segunda leitura do Romance Castelo dos Desejos da querida Cármen Neves.  A Cármen Neves, castelo-dos-desejospode ser encontrada nos seguintes endereços:

  1. Só para dizer que tenho um Blogue;
  2. Cármen Neves: Prosa e Versos.

Para saber mais sobre ela, visite os links e leia sobre ela.

O Romance, Castelo dos Desejos, me envolveu na história. Subi e desci todas as escada. Abri cada uma das portas. Olhei cada uma das janelas. Vi cada um dos objetos de artes mencionadas. Vi o olhos da mocinha e virgem. Vi as roupas pretas do protagonista. Participei das festas. Recebi os convidados, bebi e comi. Vi cada vestido. Cada vinho aberto. Cada mesa posta.

O romance trouxe-me uma visão adicional do amor. O romance despertou em mim o desejo de pensar e refletir sobre temas, tais como:

  • Existe alguma regra para os seres amarem e não amarem?
  • Quem está apto a amar? Existe algum tipo de criatura que não sinta amor?
  • Quem pode limitar o raio de ação do amor?
  • Qual a linha limite entre o poder e o livre-arbitrio?
  • Quem tem poder de burlar o livre-arbitrio é limitado pelo amor?

Ocorreram-me várias outras indagações. Mas, vou ater-me a comentar O Romance: Castelo dos Desejos, onde Cármen nos conta uma história de um dos descendentes de um personagem famoso, inigmático, romântico e imortalizado na literatura, no teatro, e nos cinemas.

Os personagens do romance tem carisma, porém, o que mais gostei do romance foi a interação que Cármen fez com pessoas reais, em especial, com os textos de amigos, poetas e poetisas, escritores famosos, conhecidos e anônimos, tal qual eu.

Amei a maneira como ela inseriu no livro os nosso textos, como sendo, memórias do protagonista da história. Lá estão vários poemas, inclusive o que lhe enviei, na página 185. E, também o de Beth, na página 168.

A ponta de inveja, fica por ver que o Roberto P. do Amaral Pereira teve vários textos incluidos no diário do protagonista da história, mas, sei que se tivesse enviado outros textos ela teria incluido, e bem me lembro, das vezes que ela insistiu para que eu enviasse o texto para ela inserir na história, assim, a culpa de haver apenas 1 texto, é minha.

Já vi que a edição do Castelo dos Desejos, está com a edição esgotada, e esta semana, estarei emprestando a minha edição, especial, autografada para alguém.

Se vocês tiverem a oportunidade de ler este romance: Castelo dos Desejos, aproveite a leitura.

8 comentários em “Castelo dos Desejos – Cármen Neves

  1. Nossa fiquei curiosa para ler o livro da Cármen! Ela vai participar da I coletânea que estamos montando… Já tenho um pouco de idéia sobre a escrita dela, mas realmente fiquei curiosa pelo livro.
    Abraço

  2. Querido Adão!Como vai?
    Estou maravilhada com a tua interpretação do livro.
    Nunca pensei que, um homem, ao ler um dos meus romances pudesse despertar e trazer uma nova visão quanto ao amor.
    Todas as vezes que ouvia falar de Drácula, nunca o visualizei como um ser sanguinário, e, sim, um ser sedutor. Assim como o meu protagonista. Muitas leitores querem saber o endereço do castelo dele ( sorriso).
    Olha como são as coisas? O que tu mais gostaste, personagens imaginários convivendo com os reais, fui um dos pontos, pelo qual a Academia Criciumense de Letras, me rejeitou. Sim, me candidatei e eles não me quiseram por lá. Eu devo ser muito ruim, porque perdi para eu mesma. Sim, só eu me candidatei à vaga, na época – a cadeira de número 26.
    A parte que amaste um convidado não aceitou meu convite, justo porque seriam como sendo poemas do protagonista do Castelo dos Desejos.( ainda bem que as pessoas são diferentes!).
    Quanto a tua “inveja”, confesso que ao ler o motivo fui obrigada a rir. Explico porque o poeta tem vários poemas inseridos no livro: Quando escrevia a história, na parte dos poemas, lembrei-me dele devido gostar demais de seus poemas! O Roberto chega muitas vezes a ser melhor do que Neruda( opinião de Cármen Neves). Na verdade havia muito mais poemas dele. Só que, comecei a ler outros e fui convidando todos os que longo dos capítulos fui conhecendo. Pensei também, nas pessoas que adorariam ter a chance de ver, ao menos, um de seus poemas publicado. Para encurtar, reduzi a quantidade dos poemas do Roberto e inclui novos autores. Todos vocês me deram a honra de escrever comigo os poemas que, o meu protagonista “escreveu”, para jovem aprisionada em seu castelo – Mary. Realmente vocês abrilhantaram o livro.
    Do Castelo dos Desejos, tenho ainda, trinta exemplares à venda. Os meus dois primeiros livros é que têm suas edições esgotadas.
    Agradeço a indicação e o carinho de sempre.
    Um forte abraço, meu querido amigo !

    Cármen Neves.
    http://www.carmenneves.prosaeverso.net
    http://soparadizerquetenhoumblog.blogspot.com/
    http://www.recantodasletras.com.br
    http://www.artistasgaúchos.com.br
    ” Se você julga as pessoas, não tem tempo para amá-las”
    ( Madre Teresa de Calcutá – 1910-1997)

  3. Quanto as tuas indagações, vou dar uns pitacos.

    Acho que não existem regras para as pessoas amarem umas as outras, mas existem afinidades que aproximam as pessoas.

    Qualquer um está apto a amar, exceto os que tem problemas, como as pessoas que praticam crimes tipo serial Killer, esses não são aptos a amarem, são pessoas más por natureza.

  4. Putz…isso me fez lembrar um coisinha que estou devendo à amada Cármen e que ela sempre pediu – meu endereço. E como está Cármem? Tem noticias dela?

    Meu poema??? Ela colocou meu poema no livro dela?? Uauuuuuu…que chique heim benhê??? Mas qual poema? Lembro que deixei ela a vontade para escolher o que mais gostasse, mas ela nunca me disse qual foi o escolhido.

    Legal essa tua interpretação do livro de Carmen, maravilhoso. Amei.

    Bjs

Comentar este texto!

