Ações da alma Humana · Assuntos da Alma · Comportamento de homens · Mulheres, Fêmeas, Feminino · Opinitivo e Pessoal · Reconhecimento · Relacionamentos, casamentos e contratos · Vidas

Você será gratificado!


Ainda neste ano, quando conheci o blog da Beatriz, li o texto: Achado não é Roubado. Envie-lhe uma consulta por e-mail. Ela respondeu. Tudo bem. Cadastrei o blog na lista de feeds a ser acompanhado. Esta semana lembrei-me dela e do texto.

Na quarta-feira, antes do jogo da seleção, fui acompanhar uns parentes até a casa e no meio do caminho encontramos um celular. Um aparelho destes modernos, com recursos diversos. Para muitos um sonho de consumo. Para mim e Kátia, apenas um objeto perdido que fora achado por nós.

É, para mim, desconsertante, a maneira cafajeste com que as pessoas tem se corrompido com o aquilo que se encontra, e se justificam com este dito popular: Achado não é roubado.

O celular que encontramos continha algumas fotos, mensagens, agenda, videos além de meios de contactar a pessoa que perdeu o mesmo. Entretanto, ouvimos conselhos do tipo:

– Espera que o dono liga e oferece uma gratificação!

– Conheço alguém que desbloqueia o aparelho!

Ao contrário dos conselhos, identificamos o dono e na mesma noite fomos até a casa do avô e lá deixamos o aparelho. Mas, ao entregar o mesmo, observamos o outro lado da situação, ouvimos proposta semelhante pelo avô:

– Amanhã vocês passam aqui para receberem uma gratificação.

Se estimula as pessoas a devolverem tais objetos não por sentimentos, e por conduta, por modo de vida. Não se estimula por sentimentos nobres, mas por recompensas e ganhos. Trocaram os sentimentos por valore$. Trocam valores morais, éticos por valores financeiros, gratificações e satisfação monetárias.

Todavia, ainda que nunca recebamos algum beneficio por tal comportamento, nós assim o agimos, porque pensamos e sabemos que devemos fazer às pessoas, o que desejamos que as pessoas façam a nós.

Se aceitassemos praticar tais ações motivados pela gratificação e pelos valores, estariamos alimentando esta conduta, esta cultura do que vale é a grana no bolso, senão no devolvo o que você perdeu.

Ser e estar grato, não significa necessariamente receber beneficios financeiros, presentes e vantagens. Devemos agir e ccomportar assim, porque, esta é a ação correta, é moral, é ético, é benéfico, é altruista.

Como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.

E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.” Evangelho segundo Lucas 6:31-35

Incentive a gratidão, e não a gratificação e o bonus por ser o que deveria ser natural, moral e ético.

Anúncios

4 comentários em “Você será gratificado!

  1. Discordo de sua resposta. A midia, vez ou outra, noticia grandes exemplos de honestidade, principalmente oriundas das classes menos abastadas. O problema é que a Lei de Gerson passa ano, entra ano…ainda está para muitos e em todos os setores da sociedade. Beijos!

    Ué! Em que estamos discordando? Se é anunciado, “vez ou outra” não é verdade que se noticiam mais as noticias sobre corrupção? Não vi onde há as discordâncias!

  2. Se, veja bem, se…euzinha encontrar uma mala com 1 milhão de dolares…não espere que devolva antes de comprar minha hilux ok ??? 🙂

    Amore…uma vez perdi meu celular no BB, havia esquecido na máquina de tira tostões. Alguém encontrou, entregou para o segurança e o segurança ligou para minha ultima ligação. Ahhhhh fiquei tão feliz com tamanha honestidade que dei um beijo no segurança quando fui buscar meu celular. Um beijo na boca, é claro !!!!! Um selinho…diga-se de passagem. hahahahahahahahahaha…..
    Beijos

    Ainda existem muitos honestos, o problema é que noticiam muito os desonestos!

Comentar este texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s