Ações da alma Humana · Assuntos da Alma · Comportamento de homens · Opinitivo e Pessoal · Reconhecimento · Vidas

Galardão de um pai!


Existem algumas palavras que invariavelmente ficam restrita a uns poucos usos e algumas outras se tornam restritiva a uma ou outra atividade.

A palavra galardão, por se citada no Novo Testamento da Bíblia cristã como uma recompensa aos vitoriosos finais, é comum ouvirmos no meio cristão esta palavra como uma recompensa futura àqueles e àquelas que irão morar no paraíso.

Entretanto, galardão, além deste significado extraído da Bíblia, significa também:

  1. Obter uma recompensa de serviços valiosos;
  2. Receber um prêmio merecido;
  3. Obter honra por ação ou ato de bravura;
  4. Receber glórias por seus atos.

A nós pais, galardão, com todos estes significados acima obtemos quando recebemos elogios, reconhecimentos através de nossos filhos.

Jackson do Pandeiro cantava:

A alegria do vaqueiro

é ver a queda do boi,

A alegria de quem tá vendo

é dizer sempre quem foi.

Há sempre dois ou mais lados a serem observados. Há dois anos, por ocasião de fim de ano, fui fazer uma visita na casa de uma família. Inevitavelmente, as nossas conversas sempre tomam o caminho das conversas de determinadas épocas e ocasiões. Em fim de ano, com os jovens, as perguntas são sempre voltadas para as questões escolares.

– Passou direto querida!

– Fiquei em 4 recuperações!

Neste instante, a mãe entrou pelo meio, e pediu auxilio.

– Adão, não sabemos mais o que fazer para estas meninas se esforçarem mais. O que você faz com os seus filhos?

Assim são os filhos. Quando não atingem metas, nós pais ficamos envergonhados.

Estas metas, não necessariamente, são nossas metas. Eles tem que ter metas. Algumas vezes, podemos indicar uma boa meta. A esta jovem aconselhei-a pensando da maneira mais egoista possível.

– Seu pai deixa você sair com suas amigas sempre que você pede?

– Não!

– Ele compra sempre o que você pede?

– Não! Ele sempre diz que não tem dinheiro!

– Ele pagou quantas recuperações pra você este ano?

– 3 na primeira unidade. 2 na segunda unidade. 1 na terceira unidade.

– Se ele não pagasse tanto, será que ele, estando alegre, satisfeito com a filha que sempre tem boas notas, ele não te recompensaria por seu esforço e dedicação escolar?

Ela concordou. E, este ano, a mãe me agradeceu. Disse-me que desde aquela conversa, elas tem se esforçado. Diminuiram os gastos com as recuperações. Em reação ao empenho das filhas, o pai já fez algumas concessões às filhas. Já foi passear na capital. Já pode ir nalguns eventos da igreja deles com as amigas. etc.

A alegria dos pais é o sucesso de seus filhos. Um filho quando elogiado, quando bem sucedido, dâ-nos uma alegria incomensurável. E apesar da situação que por enquanto passamos, hoje, Kaio voltou da escola e nos avisou:

– Fiquei em primeiro lugar nas Olimpiadas de matemática na escola.

– Primeirão? Medalhão de ouro? – Perguntei admirado!

– Sim! Primeirão, em todas as turmas de sétimas séries e de todas as turmas de oitavas séries, nos turnos matutinos e vespertinos. E ainda sou o mais jovem aluno da sétima série. E vou concorrer com outros alunos para ser o representante da escola nas olimpiadas de matemática municipal.

Isto é um galardão! Vamos acompanhar de perto.

Anúncios

5 comentários em “Galardão de um pai!

  1. a HISTÓRIA DO NAVIO EU VOU CONTAR BELM LENTAMENTE EM UM BLOG CHAMADO diariosdenavio.wordpress.com que já está nbo ar, só falta digitar tudo oque está escrito em um caderno de ursinhos carinhosos.

    Vou acompanhar sempre estes relatos e noticias!

  2. Parabéns ao Kaio… tirar primeiro lugar em matematica não é pra qualquer um, definitivamente tem que ser bom, muito bom.

    Acompanhe sim, isso é mais importante pra eles do que pra nós. Ver os pais orgulhosos é pra lá de estimulante!!!!

    Agora pouco estava meio triste ao falar por telefone com o menino que fazia aula de guitarra junto com o Arthur, ele desistiu do curso, e não encontrou a palavra pra definir, “ninguém se importou com o que já aprendi”. Eu já havia percebido isso, e tentei fazer as vezes de responsavel dele, mas nunca é a mesma coisa. Estou torcendo por ele!!!!! Bjs

    Triste mesmo hein Sarah! Na escola sempre olhamos aqueles e aquelas que os pais nunca estão presentes. As vezes nos incomoda, o fato. E até, fica chato para nós está lá e perceber que a criança sente aquela inveja, aquele desejo de ter a presença do pai ou da mãe e não tem…
    Vemos também aqui, muitos deles nestas situações e até nos dizem: Fazer pra quem? Meus pais nem se importa comigo!
    Por mais que outras pessoas se interessem e mostrem carinho, eles sentem a falta dos pais!

  3. Parabéns ao Kaio….e boa sorte para ele nas Olimpiadas de Matemática….
    É essa Olimpiada que anualmente aparece na midia ??? E dá prêmios e bolsa de estudos aos vencedores?

    Lá em casa nós também tinhamos a obrigação, sem essa de mesada ou vantagens por boas notas.
    Só tive uma reprovação na sétima série e foi em matemática. Todas as minhas recuperações eram em matemática. Larguei uma faculdade de administração quando dei de cara com calculo 1, calculo 2, calculo 3….resumindo: eu odeio matemática.

    Então se orgulhe mesmo Adão….matemática é um pé no saco e uma criança que adora essa matéria é uma criança de um futuro brilhante… Bjs no coração

    Ele tá reagindo bem a situação que vivemos, e até, diz para nós que não entende a preocupação que estamos tendo com ele, pois, isso não doe, não incomoda, não fede, não faz nada… Eu, o incentivo, porque, além de inteligente, ele te uma preguiça do mesmo tamanho!

  4. Nossa, e imagino o orgulho do pai em receber uma notícia dessa do filho hein! Na minha casa era obrigação ir bem na escola. Não havia recompensa alguma. Nunca houve. E por precaução, também nunca quisémos saber se haveria punição. Bjocas!

    Aqui em casa a regra também é esta. Sem prêmios se passarem de ano. Mas, há sempre algo como recompensa. Ano passado, ganharam viagem de férias para Recife.

Comentar este texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s