Assuntos Aleatórios

Não ter certezas é torturante


Este dia foi apenas um engano. Pensavamos que estavamos próximo da solução; Fomos ludibriados pelos fatos e kaio-borges eventos que nos sobrevieram. Em certos momentos, estar vivo não é o mais importante. Em certos dias, o importante é não ter dúvidas. Esse dia de hoje, desejavamos ardentemente que estivessemos sem dúvidas, mesmo que em situação ruim. Mas, não foi assim que aconteceu.

Nem todos sabem dos dias angustiantes que estamos vivendo. Neste caso, aqui vai um resumo:

Recentemente Kaio, o nosso filho mais velho, (imagem ao lado), apresentou uma alteração do lado direito do rosto, logo abaixo do maxilar, como se pode ver na seta apontadora.

O que pode ser isto? Caxumba? Não há sintomas da caxumba tais como: “dores musculares, de cabeça, ao mastigar ou engolir, febre, falta de apetite, fadiga e inchaço”. Além disso, Kátia teve caxumba quando grávida dele. Com esta ocorrência, por tabela, o filho nasceu, imune à caxumba, porém, por via das dúvidas recebeu todas as doses de vacinas para sua idade.

O inchaço veio crescendo. Aumentou o volume e a textura. Quando apalpo levemente, apresenta-se de forma  arredondado, saliênte, e por tateamento, de aspecto poroso.

Leva-se ao pediatra. Apalpa-se. Mede. Faz perguntas. Pede-se exames. Nenhuma inflamação. Algumas pessoas que viram e opinaram dizendo:

– Não tá vendo que isto é da tireóde!

Para alguns destes, é necessário fazer desenhos, apontar no pescoço e ainda definir: “são glândula endócrina de situação anterior e inferior no pescoço, formada, habitualmente, por dois lobos unidos por um istmo, e que desempenha importantes funções metabólicas” – Dicionário Aurélio.

Voltamos ao pediatra. Apresentou-se o exames. Nenhuma informação conclusiva. Procure um dentista. Vamos para o dentista. Faz-se raio-x da arcada. Faz, não me lembro o que, que é panorâmica. Mais exata. Nenhum problema na dentição, exceto os dentões frontais.

Diz o dentista:

– Faça uma ultra-sonografia do lugar.

Voltamos ao pediatra. Vamos a clinica. A sonografia nada apresenta. Procure um neuro. Procure um Otorrino. E por fim, na última semana:

– Preparei as guias, os laudos. Esta é minha parte – disse o pediatra – separe os exames e leve seu filho para este especialista em Salvador. Ele pode indicar o melhor caminho para este caso.

Mais exames foram solicitados. Mais exames foram feitos, e o cofrinho esvaziando. Depois de vai-e-vem, vem o especialista e diz:

– Vamos fazer uma pequena incisão e retirar uma pequena parte para avaliar a natureza deste elemento, e determinar se ele é agressivo ou não.

– Peraí doutor. Este negócio apareceu ai. Cresceu. Não doe. Não incomoda a fala. Não atrapalha o cotidiano dele. Não interferiu na apetite. Ele não emagreceu. E, o senhor quer abrir, cortar um pedacinho. O senhor vai agredir este sujeito que por enquanto é uma preocupação passiva. O que pode acontecer depois desta agressão?

– Não sabemos!

– Quem vai fazer esta mini-cirurgia?

– Eu e meu colega!

– E o seu colega, o que diz?

– Ele tá vindo ai!

Não esperamos. Dirigimo-nos à sala do colega. Pegou os exames. Olhou. Observou. Apalpou. Mediu. Fez perguntas e disse:

– Não vou mexer em quem está quieto. Volte ao otorrino, e peça a orientação.

Nem sempre ser pobre é a pior das situações. Em nossa experiência atual, não ter certezas é torturante. Quando um economista erra em suas analises, empresas e pessoas perdem dinheiro; Quando um contador erra em seus cálculos as empresas e as pessoas podem ser autuadas em processos; Há profissionais que quando erram, vidas são perdidas.

Enquanto isto, voltamos de onde saimos. Andamos de lugar nenhum, e chegamos em lugar algum. A vida continua. Amanhã tem clientes a ser atendido no intento de angariar mais fundos. Afinal, não é atoa que o simbolo de alguns profissionais é uma cobra.

Para ficar bem informado de assuntos relacionados à saúde e da medicina visite e cadastre-se no Bibliomed. O conteúdo não é totalmente gratuítos, entretanto, muitos bons artigos são publicados e disponibilizados de forma gratuítas, até irem para o acervo e conteúdo não gratuíto.

Anúncios

11 comentários em “Não ter certezas é torturante

  1. Saúde é uma coisa delicada né meu amigo?!? Isso me aflige mto qdo tenho que correr com minha mão ao médico… Mas é a vida, temos que cuidar de quem nós amamos! Melhoras p/ o filhão! Td de bom!
    Bjs

    Obrigado querida. Quando alguém adoece na família, toda a familia, ou quase toda a família sofre juntos.

  2. nossa meu amigo, que situação, o pior é como disseram acima ser feito de ping pong, de um lada para o outro, o importante é tentar descobrir realmente o que é e porque apareceu. []’s a todos aí em Irecê.

    Obrigado Veri. Não há mal que dure para sempre!

  3. Eu sou a favor de verificar sim, a “natureza do elemento”. Assim, poderemos ficar aliviados ou completamente desorientados. Mas, o momento é hoje. E como somos amados e temos amigos, teremos colo e sorrisos ao final, ficarmos calmos e serenos, pois nao será nada de ruim. Bjs

    Vai ser verificado. A minha revolta é quem poderia ter melhor orientação não saber como fazer, mesmo havendo meios de se fazer.

  4. Querido, liguei e estava desligado no sabado. Ja submeteu ele a Ressonancia? Vou te ligar hoje.
    Bjs

    Tudo bem. Ele foi submetido a uma Punção. O material foi enviado para um laboratório em Brasilia, chega nestes 30 dias

  5. Eu acho que o pior de tudo é ficar sendo feito de bolinha de ping-pong sem direção. Vai e volta e não tem nada definido. Certo, que o inchaço não é normal… e nem sempre o que não incomoda não é nada. Eu estaria na mesma situação, sem saber de nada, e na dúvida de como saber o que fazer. Bjs

    Isto se repete por todo o Brasil, e talvez pelo mundo afora!

  6. Pior do que adoecer, é não ter diagnóstico conclusivo. Isso gera muita angústia tanto no paciente como na família. Só resta torcer para que se descubra o mais rápido possível do que se trata e que não seja nada importante. Boa sorte e saúde para o seu filho.

    Obrigado querida. Estamos indo e vindo. Uma hora dessas acharemos a porta certa.

  7. eu não tenho nada disso..nao tenho tireoido, só o dente que doi mas nao adianta reclamar eu tenho medo de dentista e nao tenho grana. Se nao deu nada, se os exames nao deram em nada, porque preocupar? Pelo menos teve como pagar, outras pessoas passariam anos e nao conseguiria.
    mas se eu fosse voce eu deixaria retirar um pedaço do inchaço, assim eles fariam um exame e descobriria se tem algo escondido. 🙂 meus pés pararam de inchar, pelo menos eu nao vejo mais, remedio? tomo limonada todo dia agora 🙂

    Quando os exames não apresentam nada, e há um inchaço é preocupante. O que pode ser? Ter dinheiro para poder pagar, e ser grato, é como eu dizer: Obrigado por não ser tão desgraçado quanto aquele outro ali. he he he he

  8. Olha Adão…deixa eu te falar uma coisa. Muito legal essa atitude tua de suspiro e indignações em relação a determinadas posturas médicas. Tenho certeza de que outros pais se verão na mesma situação e outras pessoas com os mesmos sintomas e dúvidas se encontrarão em você. Quando tive endometriose e comecei a falar sobre o problema…conheci uma penca de mulheres endometrioticas. Quanto descobri a Sindrome do Panico, conheci uma penca de mulheres, homens e crianças com Sindrome do Panico. Quando descobri o problema no nódulo na tireoide, descobri uma penca de gente que também teve ou tem nódulos na garganta. Quando quebrei o dedinho dando topada no sofá, conheci uma penca de gente estabanada que também quebrou dedinho dando topadas em sofá. E acaba virando uma troca de energia boa, positiva.

    Confie e continue lutando por seus filhos. Qualquer dúvida procure a Associação Brasileira/Regional de Medicina ou Associação Brasileira/Regional de Endocrinologia (se for o caso)….com certeza eles vão te ajudar e muito.

    bjs no seu coração e fé…muita fé !!!!

    Agora que ele sabe da situação anda aproveitando. Tá mimado. Pidão. Exigente. Aproveitando da situação!

  9. Minha mãe tb tem nódulos na tireoide e não precisou operar, mas tem que fazer acompanhamento.
    Não sei muito oq dizer mas posso te convidar a vir pro ES e aki procurarmos algo pra ajudar…
    Conte comigo! Deus vai mostrar a solução. Nunca se esqueça que sobre Ele vc pode lançar todas as suas ansiedades e preocupações, pois Ele tem cuidado de vós …

    O problema querida que não é tireóide. Temos que saber o que é, se bem que, a minha teoria sobre o caso até o momento foi deixada de lado. Nenhum deles deu atenção.

  10. Adão meu querido, não le mais seus emails??? Estou com o telefone de alguém em salvador que é especilista em cabeça e pescoço, trabalha em um hospital referencia em salvador, e atende em irecê.
    Esse final de semana não vai estar aí mas no proximo sim, mas se quiserem podem ir a salvador.
    Trabalha no Hospital Aristides Maltez. Nos seus emails tem meu numero… Faço coro a Beth, precisando, venha para o Rio, já são duas por aqui!!!! Quase dei um troço por falta de noticias. Beijos

    Querida, Jà respondi dois dos seus e-mails, e no entanto, depois disto, confesso que não tenho mais lido emails. Mas, o telefone que você me enviou tá guardado, bem como o nome do médico, do Torres, e todas as informações que você enviou foi impressa e está na bolsa de Kátia.

  11. Não foram para Salvador? Já voltaram?

    Eu tenho 3 nodulos na tireoide, vc bem sabe disso e ainda não os operei. Como os descobri? Iindo parar na emergencia cardiologica. A doutora cardiologista olhou para mim e percebeu o aumento na tireoide. Sentenciou: vc não está infartando. Está com sindrome do panico, depressão e nódulos na tireoide.
    Pronto!!! Ai mesmo que eu dei todos os ataques do mundo…como assim? Depressão?? Sindrome do Panico?? Eu?? Logo Eu?? E a cardiologista ainda disse: é uma enzima que falta no cerebro, precisa de remedios, terapia, exercicios, boa alimentação. Não tem cura e acontece até mesmo com crianças. E me fez prometer procurar um endocrino, um psicologo e cuidar dos nódulos.

    Nunca procurei o psicologo (comportamento errado esse e desse ano não passa). Mas procurei imediatamente um endocrino e me encaminhou para a Escola Brasileira de Cirurgiões, em Botafogo e lá fiz a punção dos nódulos, com a equipe de um dos maiores especialistas . Descobriram que apesar de estar localizado na tireoide, eles não foram originados pela tireoide. Meus exames de sangue ligados aos hormonios estão normais e os nódulos são benignos. Nodulos rigidos e cirurgicos e ainda estou protelando na cirurgia. Cansei de tanta cirurgia na minha vida. Darei um tempo antes de meterem a canula no meu pescocinho.

    Adão vc é pai e quem sou eu para aliviar seu coração e suas dúvidas…já conversamos muito sobre isso, mas tenho certeza de que logo tudo será resolvido e nesse caso do Kaio sou a favor da punção do nódulo para a biopsia antes de qualquer procedimento cirurgico.

    Tenho certeza que logo Deus colocará um bom médico em suas mãos que iluminará as suas ideias e lhe dirá o caminho certo.

    Eu diria correndo para vc: Venha para o RJ ou vá para SP que temos os melhores hospitais e médicos do Brasil. Mas eles vão precisar da presenca de Kaio, as consultas são demoradas e ele está em periodo letivo. Enfim…vcs devem pesar sempre, em conjunto, em familia, a melhor decisão a ser tomada sem assustar Kaio.

    Precisando…vc sabe o que fazer neh ? Bjs no seu coração e sorte !!!

    Não fomos a SSA. Ficamos em Irecê, e foi colhido material e enviado para Brasilia. Fizemos as contas, e ir para SSA e voltar, seria mais caro, e para pesquisar, optamos por enviar o material e posteriormente, se for necessário, vamos!

Comentar este texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s