Ações da alma Humana · Comportamento de homens · Reconhecimento · Vidas

O dia de hoje, muitas lembranças.


Há no Brasil muitas injustiças sociais. Há no Brasil um enorme abismo quando o assunto é distribuição de renda. Quem é rico, é rico quem é pobre é pobre. Entretanto, isto não é de agora. Isto vem de longas datas.

Fui ensinado num tempo, em que ser patriota, era conhecer os símbolos nacionais, cantar as músicas e hinos oficiais em datas especiais. Uma pena, lamentável que isto hoje seja visto com desdém, um certo ódio e até desprezo por alguns.

Quando criança, cantavamos hinos lindos como nestas estrofes abaixo:

Como é sublime
Saber amar,
Com a alma adorar
A terra onde se nasce!

Amor febril
Pelo Brasil
No coração
Nosso que passe.

Duvido que 0,01% de vocês que leram tais palavras saibam, sem pesquisar no Google, que canção é esta.  Outras palavras deste hino diz assim:

Em nosso valor se encerra
Toda a esperança
Que um povo alcança.

Quando altiva for a Terra
Rebrilha a glória,
Fulge a vitória.

caxiasHoje, 25 de Agosto, é o dia dedicado ao Soldado.

A data é também o dia de nascimento do Duque de Caxias. As estrofes acima faz parte da Canção do Exercito que cantavamos todos os dias 25 de agosto, em comemoração ao dia do Soldado, quando, havia grandes exibições por parte dos soldados do Tiro de Guerra e tais comemorações eram sempre realizadas na semana do Soldado.

A Banda do Exercito – (Faça Download da MP3) parava em frente ao coreto municipal e tocavam e também cantavam alguns hinos. Este ai, era cantado sempre no dia dedicado ao Saldado. Outros hinos também eram cantados e tocados pela banda do Tiro de Guerra. Até hoje, sei muitos deles, ou talvez saibam todos que aprendi quando menino.

Se você não sabe, você pode visitar o Site do Exercito, ler, e fazer o download dos arquivos em formato MP3 de tais hinos que fazem parte da história, e do patriotismo dedicados a esta nação.

. Hoje, tal data e tais canções, além de não serem divulgadas, são muitas vezes ridicularizadas por alguns que se dizem os verdaderios patriotas deste país.

Para mim, torcer para os atletas não é tão importante quanto dizer e viver assim como descrito no hino do Exercito:

Como é sublime
Saber amar,
Com a alma adorar
A terra onde se nasce!
Amor febril
Pelo Brasil
No coração
Nosso que passe.

Porém, com a falta de respeito imperando, se implantando, enraizando nas diversas camadas sociais, não há mais como saber o poder do sublime saber amar, e com a alma adorar, a terra onde se nasce! Parece não haver mais amor febril pelo Brasil, resta-nos as estrofes de uma outra canção, que faz parte dos símbolos e hinos nacionais, que diz:

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil;
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.

Mas, estas palavras são do hino do dia 7 de Setembro: Dia da Independência. Eu tenho orgulho de ser brasileiro, e não é só por que somos penta-campeões mundiais de futebol.

Faço parte da Rede Social dos Blogues

Anúncios

8 comentários em “O dia de hoje, muitas lembranças.

  1. olá amigo! é sempre bom entrar em outros blogs e ficar a saber novas coisas
    amigo,hoje não deixo um poema meu ,mas sim uma dedicatoria que me fizeram
    cá espero por ti
    bjos e boa semana
    carla granja

  2. Olá tudo bom, rapaz?
    Bah, tb sou desse tempo…e eu realmente adorava…me sentia importante..hehe
    Confesso que nao sei o nome dos hinos mas sei cantar todos…lembro tb que cantava algo do tipo…”cisnei branco… vai deslizando num mar azul”, acho que é da marinha!

    beijinhos e até

  3. Adorava desfilar em 7 de Setembro e ser porta bandeira do colegio, ser responsavel pela bandeira era o maximo pra mim.
    Amor pela Patria não existe mais, ainda me lembro das aulas de moral e civica, foi retirada da grade pedagoga, é uma lastima!!!!

    Não tenho orgulho do Brasil ser penta, talvez se ainda estivesemos na epoca do Pelé, os salarios dos jogadores chega a ser uma ofensa ao resto do País!!!!

    Bjs

  4. … 🙂

    Depois quando cresci, já mocinha e faceira, ficava pendurada na janela do colégio por volta das 17:00 horas, esperando os “requinhos” passarem assim que saiam do quartel. E quando eles olhavam para o colégio e as meninas penduradas na janela, nós gritávamos: “Papagaio do Governo.”

    Hoje, de militar na familia temos apenas a minha prima que recentemente passou no concurso para oficial da Marinha, ela é psicologa!!! Tão bonita fardada de branco e era o sonho dela seguir a carreira na Marinha, foi uma das primeiras colocadas.

    Bjs Adão
    boa semana para ti !!!!

  5. Como filha de militar….curti muito essa fase de desfiles de colégio e paradas militares !!!! E nosso hino nacional é a coisa mais linda de se ouvir…cheguei a trabalhar com uma das gerações da familia Duque Estrada.

    Beijos Queridão !!!

Comentar este texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s