Blogagem Coletiva · Meme, Selos e Atividades · Participação, informação, comunicação · Reconhecimento

Blogagem Coletiva – 01 a 07 de Agosto


Luma, neste texto, nos últimos paragrafos, avisou sobre a Blogagem coletiva proposta pela Denise do Blog Sindrome de Estocolmo. A Blogagem é em função da semana da Amamentação.

Sobre a amamentação, tenho lembranças da família, de meus irmãos e irmãs. Minha mãe sempre nos amamentou. E, havia lá, pras bandas do interior de MG, na cidade de Nanuque, a seguinte frase sobre amamentação:amamentacao

– Filha mulher pode mamar até um ano, filho homem, seis meses se Deus quiser!

Querendo ou não, a amamentação era incentivada entre elas mesma. A regra era simples como descrita na frase:

a) – “Menino Homem” = Amamentava-se até os seis meses;

b) – “Menina Mulher” = Podia amamentar até os 12 meses

Nesta época, não havia tantas campanhas incentivadora às mulheres para a amamentação.

E, porque se incentiva tanto hoje, se tal atitude, deveria ser algo tão natural?

É porque, os tempos mudaram. Alguns mitos modernos se espalhou, e tem feito um mal à jovens mães, por isto, é necessário incentivar estas jovens de que a amamentação:

  1. NÃO faz os peitos cairem;
  2. NÃO prejudica a estética do busto;
  3. QUE o leite materno NÃO é fraco;
  4. QUE só aquelas que tem peitos grandes são boas de leite;
  5. Outras inverdades sobre amamentação.

Noutros tempos do passado, havia criticas às mães que amamentavam por dois ou mais anos. Entretanto, mesmo assim, existiam aquelas, que mesmo sob críticas, amamentavam seus filhos por longos anos. O recorde foi o de dona Ana que amamentou o filho caçula por sete anos.

– Ah! Adão Braga, mas você não tem peito, não é mãe, não amamentou, como é que você vai opinar sobre o que não conhece?

– Como não? Eu, fui amamentado por mais de 12 meses, assim como meus irmãos. Sei muito bem dos beneficios da amamentação. Posso até garantir que amamentação, não faz meninos feios ficarem bonitos, mas, fazem-nos ficar inteligentes, fortes, sadios. Imagine, seu filhinho que já é lindo… sendo amamentado, o céu será o limite!

O único exemplo negativo sobre amamentação que conheço, aconteceu lá no internato.

No colégio interno, viviamos isolados do mundo. Era uma raridade uma TV liberada. Não se podia comer carnes. Certas liberdades não existiam. Naquela época, várias outras sanções, regras, exigências, leis, estatutos, vigias, vigilantes e “dedo duros” existentes no colégio interno.

Numa determinada casa a TV estava ligada. Um estudante de teologia passava pela frente da casa, e parou em frente à porta e ficou olhando a reportagem que passava na televisão. A dona da casa, estava na sala amamentando, e acusou-o de estar olhando para os peitos. Ele foi expulso do colégio, e expulso do curso de teologia.

Há mulheres que não amamentam por vergonha de dar o peito a sua cria em lugares públicos. Vergonhosa atitude!

8 comentários em “Blogagem Coletiva – 01 a 07 de Agosto

  1. Adão, como vai? Eu amamentei três filhos e, meus seios não são caídos (isso que tenho 42 anos).
    Um abraço e espero tudo esteja bem.

    Hummm! bom saber! Imaginação curta e desconhecimento de muitas outras, não é mesmo?

  2. Adaõooooooooooooooooo…….como poderia esquecer? Domingo é dia dos pais !!! Então, antecipadamente, te deixo um dia muito feliz ao lado de seus filhotes!

    Olha…vc não é a mamãe, não sentiu as dores do parto e nem deu de mamar…mas toda vez que você me fala ao telefone: “estou levando Pedro ao colégio”…ai eu vejo que a paternidade tem um nome: Adão.

    Feliz Dia dos Pais e saiba que não é o dinheiro, não é o luxo, não são os prazeres efemeros que fazem dos seus filhos esse meninos dóceis, gentis e amorosos. Não os conheço, mas sinto que eles seriam felizes mesmo que tivessem um carrinho de rolimã para brincar e apenas feijão e farinha para comer.

    Pois o principal, você e Katia já dão: amor e uma familia unida, apesar dos pesares das atribulações e sufocos diários. E o que importa para eles é a sua presença e o amor que você os dedica. E é por esse amor e por causa desse amor, que poucos pais sabem dedicar, que eles serão homens de bem.

    Feliz Dia dos Pais não é mamãe…não é a mamãe!!! rs rs rs rs

    O dia foi como eu sempre desejo: O dia todo em casa!

  3. Muito bem lembrado Pri… já tive rubeola com 14 anos e fiquei 15 dias trancada em casa para evitar contato, principalmente com as grávidas, pois é perigossíssimo e transmitida pelo ar. Eu já tive…será que tenho que me vacinar? Vixi…vou até procurar saber direitinho sobre isso ai.

    Essa campanha da vacinação é nacional…só não sei a data aqui no RJ..se também é amanhã. Mas, muito bem lembrado. Vacinação é questão de prevenção e saúde. Bjs e bom final de semana! Parabéns Adão por aderir a blogagem coletiva e Priscila pela lembrança da campanha contra a rubeola!

    Obrigado a voces por tudo isto. A Pri tá me devendo, mas diz que não paga, e vai continuar negando a dívida… ô galega enrolada!

  4. A questão de amamentar em publico, vale o bom senso, a maioria dos espaços publicos tem um cantinho reservado a este momento, sem contar os diversos tipos de sutiens proprios para a amamentação e a fraldinha como sugere a Julie. A alma humana é cheia de psicoses, entre elas a tara por mulheres gravidas e amamentando, digo por experiencia. Amamentação é um momento Mãe e filho, e deve ser preservado, sempre.

    Eu concordo!

  5. Na minha primeira gravidez ouvi horrores sobre a amamentação, com seios pp que se tornaram gg, era um”vai cair tudo” daqui, outro dali, até conselhos pra tomar remedios que secam o leite eu ouvi, a justificativa era que eu ficaria com seios horriveis, mas segui os conselhos de minha mãe, é amamentando que os seios voltam ao tamanho normal sem problemas, e voltaram ao tam. pp sem despencar, se mostrar uma foto minha amamentando ninguém acredita, mas esse negocio de seios grandes tem mais leite também é tabu, queria ter amamentado mais, o segundo filho eu ainda apelei por mais tempo, até os sete meses, depois da academia produzia um pouco de leite, então corria pra casa, sabe que chegaram a me dizer que o leite produzido depois dos exercicios era toxina do meu corpo??? Mamães, amamentem, é uma troca incomparavel, ainda sinto saudades daqueles olhinhos fixos em mim enquanto eram alimentados. Se eu tivesse que descrever a sensação que proporciona, não saberia em palavras.

    Meu caro, por isso a minha admiração, um homem escrevendo tão bem sobre um assunto que boa parte das mulheres desconhece. Parabéns!!!!

    Obrigado querida, obrigado!

  6. Ainda não sou mãe mas tendo leite, com toda certeza amamentarei. Concordo com a Julie em relação a fraldinha.
    Ps.: Aki no ES, amanhã é dia de vacinação contra rubeola. Para aquelas que pensam em ser mãe, é muito importante se vacianarem. Vamos lá mulhereda garantir a saúde de nossos futuros bbs. Bom fds!

    Nós iriamos ser vacinados, mas, a enfermeira disse: Só menos de 40!

  7. Quando li o post ontem…logo pensei na delicadeza das mães que colocam o pano para cobrir os seios quando amamentam em público….por isso achei lindo o que a super e mega momyzinha Julie escreveu. Também vejo assim….um ato respeitoso, delicado e fraterno. O leite materno é tão importante e tão significativo como doação de amor que algumas mães adotivas desenvolvem técnicas para poderem alimentar seus filhos de coração com o leite de seus seios. Isso é lindo neh?

    Sobre a doação do leite materno, quando estavamos línguas antigas do Canon Bíblico, havia uma referencia sagrada de um dos nomes para Deus, que fazia referencia ao ato feminino de alimentar às crias, e era como se Deus agisse como as mulheres: Arranca um pedaço de Si, por seus filhos, que era representado por uma mulher amamentando.

  8. Eu sempre amamentei com muito amor. O tempo, era o bebe que determinava. Sou muito grata por eles ter querido ser amamentados por mim. Sempre foi uma troca justa!

    Só discordo, daquelas mulheres que colocam o seio à amostra. O ato (em mim) deve ser respeitoso, delicado, fraterno. Pode-se colocar uma fraldinha em volta do seio. Nao há necessidade de colocar o seio totalmente em exposiçao. Belissimo post Daozin… Bjs meu anjinho!

    Obrigado querida… recebi suas noticias e fiquei alegre em saber das novidades, além é claro da nova vida!

Comentar este texto!

