Ações da alma Humana · Assuntos da Alma · Comportamento de homens · Mulheres, Fêmeas, Feminino · Reconhecimento · Relacionamentos, casamentos e contratos · Vidas

Há beleza em ser humano


Eu não creio em destino, e tenho algumas reservas quanto ao Livre Arbítrio. Mas, há quem creia que todos estamos destinados a algo, que temos um carma, uma missão a cumprir. Seja qual for o caminho filosofico-espiritual-“dialético-nirvanico” que voce advogue, eu tenho, segundo a analise de um professor da faculdade de teologia, um dom especial para as pessoas deste mundo: saber ouvir, e ouvi-los.

Procurei o professor Carlos para uma conversa sobre a minha situação. E contei-lhe dos problemas que enfrentava em ser aquele amigo, aquela pessoa que ouvia todos os amigos e todas as amigas, e sempre depois de ouvi-los, abandonado. O meu desejo era não mais perder o contato e o convivio com tais amigos, mas, o professor Carlos não soube me ajudar. Enfim, sair com uma definição, e sem uma solução.

Muitas pessoas me busca para desabafar seus problemas e, busca aqui, a ajuda que falta. Muitos e muitas desabafam de uma forma única. Ouço problemas diversos de pessoas diversas. Seja por e-mail, telefone, e ou conversa cara-a-cara.

Até então, tudo normal. O que é esquisito, é que muitas destas pessoas depois de revelar a mim seus problemas, suas fraquezas, indecisões, situações, complicações, na manhã seguinte passa a evitar qualquer tipo de contato comigo.

Há pessoas que depois que me conta seus problemas, depois simplesmente se envergonham e quando me veem na rua, vira o rosto, finge entrar em lojas, desvia o caminho, e não tenho certeza, mas, passam a me evitar, como se eu fosse cobrar uma decisão, uma posição e ou que sou indiscreto o suficiente para comentar, perguntar sobre o caso em público.

Uma das características que admiro “nestes” que são homossexuais assumidos, é a maneira vibrante como eles assumem a vida. Eles tomaram sua decisão, e vivem-na. Ainda que sofram preconceito, e muitas formas de perseguição e destrato, eles talvez nem compreendam, mas, vivem a plenitude de sua natureza humana, com suas bondades e também suas maldades.

Não se assumir como humano, como um ser dotado de aspectos diversos, traz para muitos uma cobrança de juros altos.

Eu sou humano! Eu tenho fraquezas. Eu tenho virtudes. Acerto. Erro. Amo. Odeio. Humilho. Sou humilhado. Cresço. Diminuo. Sonhos. Pesadelos, … Isto faz parte de mim e ajuda a ser ou não ser o que sou.

É maravilhoso ser humano, ser o humano, que sou! Quando as pessoas, cercadas de conceitos perfeitos, estabelecem metas altas para os padrões humanos – Querer ser perfeito á semelhança de Jesus – a curto e a longo prazo, na esfera que vivemos, o fim destes, é o “fracasso-depressivo-desiludido” da meta não alcançada.

Se tem um ser no universo que entende a situação humana, este ser é o nosso Pai e Criador. Ele tem meios de entender a natureza humana, e saber os motivos pelos quais, ou os meios, que conduziram cada qual no beco sem saida, ou fundo do poço aonde se encontra.

Admiro a forma como os poetas veem o mundo. E a música Carne e Osso na voz de Zélia Duncan, é uma maravilha de expressão poetica da situação humana:

Carne e Osso – Zélia Duncan –  Composição: Moska e Zélia Duncan

Alegria do pecado
Às vezes toma conta de mim
E é tão bom
Não ser divina

Me cobrir de humanidade
Me fascina
E me aproxima do céu…
E eu gosto

De estar na terra
Cada vez mais
Minha boca se abre
E espera

O direito ainda
Que profano
Pro mundo ser

Sempre mais humano…
Perfeição demais
Me agita os instintos

Quem se diz muito perfeito
Na certa encontrou um jeito
Insosso!

Pra não ser de carne e osso
Pra não ser
Carne e osso!

Se voce vira a cara para quem te ouviu com vergonha de uma situação tão humana, voce está só confirmando o que voce é: H U M A N O! e atente para a letra da música: 

“Me cobrir de humanidade, me fascina, e me aproxima do céu… e eu gosto de estar na terra cada vez mais”

Na faculdade de teologia, fui mal visto e interpretado, quando num debate acirrado sobre a Doutrina da Salvação pela Graça mediante a Fé, eu respondi a seguinte pergunta:

– O que precisamos ter ou fazer para que Jesus nos salve?

– Ter pecados e sermos pecadores!

Ser humano é bom demais, ser divino é uma meta elevada para qualquer um de nós. Problemas todos temos. Não crie mais um para voce.

18 comentários em “Há beleza em ser humano

  1. Bacana demais!

    De vez em quando releio meus textos, e, já me peguei lendo algo que eu escrevi e que eu mesmo gostei! he he he he,… foi erro mesmo, nada de pensar que sou bom, o bam-bam-bam…

  2. Adão.

    O lado negativo de ser “aquele amigo que sabe ouvir”… é sentir a necessidade de falar e não ter ninguém que saiba escutar.

    Eu tenho a mania de exigir das pessoas que me cercam as qualidades e princípios que eu possuo.

    Tenho consciência de que não posso cobrar dos outros o mesmo “saber ouvir” que possuo.

    Mesmo assim… fico meio frustrado.

    O lado positivo… é uma sensação de não estar traindo a si mesmo.

    Sendo e fazendo algo que me dignifica… e me faça gostar mais de mim mesmo.

    Não faço isso por recompensas vindas do Céu.

    Pois.

    Não quero o calor do fogo do inferno… nem o marasmo do tédio do paraíso.

    Prefiro esse lugar maravilhoso e incoerente chamado TERRA… e curtir a minha vida terrena… por muito… muito tempo.

    Abraço.

  3. eu nasci pra ser livre =)

    Bem, escutar os outros é foda. Ter um problema é uma carga pesada, escutar e ter que levar consigo um monte de problemas – mesmo não sendo da gente, não tem como a gente escutar o outro e simplesmente deixar de lado – é pior ainda.

  4. Não sabia que ontem foi seu aniversário. Mas estou aki hj pra te desejar tudo bom.
    O salmista dizia ” que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tens feito…” é isso que posso fazer por você nesse dia, agradecer a Deus por tantos livramentos e bênçãos derramadas na sua vida e na vida de sua família.
    Parabéns Adão! Que essa data se repita por muitos e muitos anos.
    Obrigada por me ouvir, talvez você não imagine como é grande e importante esse dom que Deus te deu de ouvir as pessoas pacientemente. Faz diferença na vida daqueles que precisam desabafar …
    Grande abraço!

  5. Meu querido, quero te desejar muitas felicidades, só hoje não, sempre….

    Rsrrsrsrsrsrs, tá ficando mais usado, kkkkkkkkkkkk.
    Esquenta não.

    Tens um cantinho bem especial em meus pensamentos.

    Feliz aniversario!!!

    Beijos

  6. eu sou humana, as vezes acho que erro mais que acerto, e tem horas que admiro os animais, não pensam muito pra viver, não precisam serem aceitos, não precisam de emprego, nem status, não precisam se humilhar, não precisam pedir.
    Eles nascem, crescem, cruzam, procriam e morrem. Tal como nós, mas nós complicamos mais a natureza que deus deixou, e deus fez ser humano muito cheio de falhas.

  7. “…Eu sou humano! Eu tenho fraquezas. Eu tenho virtudes. Acerto. Erro. Amo. Odeio. Humilho. Sou humilhado. Cresço. Diminuo. Sonhos. Pesadelos, … Isto faz parte de mim e ajuda a ser ou não ser o que sou…”

    Ontem te disse: “os seres humanos são loucos e cada um com sua loucura.” Mas, por causa de seres humanos assim como você, preocupados e dedicados a outros seres humanos, é que vale muito a pena ter dilemas com quem dividir.

    Não espere muito das pessoas….mas continue se doando mesmo que em você haja dores inaudiveis. O doar, saber se doar é o que enriquece o homem.

    De repente, na melhor das hipóteses, ela não percebeu que você estava ali…pronto…para novamente ouví-la.

    Beijos e bom final de semana…..

  8. Adão vc esta na profissão errada, devia ser psicologo.

    Você tem a capacidade de fazer as pessoas se ouvirem, e isso causa um certo desconforto.

    Tudo que é ou parece ser perfeito me repele, tenho uma nitida sensação de falsidade.

    Mas sabe o que me chama a atenção nisso tudo, com que VOCÊ conversa sobre seus problemas?? Geralmente as pessoas com grande capacidade de ouvir é cercada de pessoas que só tem tempo de falar, e quando não tem o que falar, fazem isso, se afastam.

    ontem entrei no msn pra receber um arquivo de um cliente, minha conexão caiu quando voltei vc não tava mais, snif, snif.

    Beijinhos

  9. Adão, meu amigo, veja só a forma com que você é cobrado na proporção em que fortalece laços de amizades. Essas pessoas realmente sentem medo da transparência, porque para elas é como se a luz matutina entrando pela janela num amanhecer ensolarado devesse vir em “quotas de raios de sol” conforme o humor da pessoa que abre a janela. Ter clareza parece coisa igual a ter um grande poder. Só falta uma delas se dirigir a você, num momento desse, dizendo aquela frase do filme do Homem Aranha: “grandes poderes vêm acompanhados com grandes responsabilidades”.
    ……………
    E aí, é só você aguardar o próximo grito de: “socooorro, alguém me ajude…”!

Comentar este texto!

