Ações da alma Humana · Reconhecimento · Vidas


Não fui, na infância, como os outros
e nunca vi como outros viam.
Minhas paixões eu não podia
tirar de fonte igual à deles;

e era outra a origem da tristeza,
e era outro o canto, que acordava
o coração para a alegria.

Tudo o que amei, amei sozinho.
Assim, na minha infância, na alva
da tormentosa vida, ergueu-se,
no bem, no mal, de cada abismo,
a encadear-me, o meu mistério.

Veio dos rios, veio da fonte,
da rubra escarpa da montanha,
do sol, que todo me envolvia
em outonais clarões dourados;

e dos relâmpagos vermelhos
que o céu inteiro incendiavam;
e do trovão, da tempestade,
daquela nuvem que se alteava,
só, no amplo azul do céu puríssimo,
como um demônio, ante meus olhos.

Edgard Allan Poe

6 comentários em “

  1. Iara, Você puxou fundo agora a minha memoria, além do som cheiro, sabor e textura……
    Adão, to preocupada com seu sumiço… Problemas resolvidos? Beijinhos!

    Estes aqui, todos! O meu sumiço tem explicações diversas. Um delas é que estes dias, tenho estado na corda bamba. Cheques a vencer, clinicas, crianças, escola, trabalho, e muito sono!

  2. 😦 Que rolo esse entre voc e e alguns blogueiros!!! nem me fale porque eu ja me meti em muitos 🙂

    “Tão só, tão só
    Meus sonhos se perderam
    Num momento em que você me disse adeus
    Tão só, tão só
    Eu me acostumei a ver a vida
    Pela luz dos olhos teus”

    So Pra Contrariar

    Não sei que música é essa, não sei se gosto, não sei se já ouvir. Tá ai um grupo que nunca entendi aonde os fãs veem talento neles! Nunca me agradaram!

  3. Adão, Antes de tudo. Valeu pelo toque. Eu deletei o link do blogue malvado. Quanto ao poema… eu só tenho a dizer que admiro o Edgard Allan Poe… ele é um dos melhores poetas e escritores… (na minha opinião)… da história. Abraço.

    Quando li sobre E. A. Poe a primeira vez, soube que ele era talentoso tanto quando William Shakespeare, mas, que era descontrolado na bebida desde a juventude! A primeia opinião foi de preconceito com o fato do alcoolismo dele; reavaliei minha posição, e leio-o sempre que me aparece oportunidade!

  4. Belo poema, um triste e atormentado poema, aliás Edgar Allan Poe era um atormentado poeta. E assim viveu e assim morreu.

    Vou chegar atrasada na faculdade, mas passei para dizer-te;: nem tão só assim, afinal, um só com tantos outros sós, acabam se completando.

    Fui
    Lindo dia para ti !!!!

Comentar este texto!

