Opinitivo e Pessoal · Relacionamentos, casamentos e contratos · Vidas

Modelos utópicos.


É comum ouvirmos algumas palavras repetidas ao longo do dia. Frases de efeito, e também frase famosas. Algumas frases são atribuídas a certas celebridades históricas, mas nem temos certeza de que tal pessoa falou ou escreveu aquilo.

Algumas frases são atribuídas a pessoas, outras, frases e palavras, alguns dizem existir nalgum livro sagrado. Por exemplo, quantas vezes você já disse:

– Tá na Bíblia, “Faça sua parte que Eu te ajudarei”!!

Por mais bonita e interessante que seja a frase, ela não se encontra no texto da Bíblia. Mas, porém contudo, todavia, não é meu interesse tecer loas a isto, mas, algo que tenho notado ser mais agressivo:

– O modelo utópico que estão criando sobre a vida famíliar feliz.

Estou a ponto da revolta ao acompanhar a maneira como alguns autores, atores, e algumas pessoas tem tentado vender a idéia de família feliz como sendo aquele casal que consegue trabalhar fora, e ainda há tempo para chegar em casa, brincar com os filhos, jogar video-game, uma pelada na rua, fazer as tarefas doméstica com a esposa, ajudar os filhos com os trabalhos escolares, etc.

Esta imagem além de falsa, é utópica. Não temos tanto tempo assim. Existe uma vida diferente aqui fora do tubo da televisão, e aqueles atores, ganham para representar aquela vida, que eles mesmos não tem no seu cotidiano.

Ontem, estava aqui esperando um PC terminar a correção do Windows XP, quando vi nesta nova obra de arte da Globo,  “Queridos Amigos”, uma família tipicamente feliz assim representada:

A imposição da cultura atual, tem demonstrado cada vez mais intensamente, que a felicidade e o sucesso familiar depende mais do envolvimento de nós homens com os demais seres da família.

Para a esposa estar feliz, devemos dizer-lhe diaria, e insistentemente, o quanto a amamos. Fazer-lhe agrados. Convidá-la sempre para eventos, festas e jantares. Devemos também ser homens de sucesso, empreendedores, amantes, pais dedicados, e também habilidades diversas.

As exigências são muitas. Além de, nós homens, em outras ocasiões e, instintivamente, olharmos o pinto do outro para comparar os tamanho, ficar satisfeito e ou ficar preocupado, também deveremos olhar o modelo do outro.

Enquanto estiver assim: eles apresentando lá, e você de cá, aceitando, copiando… ficará bom. O meu problema está em que há pessoas que além de copiar, e aceitar tais idéias, tem vindo aqui, querendo impor tal modelo na minha casa. E o pior? Viver esta teoria,  é muito lindo e maravilhoso. Por fim, repito a frase que vi num caminhão outro dia:

– Falar de mim é fácil. Díficil é ser eu!

9 comentários em “Modelos utópicos.

  1. Para esse post, logo de cara pensei numa música da Pitty!!! Não sou fã dela, mas a música é bizarra…assim como os seres humanos!!!

    Beijos queridão !!!

    Máscara ….

    Diga!
    Quem você é, me diga
    Me fale sobre a sua estrada
    Me conte sobre a sua vida

    Tira!
    A máscara
    Que cobre o seu rosto
    Se mostre e eu
    Descubro se eu gosto
    Do seu verdadeiro
    Jeito de ser

    Ninguém merece
    Ser só mais um bonitinho
    Nem transparecer
    Consciente ou inconseqüente
    Sem se preocupar
    Em ser adulto ou criança
    O importante é ser você

    Mesmo que seja estranho
    Seja você
    Mesmo que seja bizarro,
    Bizarro, Bizarro.
    Mesmo que seja estranho
    Seja você
    Mesmo que seja

    Tira!
    A máscara que cobre o seu rosto
    Se mostre e eu
    Descubro se eu gosto
    Do seu verdadeiro
    Jeito de ser

    Ninguém merece ser
    Só mais um bonitinho
    Nem transparecer
    Consciente ou inconseqüente
    Sem se preocupar em ser
    Adulto ou criança
    O importante é ser você

    Mesmo que seja estranho
    Seja você
    Mesmo que seja bizarro
    Bizarro, Bizarro.
    Mesmo que seja estranho
    Seja você
    Mesmo que seja

    Meu cabelo não é igual
    A sua roupa não é igual
    Ao meu tamanho, não é igual
    Ao seu caráter, não é igual
    Não é igual, não é igual
    Não é igual

    I had enough of it
    But l don’t care
    I had enough of it
    But l don’t care
    I had enough of it
    But l don’t care
    I had enough of it
    But l don’t care

    Diga!
    Quem você é, me diga
    Me fale sobre a sua estrada
    Me conte sobre a sua vida

    E o importante é ser você
    Mesmo que seja estranho
    Seja você
    Mesmo que seja bizarro
    Bizarro, Bizarro.

    Mesmo que seja estranho
    Seja você
    Mesmo que seja bizarro
    Bizarro, Bizarro.
    Mesmo que seja estranho
    Seja você

  2. Meu Querido
    Não estou acompanhando a série e nem novelas…mas os autores estão ai para escrever e os leitores estão aí para fazer suas analises!
    Não vejo como utopia e nem como imposição de nada. Não é só em novelas que há essa imposição de modelos, os livros de auto-ajuda também são expert´s em darem a dica. Mas cada um sabe de seu cada um e onde o calo aperta.

    Beijos
    Bom post !!!

  3. Oi Adão! Fiquei sem fazer minhas rotas de visitas por esses dias… Tava tão sem tempo… Mas agora vortei.
    Pois então… li aquele seu post sobre namoro e casamento. E agora sobre modelos utópicos. Um balde de água fria nos meus sonhos de casada-daqui-a-dois-anos-se-tudo-der-certo. Mas é bom ter essa dose de realidade, hehe!… Mas se bem que nunca estiver tão longe dela… afinal antes de pensar em formar outra família, tenho a minha, q me criou, né? Utopia mesmo. Mas que bom que a felicidade não liga pra utopia. Pq mesmo longe dos padrões de gente “certinha'”somos felizes lá em casa, hehe.. Um abraço grandão.
    Ah sim: tem gente que gosta de ter esses modelinhos da globo em casa. Ou pelo mesmo se matar pra ter e continuar frustado… vai entender…

  4. Pra seguir esses modelos da midia o dia precisaria de no minimo mais 6 horas e o salario…. subir bastante.

    Meu cerebro ainda não está me acompanhando então farei uma comparação…. (o vinho de ontem…)rsrsrsrrs

    Todos os dias vemos centenas de pessoas copiando moda e estilos. lá vai uma mulher feliz da vida com um modelito da mocinha da novela, ta ridiculo, eu sei, vc sabe, ela mesmo sabe, mas estar com uma roupa inadequada a ela, não importa, tem que ser da tendencia da estação……
    E pior, torcem o nariz a quem usa roupas adequadas a seu biotipo fisico e ao seu bolso…

    Beijinhos

  5. Nem tão utópico assim… se os dois, marido e mulher, forem funcionários públicos (como SERÁ o MEU caso, futuramente, hehehe), trampando as 9:00 às 17:00, terão bastante tempo pra se dedicarem um ao outro…

    Mas não é fácil, eu imagino. Filhos, afazeres, preocupações com o futuro, etc, etc, etc, com certeza levam pra bem longe esse tipo de felicidade.

    Putz! Ficam tentando te empurrar modelos??? Caraca! Aposto q essas pessoas não vivem 2% do que pregam por aí… q porcaria, hein?

    Abraços o/

  6. O pior disso é que como é algo utópico, na prática todos se acham infelizes por não alcançar a felicidade dos outros. É como vc disse, vida real é bem diferente. Não adianta, o cobertor é curto, nem tudo dá pra se ter ao mesmo tempo.

Comentar este texto!

