Ações da alma Humana · Reconhecimento · Vidas

Rotina!



– Como terei que voltar aqui amanhã, respondo essa sua observação amanhã! – Propus de forma afirmativa e também decretiva.

– Você tá correndo do assunto! Provocou-me, e insistiu para ouvir naquele instante a minha opinião sobre o tema que conversavamos, em parte daquela manhã que passamos juntos no escritório. Na manhã seguinte, cheguei e mal havia sentado, ela já recomeçou o tema e em tom de piada disse:

– Pensou no assunto?
– Não era necessário pensar no assunto! Só quis deixar-te curiosa. E vou dizer o seguinte, sobre você – e desatei a falar:

– Você, todas as manhãs (de segunda a sexta-feira) acorda as 6:30, faz um café, coloca no quente-frio, prepara dois pães, coloca juntamente com eles na mesa um par de xícaras, colheres, açuçar, leite manteiga, ou qualquer outra coisa para o marido, que levantará depois de você. Ele vai ao sanitário, lava a boca, e já sai de lá vestido. Senta-se à mesa, e apenas diz bom dia, e nalguns dias um beijo carinhoso tipo selinho, isto, se vocês tiveram alguma coisa na noite, ou se foi depois de acordarem.

– É quase isso! – Assentiu com uma risadinha de canto de boca.

– Se você tivesse filhos e eles estudassem você os acordaria, entregaria os uniformes e procurava saber sobre o material escolar, e quais aulas teriam hoje, e se fizeram corretamentes as tarefas…

– É! Minha irmã faz assim!

– Você então sai de casa as 7:30, quando vem andando, e as 7:45, quando vem de moto-taxi. Chega na empresa, e passa a fazer as tarefas do escritório, que ao longo destes anos, mudou muito pouco.

E passei a enumerar os serviços:

– Até o dia cinco de cada mês, existem algumas tarefas, tais como Folha de pagamento, recolhimento de alguns tributos relacionados ao setor pessoal. Depois vem as obrigações do dia 10, depois do dia 15 e 20.

Você vem fazendo estas obrigações rotineiras ao longo dos últimos 12 anos, e no entanto, apesar da fadiga, apesar do cansaço, e apesar de fazer isto por longo tempo, por muito mais tempo do que estar casada, você, apesar de dizer que a rotina cansa, você continua no seu trabalho.

– É verdade!

– Aos fins de semana, você tem a rotina de ir a igreja, de ir na casa de sua mãe jogar baralho, e tem feito isto, todos os fins de semana, desde quando casou, e você vem dizer-me que seu casamento está indo de ladeira abaixo porque virou rotina?

Olhou-me surpresa ao ver que toda a vida é feita de rotina, e no entanto, vivia rotineiramente noutros setores sem reclamar.

– Mas, no casamento – disse eu em tom de ironia – não pode ter rotina! Todos os dias, ele tem que causar uma boa impressão, matar dois ou três dragões para salvar a princesa encastelada, tem que trazer flores, mandar cartões, porque senão, o casamento cai em rotina, e assim, poderemos decretar a morte do sentimento, do amor e da paixão que antes queimavam nossos corpos.

– E o que eu faço?

– Aprenda a tirar proveito da rotina. Aprenda a gostar da rotina, e vez ou outra, invente algo. Não depende só dele, depende também de você. Nós homens gostamos de viver sossegados. Se esse sossego está te incomodando, sacuda-o! Inove! Faça algumas loucuras, aflore suas fantasias, tenho certeza que ele irá gostar.

E para finalizar, afirmei em tom de ironia:

– Vivemos em rotina. A vida é rotina. E, porque motivo, o casameno não seria feito e vivido de rotinas? O que é que tem de tão especial o casamento?


Anúncios

11 comentários em “Rotina!

  1. sistole/diastole, inspira/expira, dorme/acorda, dia/noite, nova/crescente/cheia/minguante, primavera/verao/outono/inverno. rotinas de ciclo curto, medio, ou longo, necessarias à vida.

    na juventude, quando tudo estava bem, eu reclamava da rotina que hoje me da saudade.
    envelhecer é uma rotina? quando vamos envelhecendo, algumas coisa saem da rotina e começam a apresentar novidades nada bem-vindas. hernias, joelhos, a vista, o cabelo. dai a gente olha pra tras e pensa como era boa a rotina de deitar, dormir e sonhar. antes eu sonhava, hoje nem durmo mais. e isto tb virou rotina.

    quem reclama de rotina em relacionamento, antes de mais nada esta instatisfeito consigo, e tenta projetar sua insatisfacao no proximo. muito normal do ser humano culpar o outro por suas mazelas.

    na vida o importante é ser feliz. faça disto uma rotina, pra voce e pra todos que se relacionam com voce.

  2. Quem vive procurando respostas em rotina ou não rotina para salvar isso ou aquilo no relacionamento….é porque não encontrou nada ainda! ÔOOOOOOOOOOOO povo complicado !!
    …………….
    Gosto das rotinas labutares ou acadêmicas! Mas, na vida pessoal minha rotina é VIVER muito bem meu intervalo, minha lacuna entre o nascer e o morrer! Haverá sempre uma diferença entre o dormir mais tarde, ou acordar cinco minutos antes do despertador tocar.

    Beijos amigo !!!
    Só volto quando a obrinha terminar !!! Ufa…falta pouco !!! Depois coloco àquele video no Youtube tá ???

    Eu gosto de rotina. Umas aventuras básicas, umas novidades é sempre legal. Quanto a mudança, estou acompanhando e torcendo… eu sabia disso, e também sei quem cantou esta pedra antes da jogada!!! ha ha ha ha ha

  3. Adão,
    a maioria das pessoas estão em busca de novidades todos os dias, e esquecem que a novidade as vezes é olharmos de forma diferente. quando amamos realmente o simples fato daquela pessoa estar do nosso lado deixa de ser rotina.
    Almoçar no mesmo horario todos os dias é bom, no mesmo restaurante, a mesma refeição, o mesmo programa de TV.

    Amor é diferente de adrenalina, paixão é igual adrenalina. Amor combina com cotidiano, paixão não combina com o cotidiano.
    Pessoas que idealizam seus relacionamentos também se decepcionam muito rapido, não com o outro, mas com as proprias expectativas. Pra ser sincera eu sinto falta de rotina, exceto com a agenda das crianças, nada mais tem rotina nessa casa.
    As vezes é bom, as vezes é ruim, depende de como eu analiso.

    Ta virando rotina não ter rotina, kkkkkkkkkkkk.

    Beijos

    Esse seu comentário está muito melhor que o anterior! Mais amplo. Mais revelador! Boa perspectiva de quem já viveu, aproveitou, e aprendeu com a situação! Nada mais a declarar! Grato!

  4. Existem dois tipos de rotina a que vc vive por necessidade, o cotidiano, e que vc vive por comodidade, não está satisfeito mas também sem vontade de mudar. Tudo na vida tem sua rotina, concordando com a Carmém e complementando, o segredo é saber sair da rotina e/ou modificar algo quando começar a se tornar cansativa.

    Beijos

    Mas, porque se conseguem viver tanto noutras rotinas, e reclamam tão rapidamente num relacionamento?

Comentar este texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s