Inteligência e Espirito · Opinitivo e Pessoal · Relacionamentos, casamentos e contratos · Vidas

jogo de xadrez



Kátia está curtindo as férias junto com as crianças lá pras bandas de Recife. Voltará depois do carnaval, assim, ela pensa, deseja e planeja, se será real, saberemos depois.
 Os conflitos pessoais ante a grandes e quase inumeráveis opções que a vida moderna oferece, choca-se com o que a natureza exige para a maioria de nós.

Não faz muito tempo, as mulheres casavam-me mais jovens, e tinham filhos, com menos idade do que nos dias atuais. Os casamentos duravam mais, e pouco se sabia, sobre a vida do casal. Entrar no quarto do casal, sem pedir permissão, era visto como afronta, descuido e intromissão.

No entanto, apesar de muitos entraves culturais, sociais e por que não dizer, conceitos religiosos contrários, isto tem mudado, com a força do mercado e das exigências educacionais. As jovens, parte delas, estão cada vez mais, sexualmente ativas, e não querem ter filhos, e muitas, nem querem ter um casamento, um compromisso, um contrato de relação estável e duradoura.

A vida das mulheres desta atualidade, é de agenda cheia. Muito trabalho, e em muitos casos muito pouco prazer. A busca pela posição social ideal bate de frente com o desejo da maternidade, mas, a maioria ainda sonha com um parceiro ideal, e um casamento de contos de fadas, e espera ouvir: serão felizes para sempre.

Os custos, de se manter um relacionamento é alto. Um casamento, um relacionamento é um investimento, uma conta, que jamais cessa. E mesmo, quando dizemos acabou, e toda a papelada da justiça, já está devidamente assinada, e tudo desfeito, ainda assim existem os laços que nos prendem como pessoas emotivas, e necessitadas de companherismo, atenção, carinho e amor.

Relato 1 

Mas, o que me impressiona muito são algumas mulheres e homens que vivem presos, e prendem outras pessoas em prisões circunstanciais, impedindo-as de se manifestarem e de serem o que não precisam ser:

– O que vocês não sabem, – gritou ela – é que faz dois anos amanhã, que este homem, deita naquela cama, e não importa, como eu esteja vestida, … se estou suja, se estou limpa, cheirosa, nua, de camisola, se me preparei para ele ou não! Faz dois anos que não toca em mim! – Gritou mais alto – E vocês ficam pensando, que ele é santinho, ficam do lado dele, protegendo; E porque me conhecem desde que nasci, que sou eu, quem sou a problemática… vão se lascar vocês todos!! – Desabafou e saiu chorando!

Todos olharam para ele, e finalmente as mascaras cairam, e ele, ficou emudecido, “com  cara de viado que viu caxinguelê”.

Relato 2

– Esta semana entro com uma ação contra ele e a mãe dele. Ele tem 26 anos, vive com ela, não estudou, não trabalha, e sobrevive da pensão que o pai dele deixou pra ela.

– Certo e qual é o seu plano?

– Pretendo tirar ele da dependência dela, e se, eu conseguir que ela pague uma pensão para meus dois filhos, que é também filhos dele, coloco ele na escola, para terminar os estudos, e também vou usar este dinheiro para montar algum negócio para ele.

– Você já pensou no efeito colateral?

– Qual?

– Que ela, a mãe dele, pode fazer a cabeça dele, para ficar com raiva de você, e eles pagarem a pensão e ele nunca mais querer ver você nem querer vir aqui ver as crianças? Você já combinou com ele estas mudanças na vida dele?

– Não!! 

– Já pensou, que para ele, será apenas troca de comando? Deixar de viver dependendo da mãe para viver dependendo de você, que é profissional liberal, ganha bem, tem casa, carro, e já está estabilizada, e que para ele, tudo não passa de uma briga de duas mulheres por ele? E que as duas estão medindo forças?

– Não??

Viver nos dias atuais, é mesmo, uma grande partida de xadrez, e quando chegarmos ao final, no xeque-mate, é sempre o nosso rei que tomba!


Anúncios

13 comentários em “jogo de xadrez

  1. Dois anos?? 😮

    Ganhar? é claro que sim. 🙂

    Alguns Iarinha… alguns ficam muito tempo sem sexo, até minha mãe tinha uma vizinha, que havia 14 anos!!! mas, não acabavam com o casamento, por pressão social. E, ela quando jovem, um médico disse-lhe que ela estava com “doença de rua” hoje, bem conhecida como DST. Vou narrar este fato!

  2. porque o titulo é jogo de xadrez?? 😮

    porque todos querem ganhar... todos queremos ter a melhor estratégia, todos queremos ser melhor que o outro, quando, deveriamos estar jogandos juntos de um lado do tabuleiro, e a vida jogar com o outro lado do tabuleiro...

  3. Adoro seus textos, tem profundidade no que escreve. Como assim dois anos com o mesmo cara sem sexo?? E porque ainda estão juntos? nao entendo. 😦

    Grato menina! Eu me esforço para escrever pra vocês!!! E, dois anos sem sexo, é coisa normal para muitos que são "casados"!!

  4. Sempre perdeu? Jura? Eu também! No problem! Vamos jogar damas? dominó? batalha naval? Um poquerzinho? ……. ou queres levar uma rasteira na roda? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Sempre perdi todas as partidas de Xadrez, noutros jogos, já ganhei. WAR por exemplo, ganhei muitas! E Canastra também, já fiz grandes partidas!!

  5. Carmen estou aqui !!! Sentindo minha falta no espaço de outrem ?? Olha que daqui a pouco Adãozinho expulsa nós duas ….. hahahahahahahaha Cármen topas um poquerzinho??

    Vai pensando que vou expulsar! E entendo a pergunta dela, é que não apareceu muitos textos nos seus blogs esses dias!

  6. O objetivo do post não é falar do jogo de xadrez, mas já que você tocou no assunto. Não entendo nada de xadrez ou de suas regras, mas os homens de minha familia e quase todos meus ex-namorados são xadrezistas que participavam inclusive de campeonatos, então, mal ou bem algo aprendi de util ficando horas sentada vendo-os jogar. Mas gosto mesmo é da adrenalina do pôquer.

    Veja bem, espero que entendas: há um ditado no xadrez que diz o seguinte: a tática consiste em saber o que é preciso fazer quando e onde há algo para fazer, enquanto a estratégia consiste em saber o que é preciso fazer quando não há nada para fazer.

    Estava relendo algo sobre gerenciamento de conflitos dentro do âmbito empresarial que bem se aplica às relações humanas. Diz mais ou menos assim: 50% por cento de nossas atitudes podem ser tomadas por qualquer gerente competente ou um ser humano normal – é previsível essa tática. O diferencial está nos outros 50%, ou em meros 10% seguintes – é a estratégia. E esta é para poucos.

    As atitudes de seus personagens/amigos são previsíveis a 50% de todo ser humano. Mas a estratégia adota para a resolução de seus problemas é que fará o diferencial dos 10% restante que se somarão aos 50% iniciais.

    A escolha é como você vai querer levar seu xeque-mate, ou se vai querer levar.

    Em tempo, na minha casa de lagoa há um tabuleiro de xadrez com banda de pífanos e todo visitante que chega e que entende do jogo tem que dar continuidade. Eu juro que não sei jogar, mas se Pedro e Vitor ensinarem a gente disputa uma partidinha virtual!! Topas??
    Pensando bem…hummm…prefiro mesmo é colocar as fichas na mesa! Topas? De quanto é teu cacife?

    hehehehehehe….

    beijos amore !! Boa quinta-feira para ti !!

    Querida, Xadrez, até hoje, só fiz perder... até para Pedrinho eu perdi. Foi minha x derrota, mas, foi para ele a primeira vitória. Um bom começo para ele, e para mim, apenas a continuação!

  7. Adão, penso que um simples jogo de canastra cairá bem. O que achas?! Agora um detalhe que percebi nas tuas respostas… O Rayol nunca volta para ler as tuas, né?! “Já tentou viagra pra levantá-lo?” Essa é uma das, a outra nem me atrevo. risos
    Outra pergunta: Cadê a Beth?

    Ela anda por ai, oculta nos links. Acordei com "uma mulher" nos meus ouvidos, e passei parte da manhã bem acompanhado, depois foi Beth que ficou comigo. E ela já respondeu!!! Há alguns que podem ser desafiados on-line. Vou procurar um bom e te aviso! No MSN tem jogos, mas não sei se tem Canastra

    Quanto ao Rayol, eu desconto lá nos blogs dele!!!

  8. Apareci querido!
    Saudades…
    Ai, nem vou comentar. rs
    Bjo

    Senti sua falta!
    Fui ao Blog e só aquele lamento
    Que bom que voltastes!
    Passo lá daqui a pouco!

  9. PÔ brother. Complicado mesmo essa história. Conflitos pessoais……Td qto é tipo de problema em relacionamento. Eu sempre procuro acreditar. Achar q dias melhores virão. Mas se for ver mesmo é complicado, né, meu…..As vezes o cara até desanima. Falar o q?

    Mas estou passando mais prá agradecer sua visita. Seus comentários sempre são interessantes e inteligentes e é isso aí. Bola sempre prá frente.

    “São águas passadas, escolha uma estrada, não olhe prá trás……” Esse devia ser o lema de todo mundo. Concorda, ou sem corda? Grande abraço

    Mas, quem disse que todos podem e conseguem agir assim?

  10. Juro que vou colocar isso num tabuleiro virtual…
    ainda não encontrei um que salvasse a jogada pra continuar depois.

    Teus textos de uns dias pra cá da um bom jogo.

    Mas não se começa com duas damas.
    ou seriam as duas torres???
    ou está jogando soxinho????
    um peão tomou o cavalo…..(texto anterior)
    um peão virou dama….
    ou o que tomou o cavalo é o mesmo que virou dama.
    Quem é o rei????

    Houve uma tentativa de xeque, mas sem pensar sempre ouvimos em seguida, xeque-mate.
    Dá uma raiva……
    A jogada tava ali, na nossa frente e não vimos….
    rsrsrsrsrsrs.

    surtei no seu tabuleiro, rsrsrsrsrsrs.
    Beijinhos.

    Surtou não... mas, num xadrez, onde se pode calcular 2^64 (2 elevado a 64 potência) teriamos então cerca de 18.446.744.073.709.551.616 de possibilidades, então, digo que voce acertou uma. Todas as demais, não! Continue tentando!!! risos gostei das tentativas e das descrições...

  11. Adão, “as aparências enganam”. Assim como qualquer pessoa, temos problemas. Até aquelas que vivem alegres, escondem tristezas e podações. Quanto ao jogo de xadrez, esse eu não aprendi. Sei apenas jogar baralho. risos ( rir, espanta a tristeza). Um abraço.

    Cármen, já citei este mesmo caso, noutro texto que o Título era Aparências. Eu aceito jogar baralho com você, mas, há algumas regras diferentes???

Comentar este texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s