Ações da alma Humana · Inteligência e Espirito · Vidas

Vamos mudar o mundo!


Quantos não pensam em mudar o mundo?
Quantos conseguiram?
Porque eu não consigo mudar o mundo do jeito que desejo? Não tenho a força necessária? Não creio em minha idéias o suficiente para expandi-las, ou fazê-las compreensivas a um grupo de ao menos 12 discipulos?

Como é que podemos mudar o mundo?

Muitos tem a resposta na ponta da língua. Ontem, quando estive na Caraibas FM, ouvi o Cesinha gravando um comercial em que o slogan era: “Que a arte nos aponte um caminho!”

Para muitos a arte é um caminho de transformação social, e que elevará a humanidade degraus acima de sua condição precária atual.

Há quem creia que a poesia, a arte em letras, rimas, estrofres e versos, sejam um elemento necessário para a transformação do mundo. Não vou esquecer da blogagem coletiva do Ricardo Rayol, ele não merece não, mas, já gosto dele!

Há quem, nem mesmo consegue mudar sua vida, e deseja mudar o mundo.

Faz algum tempo que li, uma reclamação do filho do Lennon, e não sei se é verdade ou mentira, mas, ele reclamava: “Eu tinha bastante ódio de papai por causa de sua negligência e sua atitude de paz e amor. Essas paz e esse amor nunca chegaram até mim.”

Quem deseja mudar o mundo, deve saber por onde começar! Nesta viagem que fizemos agora, tive a oportunidade de saber, ou ter uma idéia fragmentada do quanto nosso mundo precisa mudar.

Mudar o que? Tudo? Uma parte? O sistema? As pessoas? A politica? A religião?
Que lista é prioritária, e qual o melhor caminho?

Tião Cachacinha

O Tião Cachacinha é uma pessoa que poderia ser atingida, ou quem sabe, uma pessoa que esteja precisando urgentemente de que mudemos o mundo!

Porém, será que ao mudarmos o mundo, agradaremos e satisfaremos as necessidades e os desejo e conjuntura do Tião Cachacinha?

– O “Tião Cachacinha” deseja que o mundo mude?

– O “Tião Cachacinha” deseja que mudemos o mundo dele?

Quando iniciou-se os serviços de desgarrego da carga, o Tião conseguiu puxar apenas um saco, e logo, quis morcegar.

Ele não tem força física para o trabalho. Mas, necessita do dinheiro! O que fazer?

– Tião, fica aqui comigo – Disse-lhe – quero que você vai orientando os carregadores onde colocar as sacas. Você vai ser meu gerente, e vai contando. Mas, ele não sabia contar e também não sabe ler.

Logo mais, disse que teria que receber duas diárias porque ele tinha limpado o salão. Abrir uma sala e lá estava uma pequena sala de 2 metros por 2 metros repleta de material escolar. Livros e revistas de diversas séries.

Tirei as fotos e conversei com o Tião Cachacinha.

– Tião, você sabe o que é isto que você segura?
– Sei não dotô! isso aqui só serve pra quem tem leitura!
– E você, porque não aprendeu a leitura!
– Dotô! – Disse sorrindo – naquele tempo, eu não tinha tempo para leitura não! Se ia pra iscola, não conseguia comida.

Conversamos pouco! Eliseu se aproximou. Tirei algumas outras fotos, e retirei-me com lágrimas nos olhos, pela situação de Mudesto, do Tião e de tantos outros, ao Eliseu disse:

– Para estes, é que os antigos expressavam: Primum vivere deinde philosofare

Ele apenas riu! Não entendeu também, porém, no caminhão conversamos sobre o assunto!

Vamos mudar o mundo? Por onde você quer começar? O que pretende utilizar como meio de mudança? Quem deseja e almeja tais mudanças?

Para uma “grande quantidade” a regra ainda é esta: “Primum vivere deinde philosofare” e a sua qual é?

A imagem do Tião com os Aurélios é o contraste de quão perto ele esteve de ter o seu pequeno mundo mudado, mas, nem sabe do poder que tem nas mãos.


Anúncios

7 comentários em “Vamos mudar o mundo!

  1. Qdo eu tava no ensino médio eu realmente pensava em mudar o mundo, ou pelo menos meu país, estado ou a cidade que fosse!
    Porque dói tu sair por aí e ver gente sofrendo pra comer. Que passa o dia inteiro trabalhando do jeito que dá pra sobreviver…
    Progresso hein, com certeza…

  2. Muitas vezes não temos consciência de que a mudança pode ser melhor.
    Estamos bem naquela situação simplesmente por acreditar que é a única possível.
    De repente a vida vem, muda tudo e só então nos damos conta do quanto tudo pode ser diferente, descortinando-se possibilidades à nossa frente.

  3. Nem sabemos, ao certo, se REALMENTE queremos mudar o mundo. Mudar o mundo conforme o quê? Aquilo que queremos que ele seja? Aquilo que os outros querem que seja? Como saberemos se o que queremos mudar, no mundo, será bom pra todos???

    Bem… de qq forma, o ano que vem está vindo (putz!), e temos de começar a mudar a nossa mente e nossa vida… pelo menos. Precisamos ser menos egoístas, mais sonhadores e realizadores.

    Abraços o/

  4. Adão,
    Ninguém pode decidir e mudar o mundo, no maximo podemos mudar a nós mesmo, e se cada um olhar pra si de uma forma mais aberta e clara e aceitar o outro como ele é, talvez o mundo mude.
    Você aceitou o Tião com todas as suas limitações, aceitou e o aconselhou a ser melhor, mas como vc mesmo coloca, será que o que penso ser melhor pra ele é realmente o que ele deseja?
    Voltei…..
    Demorou…..
    Beijos

  5. Dicionário…livros de auto-ajuda…livros de filosofia…horoscopos diários…o rezar pedindo milagres. Afff…é tão difícil entender quando a própria vida aponta os sinais???

    Dictum et factum.

Comentar este texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s