Opinitivo e Pessoal

Animal em Cativeiro.


 

Recentemente vi um documentário produzido por uma O.N.G, que há algum tempo, trabalham com a readaptação de animais que viveram por longo período de vida em cativeiro.

 

Alguns animais pela comodidade de encontrar tudo a disposição, perdem as habilidades naturais para sobreviverem no habitat de onde foram impedidos de viverem.

O trabalho da O.N.G, é reeducar estes animais para voltarem a viverem, porem, nem sempre a tarefa se concluiu. Nem todos estes animais conseguem retornar ao seu habitat.

Estou me sentido assim. E, não posso dizer que não tenho onde me apoiar. Tenho recebido ajuda, dicas e auxilio diversos.

Confesso, sem admiração, que tudo esta acontecendo como imaginávamos, todavia, a palpitação constante, a constante desconfiança de que tudo pode ruir é atormentador.

Chegar neste lugar e ter que recomeçar cresce dentro de mim um sentimento de insegurança jamais experimentado. Nunca, nesta vida, sentir-me tão indefeso e inseguro.

Noutras épocas, eu apenas confiava que poderia voltar, mas agora, preocupa-me também, o voltar. Não desejo voltar! E se, for necessário e imperativo voltar? Como reagir? Encarar a vinda como experiência válida ou arrolar como experiência fracassada e desastrada?

Sempre dizemos para os outros: Vai e não olhe pra trás! Porém, empíricar em nós, não é tão fácil, quanto aconselhar! Assim, deveria eu, seguir todos os conselhos que gentilmente dei aqueles que me procuraram apoio.

Em momentos de abundancia tenha certeza que muitos te cercarão. Estes acham em você grande amigo. Quando, porém, você se encontrar em situação semelhante a minha, tenha certeza que você saberá quem de fato é seu amigo. E, estou confirmando quem de fato o é. A lista diminui bastante!

Em Irecê, vivi em cativeiro por longos anos. Agora, que desejamos sair, ainda, não fizemos todo o planejamento necessário, é que estamos vendo o quanto estávamos habituados à situação cômoda que tínhamos na cidade.

Não preocupávamos com pequenos detalhes dos quais posso relacionar:

1 – Obter e manter habilitação, algumas vezes quando parado em barreira policial, sempre passava na cara dura. E mesmo quando era parado, e indagado sobre habilitação, e outros documentos necessários para se utilizar veículos motorizados nas vias públicas, sempre fomos liberados por um ou outro conhecido, e quando não havia conhecido, tão somente, explicava, contava alguma historia, e demonstrávamos segurança e conhecimento dessa ou daquela lei, e fomos liberados em todas as ocasiões. Entretanto, aqui é diferente. Ninguém conhece-nos. Não somos conhecidos aqui. E há maior rigor. Então adeus marasmo!

2 – Nunca preocupamos em ter plano de saúde, porque, temos diversos meios de obter auxilio médico. Consultas, exames, remédios e outros tipos de assistências médica hospitalar. Estamos deixando isto. E vamos empenhar-nos na nova realidade.

3 –  Previdência. Garantias futuras que nada, vivíamos de improviso e regalava-nos com as delicias da pacata vida do interior e de algumas facilidades que adquirimos. Entretanto, algumas necessidades estão nos pressionando às mudanças. E serão necessário mudanças, planejamentos, preocupações diversas com a vida futura.

Por isso estamos investindo na mudança. E estamos empenhados nisso. Agora estou em viagem para o oeste da Bahia.

Aqui conheci duas cidades: Barreiras e Luis Eduardo Magalhães. Entretanto, nossas especulações por aqui, não são definitivas. Passarei aqui uma semana em busca de conhecimento e avaliar a região. Depois, próxima parada: MANAUS!

Nossas ações previstas são por enquanto três:

  1. Conhecer a realidade presente;
  2. Planejar imigração e fixação;
  3. Estabelecer metas e objetivos.

A vida pacata de semi-cativeiro que vivíamos em Irecê pode estar com seus dias contados. Algumas complicações existem, porém, insistiremos, persistiremos e não desistiremos.


16 comentários em “Animal em Cativeiro.

  1. Adão,
    Quem diz que mudar é fácil é porque nunca teve que mudar realmente. Mas é bom sim. É só encarar como uma nova chance. De manter os acertos, tentar diferente o que não deu certo antes e aprender muito! Tenha fé que tudo vai dar certo. O importante é o sorriso nos lábios e amor no coração.
    Beijos

    É verdade amiga alma, é verdade. A outra vez que tentei fazê-las, quebrei a cara por falta de planejamento. O nosso problema agora é que “dinheiro pouco, nós temos muito, por outro lado, dinheiro muito, nós temos pouco!”

  2. Tem lugar pra mim?

    moça solteira, sem filhos, com curso superior deseja um lugar onde possa morar e trabalhar e ganhar um din din..:)

    tb nao tenho habilitação.
    nao falo ingles
    nao tenho plano e saude.

    mas pago previdencia desde os 18 🙂

    Resolvemos tudo: Casamos. Providenciamos os filhos, aproveitaremos os estudos, e te garanto que a região por onde andei, é carente de profissionais. Vamos fugir pra lá??? ha ha ha

    Se paga desde os 18, irás aposentar mais cedo!

  3. Querido!
    O meu ombro está sempre disponível para os amigos.
    Muitas vezes pensamos que os acontecimentos são ruíns, depois descobrimos o contrário. Um forte abraço,

    Estas suas palavras me lembrou uma época do Apóstolo Paulo, quando disse: Apenas Lucas está comigo, todos os outros amando o presente século me abandonaram, mas, isto é outra história.

  4. poxa cara…
    Parace que vc está sozinho no meio de uma multidão…
    mas lembre-se você não é um “animal” vc é racional e tem condições de saber o que está acontecendo !!

    Todos estamos!! Todos estamos! E apesar da racionalidade, deves concordar comigo, que certos momentos, quem manda mesmo são as emoções do tipo: medo, temor, frio, arrepios, etc.

  5. Querido Adão, boa tarde! Não sei o que realmente está acontecendo contigo, mas se quiseres a minha ajuda, estou aqui. Olha, muitas vezes ficamos tristes, desgostosos…e até decepcionados, mas não devemos esquecer que temos os amigos para, pelo menos desabafar.Conta comigo, tá?! Um abraço bem forte. Sinta a energia boa que estou te enviando.

    Querida! O que esta acontecendo é que sempre procuro mudar. Mas, esta é a primeira vez que uma mudança minha mudará e irá modificar outros. (Esposa e Filhos). Há mais de uma década morando em Irecê, agora, estamos dispostos a sair daqui e ir para outro lugar. Não imaginavamos que seria tão complicado, díficil e chato. Nossos planejamentos iniciais passaram longe da realidade.
    Grato por seu interesse e pelo ombro amigo!

  6. É quase como sair da inocência da infância e encarar a realidade. Eu preciso mudar algumas coisas na minha vida também já que não posso mudar minha vida toda…
    Abr

    E quase isso Daniel. É quase isso, só que com algumas agravantes

  7. Como não apoiar quem muitas vezes iluminou meu dia com seus textos?

    Em momentos assim não abro mão de uma oração que gosto muito e tenho cereteza que Deus me ouve, ou o inconsciente, não sei, mas funciona, é a oração da serenidade, é simples mas é tudo:

    “Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras.”

    Tomando a decisão e realmente querendo, os próprios pés o conduzem para a realização.

    Não sei que motivos realmente o levaram a sentir a necessidade de mudança, mas quando a voz começa a ser repetitiva dentro de nós devemos ouvi-la sim, aos 17 anos sai do conforto da casa da minha mãe e fui morar com minha irmã, lembro que acordei inquieta, fiz as mudanças que podia no interior da casa, fui para o jardim e fiz outras, entrei pequei uma mochila e avisei que estava indo, mas eu tinha 17 anos.

    Sei que pra você é um pouco mais dificil, por se tratar de uma familia com crianças, onde existem certas prioridades, mas sei também que um dia lerei um belo post contando como foi acertada a sua escolha.

    Bjs

    Eita Sarah, grato por lembrar-me dessa oração da serenidade. Os motivos pelos quais estou procurando mudanças são pessoais, extremamente pessoais e familiares, talvez outro dia escrevo um texto sobre o fato.

  8. U-huuuuuuuuuuuuuuuuuu
    NÃO DESISTA. NÃO DESISTA. VAI DAR CERTO.
    fiquei pacas de contente amigo!! Isto é …. o nome de uma cidade me fez sorrir de felicidade. Uma cidade chave…uma nova vida…novas escolhas e sem medo das bifurcações e curvas. Yeahhhhhhh…até cheguei a chorar, pois a pouco estava relendo àquele e-mail que me mandastes, àquele desabafo teu. Me lembrei da minha dica…CA-RA-CA
    Deus vai te abençoar brother!
    Ele sempre abençoa quem tem coragem de tentar. Tenha fé…ficarei na torcida e planejando minha proxima viagem de férias.
    Afinal, para onde tu pretendes ir tem umas pessoinhas a mais que amo muito…é perto de Roraima onde tem rampa de voo livre…e blá blá blá blá
    Vou rezar muito para tudo dar certo…ganhei meu domingo!!!

    Valeu Beth. As mudanças não podem ser de uma só vez. Bom seria se pudessemos à semelhança dos personagens de novelas e filmes, e também dos livros, se dar bem na primeira e unica tentativa, não é mesmo? Muitto obrigado por suas rezas e torcida

  9. Adão,
    quando a vida nos exige uma mudança, devemos sim insistir e persistir.
    Quero te desejar boa sorte e discernimento nesta escolha.
    Caso venha a se sentir fraco, releia alguns posts que você escreveu. Se releia!!!
    Bjs

    Grato Sarah,
    Estamos assim, tomando emprestado alguns folegos.

Comentar este texto!

