Regras masculinas


Os meus sonhos, estes que ocorrem quando se dorme, são todos iguais ao longo dos últimos 20 anos. Mas, não são apenas os sonhos que me repentem. Ao longo dos últimos 14 anos tenho ouvido constantemente algumas frases. Uma destas frase é a seguinte:

– Você não muda nunca! É sempre a mesma coisa todos os dias, o dia todo, nestes anos todos, você nunca mudou em nada, mas eu mudei. Eu mudei sempre para atender a sua necessidade. Mudei para estar de acordo com a nossa situação.

Sei que muitos casados vão dizer que também ouviram isto, porém, não é tudo verdade. Há alguns itens, que as esposas, por longos anos de convivências, não mudam. Abaixo minha lista.

1 – Espere um minutinho. Já vou!!

Para inicio de conversa, não existe isto. Minuto é 60 segundos. Não existe minutinho. Não é porque você usa a palavra minuto no diminitivo que 60 segundos serão menores. Não gosto de esperar. Não apenas ela.

Ela porém, ainda não entendeu que: Vamos! Rumbora! Vambora! Exige ação imediata. Estas palavras só podem ser ditas depois que já despediu de todos, e ou, depois que já está pronta.

2 – Quieto e calado!

Estar quieto e calado, não é sinônimo de que o casamento está acabando. Significa apenas isto. Ele hoje tá quieto e calado! E ficar perguntando, beijando, e adulando é quase sinônimo de tortura. Não significa nada, mas se insistir em ficar perguntando, indagando, certamente vai transformar a quietude e o silêncio noutra coisa qualquer e desagradável.

3 – Espaço e Caos.

O meu espaço e o caos existente ali fazem parte de minha idéia de harmonia. Tudo está onde o espaço permite e o caos organizou. Não mude. Imaginem vocês, que eu tenho diversas pequenas peças, e numa bela tarde ensolarada:

– Cadê minhas coisas que estavam aqui?

Ela veio gentilmente com sorriso nos lábios, como que esperando um elogio, suspende uma cortina, e lá debaixo, estava 15 caixas de sapato com tudo separado e oculto. Passado dois meses, quando já havia acostumado com as caixas, encontro no lugar da pequena estante, um enorme volume. Um grande baú, com todas as pequenas caixas dentro.

Dei as costas e sair contráriado. Minha cunhada disse:

– Ele foi embora?

– Sei não! mas, por via das dúvidas, vou deixar do jeito que estava antes.

4 – Eu sou eu! Os outros são os outros!

– Ah! Eu gostaria tanto que voce saisse. Que fosse num barzinho com seus amigos tomar uma cerveja. Que fosse jogasse bola num clube. Mas, você não faz nada que os outros maridos fazem.

– Tá incluido na sua lista, ter uma amante? Sair pras baladas e pegar quantas bobear?

Não queira modificar o que não é seu. Não sou sua propriedade particular, e privada. Nem sou seu filhinho, que voce quer moldar a seu modo.

Eu sou eu, e os outros são os outros. Somos diferentes, e as diferenças são necessárias. Eu não quero ser igual a eles, e eles, não querem ser iguais a mim. Então, deixe-me aqui, e de preferência, do jeito que sou.

5 – Sem ciúmes e sem monitoramento.

Não queira ser um agente secreto infiltrado. Não vasculhe meu celular, nem meus e-mails. Eu  não confio meus segredos aos computadores, nem guardo nenhuma mensagem no celular. Os números que estão ai, são todos de pessoas que estão ligadas ao trabalho ou a família, ou são amigos. Não adianta ficar ligando para eles, tentando descobri algo. Não obterá exito.

Para facilitar, no PC, tem todos os meus e-mails registrados. Todos os formulários tem usuário e senha gravadas. Olhe-os e decepcione-se. Se tenho segredos, não ficam ai, onde é tão fácil vasculhar. Quero ver é você entrar na minha mente!!!

6 – Não sou seu melhor amigo(a)!

Eu não sou seu melhor amigo, eu sou seu esposo, marido, parceiro, “cumplice”, mas isso fica muito longe de ser seu melhor amigo. Assim, não me trate como se fosse. Não preciso saber de suas confidências íntimas e pessoais. Se necessitar de alguém para falar de seus segredos, vá ao confessionário da igreja, ao conselheiro psicológico. Assim, não esqueça de manter velhas amizades. Você pode precisar delas rapidamente.

7 – Quando for às compras.

Quando formos às compras tenha certeza do que vai comprar, e que sabe o que esta querendo, do contrário, ficarei insatisfeito em ter que ficar entrando e saido de diversas lojas, e ter que ficar experimentando diversos produtos.

8 – Sem imposições.

– Você não tem horário de chegar em casa. Todos os dias você chega num horário diferente.

– E porque você  quer saber meus horários. Tá pretendendo algo? Quer planejar o que?

– O queeee você tá insinuando com isto?

– Nada!! Apenas, quero saber que chatisse é essa de que eu chegue sempre num horário?

Isso me encheu até que aconteceu que num determinado dia cheguei muito além do horário, e ela reclamou. Noutro dia, cheguei antes do horário. E ela reclamou também.


11 comentários em “Regras masculinas

  1. Não é que a coisa tenha apertado, a nivel pessoal de cada um. Eu resolvi me dar um tempo da cronista. Acabei cuidando mais de mim e criando um espaço tão somente meu. As vezes precisamos de um tempo, de férias…apenas isso…diminuir um pouco o ritmo.

    beijos

    Isso é bom… os textos do curvas e bifurcaçõesestão muito bons… estão revelando quase uma outra Beth!!!

  2. Ahhhhh sabe que por uns momentos todos, eu creio, não conseguimos visualisar um casal real? Mas sim uma situação?

    Bem, mas o casal real achou o seu meio termo e isso é muito legal. É para poucos. E que tenha uma vida longa e feliz entre trancos e barrancos e muita honestidade de sentimentos.

    Beijos amigo
    Acabei de chegar de viagem, fui para Sampa e tudo o que queria era um escalda pés…hehehehehehe.

    Depois te mando uma imagens que voce não vai acreditar, mas vou te mostrar, assim mesmo! As vezes somos irreais nalgumas situações, noutras não! Eu fiquei num pé e noutro indo nos blogs… tem uma porção de gente que a coisa apertou, e não estaão escrevendo… as vacas, parecem que estão no brejo por exemplo!!!

  3. Caraca… Mas homem é tudo cheio de não-me-toques, mesmo. e a gente leva a fama. Grandes meninos mimadinhos… Ai, amigo, devia mudar o nome do blog para Somos Todas Umas Santas… Desculpe a sinceridade!

    Beijos.

    Invejou AP…??
    Apezinha… já estou achando mesmo que mulher é criada e educada para isto mesmo que são… donas da situação… homem vem mesmo pra essa existencia só para curtir, passar uns dias e depois ir… e mulher, desde os 10 já vivem falando:
    – Mulher é dois anos mais madura que homem… e por ai vai a dominação mental, e o adestramento…

    “nós gosta mermo” é de ser meninos mimadinhos e ter ainda quem cuida e quer, não é verdade????

    Não vou mudar nãããooooo!!!

    rs rs

  4. Acho que Juli Ribeiro respondeu brilhantemente a seu texto sob os dois primas: masculino e feminino

    Além de jamais querer viver uma relação assim, pois sempre vislumbro o equilibrio, também não gostaria de ser responsável por alguém se sentir sufocado por minha causa.

    Uma relação se faz acima de tudo com respeito e confiança = equilibrio. Equilibrio = sanidade.

    Querido obrigada por tuas visitas lá nos meu cantinho pessoal.

    bjs e uma excelente semana

    Regras de convivio são criadas com o convivio. E neste convivio ambos submetem e aceita regras alheias com o único propósito de preservarem a si e o outro de si mesmo, e também do outro… funciona legal.

  5. Adão:

    Estas atitudes que você descreveu podem ser aplicadas tanto as esposas como aos maridos.
    Essas regras não são “exclusivamente masculinas”.
    O melhor de um relacionamento é poder compartilhar, é a cumplicidade, é a capacidade que temos de ser felizes e fazer quem amamos felizes.
    Cada um tem o seu espaço, mas aprende a construir um espaço junto da pessoa amada…
    Quando existem imposições, pressões, monitoramento, começa a existir falta de respeito e confiança.
    Para mim confiança é a maior prova de amor.
    Todo relacionamento tem altos e baixos e não é sempre um mar de rosas. Para ele dar certo tem que ser uma conquista diária e isso não é fácil.
    “Uma andorinha só não faz verão…” O casal tem que estar unido e não deixar que o relacionamento se perca.
    Respeito é a base de tudo.
    Penso que se eu tivesse um relacionamento como esse que você descreveu, eu não seria feliz, me sentiria sufocada e não gostaria de fazer ninguém se sentir assim por minha causa.
    Você escreve divinamente.
    Adoro ler seus textos.
    Sou sua fã…
    Um abraço no seu coração.

    Só posso concordar, não é mesmo querida * Juli *????

  6. Oi, peguei teu link no by Oscar!!!
    Vou te dizer uma coisa… é por essas e outras que não me caso! Não quero me tornar esposa…o mais perto que cheguei disso foi ser noiva! Preservo minha liberdade e a do meu parceiro…. e sainceramente, todas acabam ficando assim….
    abraços!

    Tita querida…
    Não deixa isto atrapalhar não… regras básicas da vida, e direitos assegurados em constituição não mudam com o casório… vá em frente, dê chance a um provar o contrário…!!!

  7. eu gosto muito de tar quieta no meu cantinho e nada de me chatearem a cabeça e tmb nao gosto de chatear a dos outros. num casamento têm de haver o respeito pelo k cada um ker e gosta e como a falar é k agente seentende,fala com ela pq não é ao virares as costas k ela vai adevinhar o k te vai na mente:) nao gostas dizes,gostas dizes 🙂
    hje deixo um poema e se o fores ler nao penses k estou apaixonada pq nao estou.
    bjo e um optimo fim de semana
    carla granja

    Carla…
    Aqui em casa, um olhar atravessado já é quase um livro inteiro de argumentos… virar as costa e sair, é desaprovação sem precisar falar, ou argumentar contra… o velho Mário, por exemplo, só em grunhir, já dizia todos os seus sentimentos e desejos

  8. Quer saber? Nem tanto ao céu nem tanto à terra.
    Façamos como Buda, achemos o caminho do meio!
    Ei, tem algum amigo antropólogo ou paleontólogo para apresentar??? hehehe.
    Bj. bom findi.

    Minina… eu e ela aqui em casa chegamos a um meio termo:
    – Homem mora em casa de favor, então cala a boca e se acomode, mas não bagunce…

    Assim diz ela… oxxxe!!!

  9. Nossa Adão…me senti sufocada só ao ler.
    Não me imagino sendo assim…nem mesmo em sonhos.

    *******

    Meu amor …. bom final de semana para ti. Descanse…pois eu já vou mimi, estou um caco por causa do treinamento de hoje.

    beijinhos e paz!!

    Querida Beth, mas, e quem disse-te que o avesso também não sufoca???
    Meu fim de semana foi maravilhoso, e ainda, há pouco havia pessoas aqui em casa.
    Tomoram todas. Cerveja, cachaça pura, montila, 12 litros de refrigerante, 150 pasteis,
    1 quilo de paté e torradas… disseram que estavam comemorando 13 anos de casados
    deu e dela,… imagina ai!!

  10. Grato por sua ajuda. Se não fosse suas dicas, não saberia como usar estes trecos aqui de internet. Por aqui, ainda há muitos registros em livros… é tudo no modo antigo ainda. Temos mão de obra constante, e não emos pressa.

    Mas, não li nenhum comentário seu lá, e voce errou. Não foi a Beth a primeira, foi a VAN, que você colocou em 3o lugar.

    Quer continuar a aposta?

    Não há de quê!!!

Comentar este texto!