Ações da alma Humana · Relacionamentos, casamentos e contratos

Infelizes!


Entrei na sala e encontrei a galeguinha com os olhos avermelhados. E, como sempre, depois de uma breve introdução, sentei-me e quis saber:

– O que é que estava chorando?

– Nada, não!

– Nada, não? E como é que se chora por nada? Que nada foi esse?

Ela não resistiu muito e então começou a dizer-me:

– Olha Adão! Imagine a tristeza que é você ter que ouvir certas pessoas opiniar sobre sua vida, sobre as pessoas que você conhece melhor do que elas, e estas idiotas pensam que conhece a gente, e as outras pessoas de nossa família melhor do que nós que convivemos…

– Éh! eu sei como é! – Afirmei – Convivo com situações assim. Piora muito, quando estas pessoas, dizem ser nossas amigas. – Incitei-a a revelar mais sobre o assunto.

– É isso mesmo!

– O que aconteceu que você estava chorando? Qual foi o motivo? Quem disse o que pra você?

– Foi um pessoal lá do encontro de casais. – Elas se reunem duas vezes ao mês – que disse que umas coisas horriveis sobre meu marido!

Soluçou um pouco, tentou conter o choro, mas foi inevitável. Esperei-a se acalmar e limpar o rosto manchado pela maquiagem molhada.

– O marido de uma amiga, disse bem assim para mim: “Eu olho para a cara de seu marido e sinto nojo, a cara dele me dá nauseas, tenho vontade de vomitar. Ele tem cara de bêbado!” – Chorou de novo! Levantou-se e foi lavar o rosto e tirar o resto da maquiagem já totalmente borrada.

Voltou a comentar que esta frase estava torturando-a há dias. E que todas as vezes que lembrava chorava.

As vezes não consigo entender o poder que as palavras tem sobre nós, e talvez porque, tenha ouvido tantas barbáries que certas afirmações e declarações, já não ecoam mais como antigamente, mas que ferem, isto sim, tenho que reconhecer: ferem.

onde-achamos-forcas.gif

Onde encontrar forças para resistir?


9 comentários em “Infelizes!

  1. Ahh, Dandao…

    Ela tem que usar o QA (quociente de adversidade) pra suportar criticas. As vezes sao as critics que nos fazem crescer.

    Qual o problema em “estar” e nao “ser” cara de bebado?

    Eu tenho uma cara de vagabunda…E nao sou! Como pode ter alguem que me ache angelical, e outras que me achem, um Hitleriana, hahahaha…

    Como no velho ditado: Um ponto pode significar coisas diferentes, depende dos olhos de quem vê.

    Bjs e sempre otimos textos…

    Você me conhece, conhece alguém de minha família,
    ou tem algum parente, ou amigo íntimo de nome igual ao meu?

    Essa forma de me chamar, é algo muito íntimo, e pertencia
    a uns poucos da família… meus pais e minhas duas irmãs
    mais velhas… agora você!!!

    Bem vinda a intimidade de
    Adão Braga… para os íntimos Dandão, e ou se
    preferir: “dãozin”

    Quanto ao comentário: só tenho que concordar.. nada mais…
    muito obrigado, principalmente pelo carinho da intimidade…

  2. Adão voltei para comentar…
    Uma da coisas mais importantes que aprendi na vida
    foi que as palavras tem um enorme poder.
    Da mesma forma que ajudam, podem ferir e magoar.
    Podem ficar para sempre guardadas em nossas lembranças.

    Eugénio de Andrade escreveu sobre este tema
    e o descreveu de uma maneira realista e poética.
    Veja aqui a opinião dele:

    “As palavras”

    São como um cristal,
    as palavras.
    Algumas, um punhal,
    um incêndio.
    Outras,
    orvalho apenas.

    Secretas vêm, cheias de memória.
    Inseguras navegam:
    barcos ou beijos,
    as águas estremecem.

    Desamparadas, inocentes,
    leves.
    Tecidas são de luz
    e são a noite.
    E mesmo pálidas
    verdes paraísos lembram ainda.

    Quem as escuta? Quem
    as recolhe, assim,
    cruéis, desfeitas,
    nas suas conchas puras?

    -Eugénio de Andrade-

    Um abraço carinhoso.*Juli*

  3. Putz… q cara idiota! Chegar pra uma casada e dizer que o marido dela tem cara de bêbado… que grande babaca!!!
    Ainda bem q não dou a mínima para o q os outros falam de mim… sinceramente. Qdo estamos bem de vida, nos criticam por inveja; qdo estamos mal, são cínicos e hipócritas dizendo q estão do nosso lado e falando mal de nós pelas costas.
    Pobre dos sensíveis, q tomam a palavra dos outros como verdade para suas vidas. Tds devem ter consciência q a língua de tds é, como disse Tiago 3:8 (bem lembrado por Rafael), um veneno, um mal incontido… e ninguém consegue domar. Isso inclui a língua até dos amigos…
    Belo post. Abraços o/

    Mutumutum,

    Adão Braga diz:

    Já percebi… tanto faz,
    da direita pra esquerda
    como da esquerda pra direita
    se lê a mesma palavra: mutumutum

    Fui lá e já faço o mesmo…
    visita aqui, igual a visita lá.
    Comentário aqui = comentário lá.

    Quanto ao seu comentário,
    Grato!

  4. Adão
    Não pude deixar de lembrar da passagem bíblica de Thiago 3:8
    “a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.”

    Que possamos ter a sabedoria vinda do alto para conseguir dominar as nossas línguas!
    abraços

    Adão Braga diz:

    Bem lembrado Rafael… bem lembrado!

    A lâmina corta a carne
    a palavra é uma lâmina de dois gumes.

  5. Meu amigo Adão,
    antes de seguir numa trip, vou tecer algo que talvez não concordes. Mas será que verdades não abalam? Será que tais palavras não foram na verdade a venda que foi tirada dos olhos dela? Será que não é por isso que ela chora?
    Achei cruel demais o que a pessoa fez. Mas, não podemos culpar as pessoas por exprimirem suas opiniões, mesmo que nos magoe profundamente.

    Não vi como a pessoa ter opinado ou se metido na vida dela através de palavras ásperas. Ela apenas teceu um comentário sobre o marido dela. Acho, que alguém teve coragem de dizer o que de repente, até ela mesma teve por varias vezes coragem de pensar.

    Sei lá
    Será que viajei demais???

    Bjs e fica com Deus
    Bom final de semana

    Adão Braga diz:

    É uma questão! Será que ela iria rir para sempre se dissesse-lhe que
    a cara deles produzia outras sensações?

    Há pessoas que, quando passo na rua, comento com Kátia,
    – Essa tem cara de assustada;
    – Veja aquela mulher tem cara de choro;
    – Aquela ali tem cara de fuinha – (rs rs rs)

    O que ela tem demonstrado, é que a pessoa, demonstra mesmo
    nojo dele, evita-o.

    Se tornaram infelizes por isto… vivem se maculando por isto!
    Tanto um, quanto o outro.

    Um cheiro querida!

  6. Ai querido me expressei mal.
    Não falei de você em divulgar a história dela. Até faço isso lá no meu, né?! rs
    O que queria ter dito foi o comentários dos outros acerca do marido dela!
    Desculpas pelo mal entendido.

    Mudando de assunto…
    Vc tem msn?
    O meu msn é o mesmo do e-mail que coloco aqui, tá?!
    Vou te mostrar minha foto. hehehe
    Só tome cuidado para não se assustar. kkkkk
    Bjusss,
    P.

  7. ahn na boa…
    é verdade o que disseram ??
    não achoq ue isso seja motivo pra chorar nemq eu fosse verdade rs…
    mas enfim cada umc ada um neh rs

    Adão Braga disse:
    Hoje, fui lá na loja conversar com ela sobre o texto,
    e mesmo depois de muitos dias, já faz mais de 3 meses
    que conversamos, ela ainda mereja os olhos quando se
    toca no assunto… coisa de “mulher sensivel”!!! ????

  8. Sabe, Adão, quando uma pessoa me confia um segredo ou conta as tristezas da vida. Fico com uma vontade louca de chorar.
    Algumas vezes até consigo segurar…
    As pessoas tem mania de se meter na vida dos outros!
    Isso é tão chato!
    Será que elas não sabem que magoam ou fazem de sacanagem?
    Ai, fico muito brava com certas criaturas…

    Bjussss,
    P.

    Adão Braga diz a P:

    Querida, você tá me sensurando?
    Deixe-me explicar, esta história é verdadeira.
    Aconteceu do jeito que relatei.
    E, antes de escrever, conversei com ela, e pedi-lhe permissão.
    Não é um segredo. E hoje, depois, de ter publicado,
    fui lá na loja e li para ela texto, e ela gostou muito,
    e está ansionsa pra saber a opinião de outras pessoas.

    Quanto a sua pergunta: as vezes faz pelos dois motivos.
    Para magoar e sacanear. Coisa de sadismos.

Comentar este texto!

