Relacionamentos, casamentos e contratos

De onde vem isto?


Lá estava eu para cumprir com um serviço que não me renderia a satisfação necessária pelo dinheiro combinado. Órgão público. Orçamento curto. Uma burocracia interminável, que você chega a perguntar: Para que tanto, se para aqueles que desviam as verbas, estas regras não se aplicam?

Entro na sala e estou lá resolvendo rotas, removendo vírus, limpando cache de navegação, otimizando o registro. Ou seja manutenção lógica completa.  No canto há dois funcionários a conversar.

– Essa sala aqui, não entra NM… os caras não tem necessidade de entrar aqui.

– Verdade! Se quiserem vão se preparar para mudar de sala.

– Éh! Eu por exemplo, me lasquei por meu NS, agora tenho o retorno.

Eles continuaram a conversar. Entrou uma senhora e serviu-lhes água e café, e não demorou muito a sair. Para entrar pediu licença. Para sair foi muito rápido.

Sair e fui para a sala do diretor geral do órgão. Fui recebido com alegria. Um largo sorriso, e um forte aperto de mão.

– Bem vindo enrolado! Adão você é enrolado cara! Como é que você passa 15 dias para vir atender agente. Cara, nós estamos precisando.

h020-02.gif

– Estou aqui, não estou? Fala o que você quer?

– Primeiro, troque este computador por aquele lá da outra sala. Eu sou o diretor e o melhor computador, o mais novo, o mais poderoso tem que estar na minha sala, você não acha?

– O sistema funciona assim! Eu acho, que deve ter o melhor computador, o setor que mais precisa de processamento. Se for o seu departamento, que seja aqui, mas se for os técnicos, devem ser os técnicos a terem este computador.

– Éh! – falou desconfiado – mas os técnicos daqui são todos NM, e todos da diretoria são NS, e os NS, pela legislação tem regalias, e os NM não!

– Tá bom homem! Vou lá comparar. E troco se o de lá for melhor que o seu.

h020-03.gif

Fiz a troca, mas o tal NS e NM, não saia de minha cabeça! O que é NS? o que é NM? Até descobrir, fui conversando, como que soubesse a diferença entre uma e outra.

Já havia procurado diversas explicações. Diversas interpretações. Procurei no Google, e não encontrei nada de relevante. Lá pras tantas da tarde chegou uma pessoa mais amiga, e que eu poderia sanar tamanha dúvida.

– Lael, porque aquela sala ali, só quem entra e fica lá é NS?

– Porque os idiotas ali, são assim mesmo. Eles não deixam quem é NM ficar lá não. São uns idiotas. Os NM faz todo o serviço, mas tudo depende dos NS, e esses idiotas, não sabem de nada, não entendem de nada, mas são NS. Apresentamos os relatórios e eles não sabem de nada. E só assinam depois que vamos para a sala de reunião explicar para eles o que os números e os relatórios dizem.

– E na sala dos NM, quem entra?

– Só NM e a turma toda. Todo mundo pode entrar lá, mas os NS, dizem que lá eles não entram porque lá, é local de NM, e os NS não se misturam com NM. Pura idiotice!

Finalmente, criei coragem e perguntei: O que significa NS e NM?

– Nível Superior e Nível Médio. É só a escolaridade.

– E há toda essa divisão aqui, só por isto?

– Existe!

Eu não entrei mais na sala. Por fim eles vieram me procurar:

– Adão você não vai terminar o serviço lá na sala não?

– Eu sou NM! e não quero que vocês tenham problemas internos, levem o PC lá para sala de reunião!

– Nãoooooooooo! Que isso, pra você tá liberado! Fique a vontade…

h020-04.gif


6 comentários em “De onde vem isto?

  1. Puts!

    Nao é à toa, tambem, que existe uma verdade popular com relaçao aos relacionamentos fracassados que afirma: “A pior solidao é a dois”. Já imaginou como deve ser desconfortavel “uma solidao vivida no trabalho, com a presença de um numero maior de pessoas?”
    Num ambiente assim, nao tem espaço para a inovaçao, criatividade. Só reina a mediocridade e a mesmice.
    Adao, nao sei seus pensamentos a respeito dos fatos, mas deve ter ficado bem atonico, nao?
    Imagina esse aforismo que se tornou tao famoso: “UM POR TODOS E TODOS POR UM”. É a frase-conceito de Alexandre Dumas, em Os tres Mosqueteiros.
    Nada nesse mundo á apenas as somas de sua parte. Se voce quebrar seis gravetos, um por um, mas, se voce junta-los num feixe, poderao se tornar inquebraveis. Que Leader ignorante esse hem!! A começar por te chamar de “enrolado”…Que deselegancia…
    Inclusive em discriminar sua propria equipe. Por isso, odeio as politicas publicas…
    Muito bom texto.

    PS: Como se um canudo fizesse eu me encontrar em meios a tantas perguntas que jamais saberei a resposta.

  2. Pois é Adão.
    Imagina então quem nem é uma coisa e nem outra?
    Simplesmente não tem espaço sequer para demonstrar que é capaz de pensar, apenas não encontrou oportunidade.
    Infelizmente o mundo empresarial têm dessas coisas. O que poderia servir de incentivo, acaba sendo um discriminátório cultural/social.
    É um ciclo vicioso – NS´s com NM´s, e NM´s e NS´s com o “resto do mundo”.
    E pasme: muitas vezes, os próprios NM´s e o “resto do mundo” é que colocam essas barreiras. Na maioria das vezes os NS´s não esquentam a cabeça.

Comentar este texto!

